Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunde, Bárbara Michele Morais
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Reis, Jorge Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Direito da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rfduerj/article/view/38713
Resumo: A dignidade é valor intrínseco do ser humano, assegurando-lhe o direito de exercício de direitos individuais, promovendo a autorrealização por meio da liberdade de escolha e de autogestão. Todavia, a sociedade moderna caracteriza-se pela complexidade das relações sociais, os direitos devem ser exercidos com uma consciência ampliada: a de bem comum. Diante deste contexto, o problema a ser enfrentado é se o princípio da solidariedade se traduz como instrumento de promoção do equilíbrio e harmonia da vida em sociedade, que contribuirá na concretização do direito fundamental à paz. Com esta visão de ser humano além de si mesmo, o ambiente escolar é propício à prática do princípio da solidariedade, permitindo que as decisões afetas a estes personagens, sejam tomadas de maneira responsável, compromissando cada um com os resultados obtidos. A oportunidade de participação no contexto da diversidade de pontos de vista acerca de um mesmo fato ou direito revela, necessariamente, a diferença, exigindo tolerância quanto ao modo de pensar e estimulando, através do respeito, a convivência pacífica. Diante deste exercício precoce da cidadania, busca-se comprovar que a formação do jovem estudante será diferenciada, mais voltada ao bem-comum, e sendo ele o adulto de amanhã, construirá, com base nestes valores, a sociedade almejada pela Constituição Federal, que é mais justa e solidária.
id UERJ-20_08e72eba758499ecdcabe81357f4cea8
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38713
network_acronym_str UERJ-20
network_name_str Revista da Faculdade de Direito da UERJ
repository_id_str
spelling Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolarAmbiente escolarBem comumPaz socialPrincípio da solidariedadeDireitos fundamentaisEducaçãoPazA dignidade é valor intrínseco do ser humano, assegurando-lhe o direito de exercício de direitos individuais, promovendo a autorrealização por meio da liberdade de escolha e de autogestão. Todavia, a sociedade moderna caracteriza-se pela complexidade das relações sociais, os direitos devem ser exercidos com uma consciência ampliada: a de bem comum. Diante deste contexto, o problema a ser enfrentado é se o princípio da solidariedade se traduz como instrumento de promoção do equilíbrio e harmonia da vida em sociedade, que contribuirá na concretização do direito fundamental à paz. Com esta visão de ser humano além de si mesmo, o ambiente escolar é propício à prática do princípio da solidariedade, permitindo que as decisões afetas a estes personagens, sejam tomadas de maneira responsável, compromissando cada um com os resultados obtidos. A oportunidade de participação no contexto da diversidade de pontos de vista acerca de um mesmo fato ou direito revela, necessariamente, a diferença, exigindo tolerância quanto ao modo de pensar e estimulando, através do respeito, a convivência pacífica. Diante deste exercício precoce da cidadania, busca-se comprovar que a formação do jovem estudante será diferenciada, mais voltada ao bem-comum, e sendo ele o adulto de amanhã, construirá, com base nestes valores, a sociedade almejada pela Constituição Federal, que é mais justa e solidária.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rfduerj/article/view/3871310.12957/rfd.2019.38713Revista da Faculdade de Direito da UERJ; No. 36 (2019): Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD; 255-272Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD; n. 36 (2019): Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD; 255-2722236-3475reponame:Revista da Faculdade de Direito da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rfduerj/article/view/38713/32275Copyright (c) 2020 RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessKunde, Bárbara Michele Moraisdos Reis, Jorge Renato2023-04-27T18:12:45Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38713Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfduerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rfduerj/oairfd.uerj@gmail.com||carolvestena@gmail.com|| vauthierborges@yahoo.com.br2236-34752236-3475opendoar:2023-04-27T18:12:45Revista da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
title Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
spellingShingle Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
Kunde, Bárbara Michele Morais
Ambiente escolar
Bem comum
Paz social
Princípio da solidariedade
Direitos fundamentais
Educação
Paz
title_short Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
title_full Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
title_fullStr Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
title_full_unstemmed Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
title_sort Transformando a constituição em realidade: o princípio da solidariedade como alicerce e vetor do direito fundamental à paz no ambiente escolar
author Kunde, Bárbara Michele Morais
author_facet Kunde, Bárbara Michele Morais
dos Reis, Jorge Renato
author_role author
author2 dos Reis, Jorge Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunde, Bárbara Michele Morais
dos Reis, Jorge Renato
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente escolar
Bem comum
Paz social
Princípio da solidariedade
Direitos fundamentais
Educação
Paz
topic Ambiente escolar
Bem comum
Paz social
Princípio da solidariedade
Direitos fundamentais
Educação
Paz
description A dignidade é valor intrínseco do ser humano, assegurando-lhe o direito de exercício de direitos individuais, promovendo a autorrealização por meio da liberdade de escolha e de autogestão. Todavia, a sociedade moderna caracteriza-se pela complexidade das relações sociais, os direitos devem ser exercidos com uma consciência ampliada: a de bem comum. Diante deste contexto, o problema a ser enfrentado é se o princípio da solidariedade se traduz como instrumento de promoção do equilíbrio e harmonia da vida em sociedade, que contribuirá na concretização do direito fundamental à paz. Com esta visão de ser humano além de si mesmo, o ambiente escolar é propício à prática do princípio da solidariedade, permitindo que as decisões afetas a estes personagens, sejam tomadas de maneira responsável, compromissando cada um com os resultados obtidos. A oportunidade de participação no contexto da diversidade de pontos de vista acerca de um mesmo fato ou direito revela, necessariamente, a diferença, exigindo tolerância quanto ao modo de pensar e estimulando, através do respeito, a convivência pacífica. Diante deste exercício precoce da cidadania, busca-se comprovar que a formação do jovem estudante será diferenciada, mais voltada ao bem-comum, e sendo ele o adulto de amanhã, construirá, com base nestes valores, a sociedade almejada pela Constituição Federal, que é mais justa e solidária.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rfduerj/article/view/38713
10.12957/rfd.2019.38713
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rfduerj/article/view/38713
identifier_str_mv 10.12957/rfd.2019.38713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rfduerj/article/view/38713/32275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 RFD- Revista da Faculdade de Direito da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da UERJ; No. 36 (2019): Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD; 255-272
Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD; n. 36 (2019): Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD; 255-272
2236-3475
reponame:Revista da Faculdade de Direito da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista da Faculdade de Direito da UERJ
collection Revista da Faculdade de Direito da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv rfd.uerj@gmail.com||carolvestena@gmail.com|| vauthierborges@yahoo.com.br
_version_ 1799317548922044416