Língua de sinais e geografia: construção de manual de libras para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Gabriela Cristine de Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254329
Resumo: A educação é um direito constitucional a toda a população, isso inclui as pessoas neurotípicas ou com algum tipo de deficiência. Na disciplina de Geografia, especificamente, conceder a pessoa o direito de ser um humano crítico por ela mesma, compreender as questões do mundo permitindo a ela entender até mesmo a sua realidade da sua perspectiva e sua própria opinião, acaba deixando esse estudante cada vez mais próximo da inclusão e da equidade escolar e social. Mesmo a Libras sendo ofertada obrigatoriamente em todos os cursos de licenciatura desde 2005, com base no decreto nº 5.626 da lei nº10.436, não se vê professores minimamente habilitados para construírem o conhecimento de sua própria área de domínio, ou intérpretes por meio dessa outra língua, mesmo havendo esse tipo de demanda por parte de seus estudantes surdos. Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem a finalidade de construir um manual de termos geográficos em Libras, justamente para tentar minimizar esse tipo de déficit no campo educacional, com o intuito de não somente intérpretes, mas professores com formação continuada tenham a formação básica de comunicação para com todos os seus estudantes. É objetivo também deixar disponibilizado nas escolas e em modo online esse tipo de material para o público interessado. Espera-se que este TCC incentive outras áreas do conhecimento a enriquecerem também outros manuais com novos sinais em Libras para que cada vez mais se especifique o conhecimento para que todos realmente sejam incluídos na educação.
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