Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862 |
Resumo: | DOI: 10.12957/revmar.2016.20862A ideia deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da criação artística que se dão na correspondência escrita por poetas. Nossa questão consiste em saber de que modo podemos relacionar processos criativos em arte com interações sociais estabelecidas por artistas, neste caso, as efetuadas por meio da troca de cartas. Focar as interações sociais para compreender processos criativos permite trazer para a análise o caráter coletivo e o comunicativo desses processos e, assim, descrever algumas dimensões da alteridade atribuídas a eles. Ao tratarmos dessas interações em prática social tão extensiva – a troca de cartas –, baseada em material e conduto de comunicação ordinário – a escrita –, também reconhecemos e sondamos mecanismos de criação nem excepcionais nem exclusivos dos artistas. Esses procedimentos nos levam a sondar a relevância das interações sociais para a invenção artística e o quanto artistas criam para além do que fixam em seus objetos consagrados e por meio de práticas sociais disseminadas que, talvez por isso, não costumamos considerar tão facilmente como propiciadoras da criação em arte. |
id |
UERJ-19_425471f2fa35ef2ae1a8add29cc94eed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20862 |
network_acronym_str |
UERJ-19 |
network_name_str |
Revista Maracanan (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arteDOI: 10.12957/revmar.2016.20862A ideia deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da criação artística que se dão na correspondência escrita por poetas. Nossa questão consiste em saber de que modo podemos relacionar processos criativos em arte com interações sociais estabelecidas por artistas, neste caso, as efetuadas por meio da troca de cartas. Focar as interações sociais para compreender processos criativos permite trazer para a análise o caráter coletivo e o comunicativo desses processos e, assim, descrever algumas dimensões da alteridade atribuídas a eles. Ao tratarmos dessas interações em prática social tão extensiva – a troca de cartas –, baseada em material e conduto de comunicação ordinário – a escrita –, também reconhecemos e sondamos mecanismos de criação nem excepcionais nem exclusivos dos artistas. Esses procedimentos nos levam a sondar a relevância das interações sociais para a invenção artística e o quanto artistas criam para além do que fixam em seus objetos consagrados e por meio de práticas sociais disseminadas que, talvez por isso, não costumamos considerar tão facilmente como propiciadoras da criação em arte.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/2086210.12957/revmar.2016.20862Revista Maracanan; v. 12 n. 14 (2016): História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica; 97 - 1062359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862/15288Dabul, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-21T21:56:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20862Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2016-07-21T21:56:24Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
title |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
spellingShingle |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte Dabul, Lígia |
title_short |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
title_full |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
title_fullStr |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
title_full_unstemmed |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
title_sort |
Correspondência e poesia: apontamentos sobre criação, interação e disseminação da arte |
author |
Dabul, Lígia |
author_facet |
Dabul, Lígia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dabul, Lígia |
description |
DOI: 10.12957/revmar.2016.20862A ideia deste artigo é refletir sobre alguns aspectos da criação artística que se dão na correspondência escrita por poetas. Nossa questão consiste em saber de que modo podemos relacionar processos criativos em arte com interações sociais estabelecidas por artistas, neste caso, as efetuadas por meio da troca de cartas. Focar as interações sociais para compreender processos criativos permite trazer para a análise o caráter coletivo e o comunicativo desses processos e, assim, descrever algumas dimensões da alteridade atribuídas a eles. Ao tratarmos dessas interações em prática social tão extensiva – a troca de cartas –, baseada em material e conduto de comunicação ordinário – a escrita –, também reconhecemos e sondamos mecanismos de criação nem excepcionais nem exclusivos dos artistas. Esses procedimentos nos levam a sondar a relevância das interações sociais para a invenção artística e o quanto artistas criam para além do que fixam em seus objetos consagrados e por meio de práticas sociais disseminadas que, talvez por isso, não costumamos considerar tão facilmente como propiciadoras da criação em arte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862 10.12957/revmar.2016.20862 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862 |
identifier_str_mv |
10.12957/revmar.2016.20862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20862/15288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Maracanan; v. 12 n. 14 (2016): História e Cultura Visual: múltiplas narrativas da experiência histórica; 97 - 106 2359-0092 1807-989X reponame:Revista Maracanan (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Maracanan (Online) |
collection |
Revista Maracanan (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com |
_version_ |
1799317569480425472 |