LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leles, Gabriela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/54361
Resumo: O artigo analisou as abordagens que a geografia tem mobilizado no estudo que envolve o livro, com a finalidade de produzir conhecimento de natureza geográfica e sobre o próprio campo. Desse modo, levantou-se o seguinte questionamento: como essa ciência tem se apropriado do livro, no geral, e do manual escolar de geografia, em particular, para produzir, reproduzir e divulgar conhecimento? Dessa forma, realizou-se uma apreciação crítica de aspectos teórico-metodológicos conferidos ao livro em duas abordagens que o têm como objeto de estudo e/ou o utilizam como fonte documental: a “geografia do livro” e a “história da geografia escolar”. Na primeira, verificou-se uma ênfase na consideração do espaço como um dos agentes relacionados à produção, distribuição e consumo de livros. Na segunda, destacaram-se tratamentos voltados para a análise dos conteúdos e dos currículos que, por sua vez, tem negligenciado um exame propriamente geográfico das trajetórias da disciplina escolar. Buscou-se evidenciar a potencialidade de abordagens que valorizam a dimensão material do livro, como objeto físico, concreto, materializado no espaço e que compõe um sistema de ações e de objetos. Por fim, indica-se caminhos possíveis no campo da história da geografia escolar a partir da valorização da dimensão material e histórica do livro escolar e sua análise, desde uma perspectiva geográfica.
id UERJ-21_b219fa27f246ac1481b134ff205da946
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/54361
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLARTHE PLACES OF THE BOOK IN GEOGRAPHY: APPROACHES IN THE GEOGRAPHY OF THE BOOK AND IN THE HISTORY OF SCHOOL GEOGRAPHYOS LUGARES DO LIVRO NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS NA GEOGRAFIA DO LIVRO E NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLARLibro. Manual didáctico. Cultura material. Geografía del libro. Historia de la geografía escolar.Book. Textbook. Material culture. Geography of the book. History of school geographyLivro. Manual escolar. Cultura material. Geografia do livro. História da geografia escolarO artigo analisou as abordagens que a geografia tem mobilizado no estudo que envolve o livro, com a finalidade de produzir conhecimento de natureza geográfica e sobre o próprio campo. Desse modo, levantou-se o seguinte questionamento: como essa ciência tem se apropriado do livro, no geral, e do manual escolar de geografia, em particular, para produzir, reproduzir e divulgar conhecimento? Dessa forma, realizou-se uma apreciação crítica de aspectos teórico-metodológicos conferidos ao livro em duas abordagens que o têm como objeto de estudo e/ou o utilizam como fonte documental: a “geografia do livro” e a “história da geografia escolar”. Na primeira, verificou-se uma ênfase na consideração do espaço como um dos agentes relacionados à produção, distribuição e consumo de livros. Na segunda, destacaram-se tratamentos voltados para a análise dos conteúdos e dos currículos que, por sua vez, tem negligenciado um exame propriamente geográfico das trajetórias da disciplina escolar. Buscou-se evidenciar a potencialidade de abordagens que valorizam a dimensão material do livro, como objeto físico, concreto, materializado no espaço e que compõe um sistema de ações e de objetos. Por fim, indica-se caminhos possíveis no campo da história da geografia escolar a partir da valorização da dimensão material e histórica do livro escolar e sua análise, desde uma perspectiva geográfica.The text analyzed approaches that geography developed involving the book, with the goal of producing geographical knowledge and to comprehend the field itself. Therefore, how had this science studied the book, in general, and the geography textbook, in particular, to produce, reproduce and disseminate knowledge? In this way, we did a critical analyzes about theoretic-methodological aspects of two approaches: “geography of the book” and “history of school geography”, since they have been dedicated to the study of this object and/ or using it as a documentary source. Hence, we looked to present and discuss theoretical and methodological aspects of both approaches. In the first one, there was an emphasis on considering space as one of the agents related to the production, distribution and consumption of books. In the second, the methods aimed to analyze the contents and curriculums, which have neglected a geographic examination of the school discipline’s historical pathway. We sought to highlight the potential of approaches that value the material dimension of the book, as a physical, concrete object, materialized in space and that arrange a system of actions and objects. In the end, we emphasized some possible ways to the history of school geography field taking into account the recognition of the material and historical dimension of the textbook and its analysis, from a geographical perspective.La investigación ha analizado los abordajes que la geografía ha movilizado en el estudio que envuelve el libro, con la finalidad de producir conocimiento de naturaleza geográfica y sobre el propio campo. De este modo, se planteó el siguiente cuestionamiento: ¿cómo esta ciencia se ha apropiado del libro, en general, y del manual didáctico de geografía, en particular, para producir, reproducir y difundir conocimiento? Se han realizado análisis teórico-metodológicos de dos abordajes que se dedicaron al estudio de dicho objeto y/o lo utilizaron como fuente documental: la “geografía del libro” y la “historia de la geografía escolar”. En el primer, se ha verificado un énfasis en la consideración del espacio como uno de los agentes relacionados a la producción, distribución y consumo de libros. En el segundo, se han destacado tratamientos dirigidos hacia el análisis de los contenidos y de los currículos que, por su parte, ha descuidado un examen propiamente geográfico de las trayectorias de la disciplina escolar. Se buscó evidenciar la potencialidad de abordajes que valoran la dimensión material del libro, como objeto físico, concreto, materializado en el espacio y que compone un sistema de acciones y de objetos. Se propone que la valoración de la dimensión material e histórica del manual didáctico y su análisis, desde una perspectiva geográfica, puede proporcionar elementos para la discusión en el ámbito de la historia de la geografía escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5436110.12957/geouerj.2021.54361Geo UERJ; n. 39 (2021): JUL/DEZ - Turismo em Tempos de Pandemia; e543611981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/54361/41078Copyright (c) 2021 Gabriela Lelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeles, Gabriela2022-02-20T22:32:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/54361Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T22:32:10Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
THE PLACES OF THE BOOK IN GEOGRAPHY: APPROACHES IN THE GEOGRAPHY OF THE BOOK AND IN THE HISTORY OF SCHOOL GEOGRAPHY
OS LUGARES DO LIVRO NA GEOGRAFIA: ABORDAGENS NA GEOGRAFIA DO LIVRO E NA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR
title LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
spellingShingle LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
Leles, Gabriela
Libro. Manual didáctico. Cultura material. Geografía del libro. Historia de la geografía escolar.
Book. Textbook. Material culture. Geography of the book. History of school geography
Livro. Manual escolar. Cultura material. Geografia do livro. História da geografia escolar
title_short LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
title_full LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
title_fullStr LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
title_full_unstemmed LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
title_sort LOS LUGARES DEL LIBRO EN LA GEOGRAFÍA: ABORDAJES EN LA GEOGRAFÍA DEL LIBRO Y EN LA HISTORIA DE LA GEOGRAFÍA ESCOLAR
author Leles, Gabriela
author_facet Leles, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leles, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Libro. Manual didáctico. Cultura material. Geografía del libro. Historia de la geografía escolar.
Book. Textbook. Material culture. Geography of the book. History of school geography
Livro. Manual escolar. Cultura material. Geografia do livro. História da geografia escolar
topic Libro. Manual didáctico. Cultura material. Geografía del libro. Historia de la geografía escolar.
Book. Textbook. Material culture. Geography of the book. History of school geography
Livro. Manual escolar. Cultura material. Geografia do livro. História da geografia escolar
description O artigo analisou as abordagens que a geografia tem mobilizado no estudo que envolve o livro, com a finalidade de produzir conhecimento de natureza geográfica e sobre o próprio campo. Desse modo, levantou-se o seguinte questionamento: como essa ciência tem se apropriado do livro, no geral, e do manual escolar de geografia, em particular, para produzir, reproduzir e divulgar conhecimento? Dessa forma, realizou-se uma apreciação crítica de aspectos teórico-metodológicos conferidos ao livro em duas abordagens que o têm como objeto de estudo e/ou o utilizam como fonte documental: a “geografia do livro” e a “história da geografia escolar”. Na primeira, verificou-se uma ênfase na consideração do espaço como um dos agentes relacionados à produção, distribuição e consumo de livros. Na segunda, destacaram-se tratamentos voltados para a análise dos conteúdos e dos currículos que, por sua vez, tem negligenciado um exame propriamente geográfico das trajetórias da disciplina escolar. Buscou-se evidenciar a potencialidade de abordagens que valorizam a dimensão material do livro, como objeto físico, concreto, materializado no espaço e que compõe um sistema de ações e de objetos. Por fim, indica-se caminhos possíveis no campo da história da geografia escolar a partir da valorização da dimensão material e histórica do livro escolar e sua análise, desde uma perspectiva geográfica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/54361
10.12957/geouerj.2021.54361
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/54361
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2021.54361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/54361/41078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Gabriela Leles
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Gabriela Leles
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 39 (2021): JUL/DEZ - Turismo em Tempos de Pandemia; e54361
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531073183744