ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187 |
Resumo: | A cidade de Boa Vista/RR possui espaços verdes que podem exercer um papel vital para qualidade de vida de sua população, visto que estes espaços propiciam a melhor coexistência com o espaço urbano. Analisando a área institucional do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios (PEBP) em Boa Vista/RR, tem-se como objetivo geral compreender qual é a percepção ambiental despertada no visitante do Parque, o qual se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar quais são as práticas voltadas à educação ambiental; (ii) identificar e mapear o fluxo de visitantes; e (iii) discutir se essas práticas funcionam como transformadoras da percepção ambiental dos visitantes do PEBP. A metodologia consistiu em coleta de dados primários, entrevistas com os funcionários do PEBP e análise das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas. Foi possível concluir que o PEBP funciona como espaço não formal de Educação Ambiental, por meio de práticas formativas ecopedagógicas, bem como contribui para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade através dos preceitos da Educação Ambiental Transformadora. |
id |
UERJ-21_3e0ded8a28ec31610d131cf243d363a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30187 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RRPRÁTICAS AMBIENTAIS NO PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR / ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RREducação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdesEnvironmental Education TransformativeEcopedagogyGreen AreasA cidade de Boa Vista/RR possui espaços verdes que podem exercer um papel vital para qualidade de vida de sua população, visto que estes espaços propiciam a melhor coexistência com o espaço urbano. Analisando a área institucional do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios (PEBP) em Boa Vista/RR, tem-se como objetivo geral compreender qual é a percepção ambiental despertada no visitante do Parque, o qual se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar quais são as práticas voltadas à educação ambiental; (ii) identificar e mapear o fluxo de visitantes; e (iii) discutir se essas práticas funcionam como transformadoras da percepção ambiental dos visitantes do PEBP. A metodologia consistiu em coleta de dados primários, entrevistas com os funcionários do PEBP e análise das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas. Foi possível concluir que o PEBP funciona como espaço não formal de Educação Ambiental, por meio de práticas formativas ecopedagógicas, bem como contribui para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade através dos preceitos da Educação Ambiental Transformadora.The city of Boa Vista/RR has green spaces that can play a vital role in its population quality of life, as these spaces provide the best coexistence with the urban space. Analyzing institutional area Ecological Park Bosque Parrots (PEBP) in Boa Vista / RR, has the general objective to understand what the environmental perception awakened in the park visitor, which unfolds in the following specific objectives: (i) verify what are the practices aimed at environmental education; (Ii) identify and map the flow of visitors; and (iii) discuss whether these practices work as transformative environmental perception of PEBP visitors. The methodology consists of primary data collection, interviews with employees PEBP and analysis of developed environmental education practices. It was concluded that the PEBP acts as no formal environmental education space through ecopedagógicas training practices and contributes to form individuals aware of their role in society through the precepts of environmental education Transformative.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/3018710.12957/geouerj.2018.30187Geo UERJ; n. 33 (2018): Jul/Dez; e301871981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187/27308Araújo Júnior, Antônio Carlos RibeiroSantos, Alexandre Ribeiro dosPereira, Rodrigo LaurenaOliveira, Francisco Diniz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-11T16:19:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30187Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-03-11T16:19Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR PRÁTICAS AMBIENTAIS NO PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR / ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
title |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
spellingShingle |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro Educação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdes Environmental Education Transformative Ecopedagogy Green Areas |
title_short |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
title_full |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
title_fullStr |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
title_full_unstemmed |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
title_sort |
ENVIRONMENTAL PRACTICES IN THE PARQUE ECOLÓGICO BOSQUE DOS PAPAGAIOS, BOA VISTA/RR |
author |
Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro |
author_facet |
Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro Santos, Alexandre Ribeiro dos Pereira, Rodrigo Laurena Oliveira, Francisco Diniz de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Alexandre Ribeiro dos Pereira, Rodrigo Laurena Oliveira, Francisco Diniz de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Júnior, Antônio Carlos Ribeiro Santos, Alexandre Ribeiro dos Pereira, Rodrigo Laurena Oliveira, Francisco Diniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdes Environmental Education Transformative Ecopedagogy Green Areas |
topic |
Educação Ambiental. Transformação. Ecopedagogia. Áreas verdes Environmental Education Transformative Ecopedagogy Green Areas |
description |
A cidade de Boa Vista/RR possui espaços verdes que podem exercer um papel vital para qualidade de vida de sua população, visto que estes espaços propiciam a melhor coexistência com o espaço urbano. Analisando a área institucional do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios (PEBP) em Boa Vista/RR, tem-se como objetivo geral compreender qual é a percepção ambiental despertada no visitante do Parque, o qual se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (i) verificar quais são as práticas voltadas à educação ambiental; (ii) identificar e mapear o fluxo de visitantes; e (iii) discutir se essas práticas funcionam como transformadoras da percepção ambiental dos visitantes do PEBP. A metodologia consistiu em coleta de dados primários, entrevistas com os funcionários do PEBP e análise das práticas de Educação Ambiental desenvolvidas. Foi possível concluir que o PEBP funciona como espaço não formal de Educação Ambiental, por meio de práticas formativas ecopedagógicas, bem como contribui para formar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade através dos preceitos da Educação Ambiental Transformadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187 10.12957/geouerj.2018.30187 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2018.30187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/30187/27308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 33 (2018): Jul/Dez; e30187 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317528916262912 |