A FORMAÇÃO DE CONSENSOS NA REALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: A LEI 13.465/2017 E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADES
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/48414 |
Resumo: | A dinâmica do processo de urbanização das cidades brasileiras potencializou a formação de assentamentos informais urbanos. Assim, a partir da CRFB/88, com a edição de um capítulo próprio disciplinando a política pública urbana, surge um marco normativo para tratar da regularização fundiária. Após a promulgação do texto constitucional e a posterior edição de inúmeros atos normativos sobre o tema, ocorreu a consolidação de uma base jurídica e política sobre regularização fundiária. Todo o aparato normativo editado estava pautado em uma política de regularização pautada na participação popular, especialmente nos destinatários diretos da política pública. Tal afirmativa encontra amparo na Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade); MP 2220/2001 (disciplina a concessão de uso especial para fins de moradia); Lei 10.406/2002 (Código Civil) e na Lei 11977/2009 (dispõe sobre regularização fundiária em imóveis da União). Essa legislação consolidou instrumentos de regularização fundiária, a partir de uma dinâmica de gestão democrática do espaço urbano. A edição da Lei 13465/2017 altera de forma substantiva a sistemática anterior, privilegiando uma regularização fundiária pautada na atuação independente da Administração Pública, sob o argumento da desburocratização. A opção legislativa é perceptível, a partir da revogação do artigo 48, inciso III da Lei 11.977/2009, afastando a exigência legal de participação democrática. A reflexão exposta no presente ensaio tem como perspectiva, verificar se a participação popular na formatação de políticas públicas de regularização fundiária ainda pode ser tida como mandatória diretamente por força do artigo 2º, inciso II da Lei 10.257/2001. |
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A FORMAÇÃO DE CONSENSOS NA REALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: A LEI 13.465/2017 E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS CIDADESCONSENSUS FORMULATION OF PUBLIC POLICY OF LAND REGULARIZATION: LAW 13.465 /2017 AND THE DEMOCRATIC MANAGEMENT OF CITIESPolítica Pública. Regularização Fundiária. Participação popular. Gestão democráticaPolítica Pública. Regularização Fundiária. Participação popular. Gestão democráticaA dinâmica do processo de urbanização das cidades brasileiras potencializou a formação de assentamentos informais urbanos. Assim, a partir da CRFB/88, com a edição de um capítulo próprio disciplinando a política pública urbana, surge um marco normativo para tratar da regularização fundiária. Após a promulgação do texto constitucional e a posterior edição de inúmeros atos normativos sobre o tema, ocorreu a consolidação de uma base jurídica e política sobre regularização fundiária. Todo o aparato normativo editado estava pautado em uma política de regularização pautada na participação popular, especialmente nos destinatários diretos da política pública. Tal afirmativa encontra amparo na Lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade); MP 2220/2001 (disciplina a concessão de uso especial para fins de moradia); Lei 10.406/2002 (Código Civil) e na Lei 11977/2009 (dispõe sobre regularização fundiária em imóveis da União). Essa legislação consolidou instrumentos de regularização fundiária, a partir de uma dinâmica de gestão democrática do espaço urbano. A edição da Lei 13465/2017 altera de forma substantiva a sistemática anterior, privilegiando uma regularização fundiária pautada na atuação independente da Administração Pública, sob o argumento da desburocratização. A opção legislativa é perceptível, a partir da revogação do artigo 48, inciso III da Lei 11.977/2009, afastando a exigência legal de participação democrática. A reflexão exposta no presente ensaio tem como perspectiva, verificar se a participação popular na formatação de políticas públicas de regularização fundiária ainda pode ser tida como mandatória diretamente por força do artigo 2º, inciso II da Lei 10.257/2001.The dynamics of the urbanization process of Brazilian cities has enhanced the formation of informal urban settlements. Thus, from the CRFB / 88, with the edition of its own chapter disciplining urban public policy, a normative framework emerges to deal with land regularization. After the promulgation of the constitutional text and the subsequent edition of numerous normative acts on the subject, there was the consolidation of a legal and political basis on land regularization. The entire normative apparatus edited was based on a policy of regularization based on popular participation, especially on the direct recipients of public policy. This statement is supported by Law 10.257 / 2001 (City Statute); MP 2220/2001 (disciplines the granting of special use for housing purposes); Law 10.406 / 2002 (Civil Code) and Law 11977/2009 (provides for land regularization in Union real estate). This legislation consolidated land regularization instruments, based on a dynamic of democratic management of urban space. The edition of Law 13465/2017 substantially alters the previous system, favoring a land regularization based on the independent action of the Public Administration, under the argument of bureaucracy. The legislative option is noticeable from the repeal of article 48, item III of Law 11.977 / 2009, departing from the legal requirement for democratic participation. The reflection presented in this essay aims to verify if popular participation in the shaping of public policies for land regularization can still be taken as mandatory directly by virtue of article 2, item II of Law 10.257 / 2001.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/4841410.12957/geouerj.2020.48414Geo UERJ; n. 36 (2020): Jan/Jun - Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI; e484141981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/48414/32346Copyright (c) 2020 Rafael da Mota Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Rafael da Mota2022-02-20T22:17:01Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48414Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T22:17:01Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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