Local Narratives, Collective Memory and Cultural Heritage: case study about three monuments of the city of Vitoria da Conquista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/40247 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a construção da memória coletiva em Vitória da Conquista (BA) a partir de três monumentos representativos da coleção dessa cidade: a peça em homenagem aos Bandeirantes, a peça em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade, e a peça em homenagem aos Índios Mongoiós. A pesquisa constatou que no contexto de redemocratização do Brasil, após a década de 1980, houve um aumento no erguimento e na promoção de monumentos nesta cidade. Esse fenômeno se evidencia, sobretudo, com o erguimento de peças escultóricas que apresentam temas e narrativas ligados às memórias antes desprestigiadas, ou excluídas do tecido social urbano, como por exemplo, o monumento aos índios. Nessa perspectiva, constatamos, pois, que os monumentos da cidade constroem um espaço patrimonial polifônico onde atuam múltiplas memórias num campo de disputas, conflitos, contradições, rupturas e, também, de continuidades. Podemos dizer que essa prática se expressa como uma afirmação social do poder local, num contexto nacional de autonomização política da municipalidade decorrente, entre outros fatores, das prerrogativas constitucionais instituídas pela Constituição Federal de 1988, as quais redefiniram a concepção de cultura, ampliaram o conceito de patrimônio cultural e, por conseguinte, evidenciaram (re)leituras da Memória e da História da cidade. |
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Local Narratives, Collective Memory and Cultural Heritage: case study about three monuments of the city of Vitoria da ConquistaNarrativas Locais e Memória Coletiva: estudo de caso de três monumentos da cidade de Vitória da ConquistaNarrativas LocaisMemória ColetivaMonumentosLocal NarrativesCollective MemoryMonumentsEste artigo tem por objetivo discutir a construção da memória coletiva em Vitória da Conquista (BA) a partir de três monumentos representativos da coleção dessa cidade: a peça em homenagem aos Bandeirantes, a peça em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade, e a peça em homenagem aos Índios Mongoiós. A pesquisa constatou que no contexto de redemocratização do Brasil, após a década de 1980, houve um aumento no erguimento e na promoção de monumentos nesta cidade. Esse fenômeno se evidencia, sobretudo, com o erguimento de peças escultóricas que apresentam temas e narrativas ligados às memórias antes desprestigiadas, ou excluídas do tecido social urbano, como por exemplo, o monumento aos índios. Nessa perspectiva, constatamos, pois, que os monumentos da cidade constroem um espaço patrimonial polifônico onde atuam múltiplas memórias num campo de disputas, conflitos, contradições, rupturas e, também, de continuidades. Podemos dizer que essa prática se expressa como uma afirmação social do poder local, num contexto nacional de autonomização política da municipalidade decorrente, entre outros fatores, das prerrogativas constitucionais instituídas pela Constituição Federal de 1988, as quais redefiniram a concepção de cultura, ampliaram o conceito de patrimônio cultural e, por conseguinte, evidenciaram (re)leituras da Memória e da História da cidade.This article aims to discuss the construction of collective memory in Vitória da Conquista (BA) from three representative monuments of the collection of this city: the piece in homage to the Bandeirantes, the piece in homage to Our Lady of Victory, patroness of the city, and the piece in homage of the Mongoiós Indians. The research found that in the context of redemocratization in Brazil, after the 1980s, there was an increase in the building and promotion of monuments in this city. This phenomenon is evidenced, above all, by the construction of pieces that present themes and narratives linked to previously discredited memories, or memories excluded from the urban social tissue, such as the monument to the Indians. From this perspective, we find that the monuments of the city create a polyphonic patrimonial space where multiple memories work in a field of disputes, conflicts, contradictions, ruptures and also continuities. We can say that this practice is expressed as a social affirmation of local power, in a national context of political autonomy of the municipality outcome, among other factors, from the constitutional prerogatives established by the Federal Constitution of 1988, which redefined the concept of culture, broadened the concept of cultural heritage and, consequently, evidenced (re)readings of the Memory and History of the city.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/4024710.12957/revmar.2019.40247Revista Maracanan; n. 22 (2019): As vidas abertas da América Latina: escritas (auto)biográficas; 145-1632359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/40247/30826Copyright (c) 2019 Revista Maracananinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Gerlane BezerraMorais, Juliana Rodrigues2020-01-17T16:40:27Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40247Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2020-01-17T16:40:27Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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