O tema da Independência do Brasil nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69194 |
Resumo: | A partir do inventário sobre a origem dos enredos na estrutura das escolas de samba e de sua tendência aos temas históricos, este artigo apresenta uma breve discussão acerca da Independência do Brasil como tema nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Busca-se, dessa forma, lançar luz sobre algumas das diferentes narrativas e representações que se fizeram presentes entre essas agremiações ao longo de sua trajetória, identificando particularidades, continuidades e rupturas no discurso carnavalesco a esse respeito. Na análise teórica, parte-se do entendimento que, dadas suas características, os enredos das escolas de samba podem ser concebidos em aproximação com o conceito de História Pública, correspondendo a representações do passado constituídas na esfera pública, não circunscritas aos limites acadêmicos. Nesse sentido, para além do debate acerca do próprio conceito de História Pública e das especificidades de sua aplicação no âmbito da produção carnavalesca das escolas de samba, ocupam espaço importante neste artigo as reflexões acerca da memória em sua relação com a escrita da história, sobretudo no que concerne às memórias socialmente compartilhadas. |
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O tema da Independência do Brasil nos enredos das escolas de samba do Rio de JaneiroCarnaval. Escola de Samba. Independência do Brasil. História Pública. Memória.A partir do inventário sobre a origem dos enredos na estrutura das escolas de samba e de sua tendência aos temas históricos, este artigo apresenta uma breve discussão acerca da Independência do Brasil como tema nos enredos das escolas de samba do Rio de Janeiro. Busca-se, dessa forma, lançar luz sobre algumas das diferentes narrativas e representações que se fizeram presentes entre essas agremiações ao longo de sua trajetória, identificando particularidades, continuidades e rupturas no discurso carnavalesco a esse respeito. Na análise teórica, parte-se do entendimento que, dadas suas características, os enredos das escolas de samba podem ser concebidos em aproximação com o conceito de História Pública, correspondendo a representações do passado constituídas na esfera pública, não circunscritas aos limites acadêmicos. Nesse sentido, para além do debate acerca do próprio conceito de História Pública e das especificidades de sua aplicação no âmbito da produção carnavalesca das escolas de samba, ocupam espaço importante neste artigo as reflexões acerca da memória em sua relação com a escrita da história, sobretudo no que concerne às memórias socialmente compartilhadas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/6919410.12957/revmar.2022.69194Revista Maracanan; n. 31 (2022): Comemorações 2022 - memória, historiografia e novas perspectivas; 107-1282359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69194/44778Copyright (c) 2023 Revista Maracananinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Fábio Rodrigues de2023-06-11T21:39:11Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/69194Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-06-11T21:39:11Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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