O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649 |
Resumo: | No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. |
id |
UERJ-21_2ba3d30069ca92dccc299f98f9a0c7fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74649 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIAGeoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia.No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7464910.12957/geouerj.2023.74649Geo UERJ; n. 42 (2023): Dossiê XIX SBGFA - Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649/46681Copyright (c) 2023 Josiane Oliveira De Campos, Adriano Severo Figueiró, Vera Conrad De Menezes, Ana Paula Kieferinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Campos, Josiane OliveiraFigueiró, Adriano SeveroDe Menezes, Vera ConradKiefer, Ana Paula2023-08-31T23:24:06Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74649Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-08-31T23:24:06Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
title |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA De Campos, Josiane Oliveira Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia. |
title_short |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
title_full |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
title_sort |
O GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA ASPIRANTE UNESCO SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA |
author |
De Campos, Josiane Oliveira |
author_facet |
De Campos, Josiane Oliveira Figueiró, Adriano Severo De Menezes, Vera Conrad Kiefer, Ana Paula |
author_role |
author |
author2 |
Figueiró, Adriano Severo De Menezes, Vera Conrad Kiefer, Ana Paula |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Campos, Josiane Oliveira Figueiró, Adriano Severo De Menezes, Vera Conrad Kiefer, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia. |
topic |
Geoeducação. Caderno Didático. Geoparque Quarta Colônia. |
description |
No Brasil, os livros didáticos são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). No entanto, esses livros possuem um caráter comercial na escala do país, trazendo exemplificações de escala nacional e internacional. Não obstante, as teorias pedagógicas mais atuais afirmam que o discente se sente mais motivado em sala de aula quando faz ligações entre o conteúdo programático e seu cotidiano, além de aprender sobre o que lhe rodeia sentindo-se parte desse território, buscando conservá-lo. Atualmente há um déficit de materiais didáticos que cumpram esse papel, sendo necessário produzi-los. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a construção de dois cadernos didáticos (um de conteúdos e outro de atividades) acerca do território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, a fim de colaborar nas práticas e metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental, oferecendo auxílio à qualificação do conhecimento em educação patrimonial nas escolas do território. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa-exploratória, sendo realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que foram orientadas por reuniões semanais. Os resultados alcançados referentes aos produtos finais foram satisfatórios, sendo estruturalmente organizados em 5 unidades que apresentam, respectivamente, a caracterização geral/política do território, os municípios e elementos heráldicos de cada um, o relevo, a hidrografia e a paisagem. Por fim, cabe dizer que o material está em processo de revisão e em breve será fornecido, ao menos de maneira virtual, para as escolas que compõem o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante Unesco. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649 10.12957/geouerj.2023.74649 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2023.74649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/74649/46681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 42 (2023): Dossiê XIX SBGFA - Antropoceno: das transformações às metamorfoses das paisagens e do mundo 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317531700232192 |