O tema da Independência do Brasil nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fábio Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69194
Resumo: A partir do inventário sobre a origem dos enredos na estrutura das escolas de samba e de sua tendência aos temas históricos, este artigo apresenta uma breve discussão acerca da Independência do Brasil como tema nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Busca-se, dessa forma, lançar luz sobre algumas das diferentes narrativas e representações que se fizeram presentes entre essas agremiações ao longo de sua trajetória, identificando particularidades, continuidades e rupturas no discurso carnavalesco a esse respeito. Na análise teórica, parte-se do entendimento que, dadas suas características, os enredos das escolas de samba podem ser concebidos em aproximação com o conceito de História Pública, correspondendo a representações do passado constituídas na esfera pública, não circunscritas aos limites acadêmicos. Nesse sentido, para além do debate acerca do próprio conceito de História Pública e das especificidades de sua aplicação no âmbito da produção carnavalesca das escolas de samba, ocupam espaço importante neste artigo as reflexões acerca da memória em sua relação com a escrita da história, sobretudo no que concerne às memórias socialmente compartilhadas. 
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