la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: muraro, darcísio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529
Resumo: O artigo busca compreender a importância da dimensão social na concepção de conceito desenvolvida por Dewey.. Explora o conceito como o componente do significado da experiência. A filosofia cabe estudar a experiência de vida reconstruindo estes conceitos através da crítica dos hábitos e preconceitos culturais e da criação imaginativa de novas hipóteses como fonte de enriquecimento e emancipação da vida. O conceito opera como um instrumento na condução da experiência inteligente. Papel fundamental ocupa a linguagem neste processo como o “instrumento dos instrumentos”. Ela torna possível a representação do conjunto de usos do conceito e a livre comunicação ampliando indefinidamente a experiência. A vida democrática é a única forma de vida digna dos seres humanos. Nela a experiência associada adquire sua forma plena na livre e necessária comunicação dos conceitos entre os indivíduos e da ação compartilhada proporcionando a continuidade da vida social. A educação é a própria experiência de vida associada, significada e comunicada.
id UERJ-22_03e294b33bd6c18ebe29f6dfb5b9f0fe
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20529
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john deweya importância social do conceito na concepção de filosofia e educação de john deweythe social importance of the concept in the conception of philosophy and education of john deweyconceptexperiencelanguagethinkingphilosophyeducation.O artigo busca compreender a importância da dimensão social na concepção de conceito desenvolvida por Dewey.. Explora o conceito como o componente do significado da experiência. A filosofia cabe estudar a experiência de vida reconstruindo estes conceitos através da crítica dos hábitos e preconceitos culturais e da criação imaginativa de novas hipóteses como fonte de enriquecimento e emancipação da vida. O conceito opera como um instrumento na condução da experiência inteligente. Papel fundamental ocupa a linguagem neste processo como o “instrumento dos instrumentos”. Ela torna possível a representação do conjunto de usos do conceito e a livre comunicação ampliando indefinidamente a experiência. A vida democrática é a única forma de vida digna dos seres humanos. Nela a experiência associada adquire sua forma plena na livre e necessária comunicação dos conceitos entre os indivíduos e da ação compartilhada proporcionando a continuidade da vida social. A educação é a própria experiência de vida associada, significada e comunicada.This paper investigates the importance of the social dimension in the conception of the concept developed by Dewey. It explores the concept as a component of the meaning of the experience. As such, philosophy can be understood as the study of the experience of life, and a process of reconstruction of concepts through the critique of habits and cultural prejudices, and the construction of new hypotheses that operate as a source of both emancipation and enrichment. The concept operates like an instrument in the conduct of intelligent experience, and language plays a basic role in this process as the “instrument of the instruments.” Language makes it possible to represent the uses of the concept, and to enlarge experience indefinitely through free communication. Democratic life is the only form life worthy of human beings. In it, conjoint associated experience reaches its full form in the free and necessary communication of concepts between individuals, and in the shared action that provides continuity in social life. Education itself is the experience itself of associated, meaningful, communicated life.El artículo busca comprender la importancia de la dimensión social de la concepción de concepto desarrollada por Dewey. Explora el concepto como componente del significado de la experiencia. A la filosofía corresponde estudiar la experiencia de la vida reconstruyendo estos conceptos a través de la crítica de los hábitos y los preconceptos culturales y de la creación imaginativa de nuevas hipótesis como fuente de enriquecimiento y emancipación de la vida. El concepto opera como un instrumento en la conducción de la experiencia inteligente. El lenguaje ocupa um papel fundamental en este proceso como el “instrumento de los instrumentos”. Él vuelve posible la representación del conjunto de los usos del concepto y la libre comunicación ampliando indefinidamente la experiencia. La vida democrática es la única forma de vida digna de los seres humanos. En ella la experiencia asociada adquiere su forma plena en la libre y necesaria comunicación de los conceptos entre los individuos y de la acción compartida proporcionando la continuidad de la vida social. La educación es la propia experiencia de vida asociada, significada y comunicada.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529childhood & philosophy; Vol. 4 Núm. 8 (2008): jul./dic.; pp. 85-109childhood & philosophy; v. 4 n. 8 (2008): jul./dez.; pp. 85-109childhood & philosophy; Vol. 4 No. 8 (2008): july/dec.; pp. 85-1091984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529/14855muraro, darcísioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:48:25Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20529Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:48:25Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
a importância social do conceito na concepção de filosofia e educação de john dewey
the social importance of the concept in the conception of philosophy and education of john dewey
title la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
spellingShingle la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
muraro, darcísio
concept
experience
language
thinking
philosophy
education.
title_short la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
title_full la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
title_fullStr la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
title_full_unstemmed la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
title_sort la importancia social del concepto en la concepción de filosofía y de educación de john dewey
author muraro, darcísio
author_facet muraro, darcísio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv muraro, darcísio
dc.subject.por.fl_str_mv concept
experience
language
thinking
philosophy
education.
topic concept
experience
language
thinking
philosophy
education.
description O artigo busca compreender a importância da dimensão social na concepção de conceito desenvolvida por Dewey.. Explora o conceito como o componente do significado da experiência. A filosofia cabe estudar a experiência de vida reconstruindo estes conceitos através da crítica dos hábitos e preconceitos culturais e da criação imaginativa de novas hipóteses como fonte de enriquecimento e emancipação da vida. O conceito opera como um instrumento na condução da experiência inteligente. Papel fundamental ocupa a linguagem neste processo como o “instrumento dos instrumentos”. Ela torna possível a representação do conjunto de usos do conceito e a livre comunicação ampliando indefinidamente a experiência. A vida democrática é a única forma de vida digna dos seres humanos. Nela a experiência associada adquire sua forma plena na livre e necessária comunicação dos conceitos entre os indivíduos e da ação compartilhada proporcionando a continuidade da vida social. A educação é a própria experiência de vida associada, significada e comunicada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20529/14855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 4 Núm. 8 (2008): jul./dic.; pp. 85-109
childhood & philosophy; v. 4 n. 8 (2008): jul./dez.; pp. 85-109
childhood & philosophy; Vol. 4 No. 8 (2008): july/dec.; pp. 85-109
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317589855305728