O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Campos, Josiane Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Figueiró, Adriano Severo, De Menezes, Vera Conrad, Kiefer, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649
Resumo: No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. 
id UERJ-21_2ba3d30069ca92dccc299f98f9a0c7fc
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74649
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIAGeoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia.No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7464910.12957/geouerj.2023.74649Geo UERJ; n. 42 (2023): Dossiê XIX SBGFA - Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649/46681Copyright (c) 2023 Josiane Oliveira De Campos, Adriano Severo Figueiró, Vera Conrad De Menezes, Ana Paula Kieferinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Campos, Josiane OliveiraFigueiró, Adriano SeveroDe Menezes, Vera ConradKiefer, Ana Paula2023-08-31T23:24:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74649Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-08-31T23:24:06Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
spellingShingle O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
De Campos, Josiane Oliveira
Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia.
title_short O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_full O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_fullStr O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
title_sort O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
author De Campos, Josiane Oliveira
author_facet De Campos, Josiane Oliveira
Figueiró, Adriano Severo
De Menezes, Vera Conrad
Kiefer, Ana Paula
author_role author
author2 Figueiró, Adriano Severo
De Menezes, Vera Conrad
Kiefer, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Campos, Josiane Oliveira
Figueiró, Adriano Severo
De Menezes, Vera Conrad
Kiefer, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia.
topic Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia.
description No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649
10.12957/geouerj.2023.74649
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2023.74649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649/46681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 42 (2023): Dossiê XIX SBGFA - Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531700232192