ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Alexandre Ribeiro dos, Pereira, Rodrigo Laurena, Oliveira, Francisco Diniz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187
Resumo: A cidade de Boa Vista/RR possui espaços verdes que podem exercer um papel vital para qualidade de vida de sua população, visto que estes espaços propiciam a melhor coexistência com o espaço urbano. Analisando a área institucional do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios (PEBP) em Boa Vista/RR, tem-se como objetivo geral compreender qual é a percepção ambiental despertada no visitante do Parque, o qual se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar quais são as práticas voltadas à educação ambiental; (ii) identificar e mapear o fluxo de visitantes; e (iii) discutir se essas práticas funcionam como transformadoras da percepção ambiental dos visitantes do PEBP. A metodologia consistiu em coleta de dados primários, entrevistas com os funcionários do PEBP e análise das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas. Foi possível concluir que o PEBP funciona como espaço não formal de Educação Ambiental, por meio de práticas formativas ecopedagógicas, bem como contribui para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade através dos preceitos da Educação Ambiental Transformadora.
id UERJ-21_3e0ded8a28ec31610d131cf243d363a9
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30187
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RRPRÁTICAS AMBIENTAIS NO PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR / ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RREducação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdesEnvironmental Education TransformativeEcopedagogyGreen AreasA cidade de Boa Vista/RR possui espaços verdes que podem exercer um papel vital para qualidade de vida de sua população, visto que estes espaços propiciam a melhor coexistência com o espaço urbano. Analisando a área institucional do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios (PEBP) em Boa Vista/RR, tem-se como objetivo geral compreender qual é a percepção ambiental despertada no visitante do Parque, o qual se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar quais são as práticas voltadas à educação ambiental; (ii) identificar e mapear o fluxo de visitantes; e (iii) discutir se essas práticas funcionam como transformadoras da percepção ambiental dos visitantes do PEBP. A metodologia consistiu em coleta de dados primários, entrevistas com os funcionários do PEBP e análise das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas. Foi possível concluir que o PEBP funciona como espaço não formal de Educação Ambiental, por meio de práticas formativas ecopedagógicas, bem como contribui para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade através dos preceitos da Educação Ambiental Transformadora.The city of Boa Vista/RR has green spaces that can play a vital role in its population quality of life, as these spaces provide the best coexistence with the urban space. Analyzing institutional area Ecological Park Bosque Parrots (PEBP) in Boa Vista / RR, has the general objective to understand what the environmental perception awakened in the park visitor, which unfolds in the following specific objectives: (i) verify what are the practices aimed at environmental education; (Ii) identify and map the flow of visitors; and (iii) discuss whether these practices work as transformative environmental perception of PEBP visitors. The methodology consists of primary data collection, interviews with employees PEBP and analysis of developed environmental education practices. It was concluded that the PEBP acts as no formal environmental education space through ecopedagógicas training practices and contributes to form individuals aware of their role in society through the precepts of environmental education Transformative.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/3018710.12957/geouerj.2018.30187Geo UERJ; n. 33 (2018): Jul/Dez; e301871981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187/27308Araújo Júnior, Antônio Carlos RibeiroSantos, Alexandre Ribeiro dosPereira, Rodrigo LaurenaOliveira, Francisco Diniz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-11T16:19:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30187Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-03-11T16:19Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
PRÁTICAS AMBIENTAIS NO PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR / ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
title ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
spellingShingle ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro
Educação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdes
Environmental Education Transformative
Ecopedagogy
Green Areas
title_short ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
title_full ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
title_fullStr ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
title_full_unstemmed ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
title_sort ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
author Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro
author_facet Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro
Santos, Alexandre Ribeiro dos
Pereira, Rodrigo Laurena
Oliveira, Francisco Diniz de
author_role author
author2 Santos, Alexandre Ribeiro dos
Pereira, Rodrigo Laurena
Oliveira, Francisco Diniz de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro
Santos, Alexandre Ribeiro dos
Pereira, Rodrigo Laurena
Oliveira, Francisco Diniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdes
Environmental Education Transformative
Ecopedagogy
Green Areas
topic Educação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdes
Environmental Education Transformative
Ecopedagogy
Green Areas
description A cidade de Boa Vista/RR possui espaços verdes que podem exercer um papel vital para qualidade de vida de sua população, visto que estes espaços propiciam a melhor coexistência com o espaço urbano. Analisando a área institucional do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios (PEBP) em Boa Vista/RR, tem-se como objetivo geral compreender qual é a percepção ambiental despertada no visitante do Parque, o qual se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar quais são as práticas voltadas à educação ambiental; (ii) identificar e mapear o fluxo de visitantes; e (iii) discutir se essas práticas funcionam como transformadoras da percepção ambiental dos visitantes do PEBP. A metodologia consistiu em coleta de dados primários, entrevistas com os funcionários do PEBP e análise das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas. Foi possível concluir que o PEBP funciona como espaço não formal de Educação Ambiental, por meio de práticas formativas ecopedagógicas, bem como contribui para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade através dos preceitos da Educação Ambiental Transformadora.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187
10.12957/geouerj.2018.30187
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2018.30187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187/27308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 33 (2018): Jul/Dez; e30187
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317528916262912