la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76908 |
Resumo: | O campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura teórico-conceitual na investigação das infâncias exige a implementação de metodologias que focalizem as experiências, os pontos de vista e as vozes das crianças, compreendendo-as enquanto processo, em outras palavras, constante construção. Portanto, para essa perspectiva, a criança não é o objeto do estudo, mas é sujeito que interage com o pesquisador na construção dos sentidos e significados da pesquisa. O texto está organizado em três partes que abordam os aspectos epistemológicos, teórico-conceituais e metodológicos do debate proposto. Ao final, procura-se uma articulação entre os diferentes aspectos da discussão, propondo uma reflexão sobre a ética e a alteridade, reconhecendo que a diferença atravessa as relações humanas e, portanto, é o diferente, o incomum, o incompreensível, o oposto, o desigual, o inalcançável que marca e define a pesquisa com criança. |
id |
UERJ-22_06f13b9818af452848c22ca225c253a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76908 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infanciaethnography and the field of new social studies of childhooda etnografia e o campo dos novos estudos sociais das infânciasinfancianiñas y niñosinvestigación con niñas y niñosetnografíachildhoodchildrenresearch with childrenethnographyinfânciascriançaspesquisa com criançasetnografiaO campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura teórico-conceitual na investigação das infâncias exige a implementação de metodologias que focalizem as experiências, os pontos de vista e as vozes das crianças, compreendendo-as enquanto processo, em outras palavras, constante construção. Portanto, para essa perspectiva, a criança não é o objeto do estudo, mas é sujeito que interage com o pesquisador na construção dos sentidos e significados da pesquisa. O texto está organizado em três partes que abordam os aspectos epistemológicos, teórico-conceituais e metodológicos do debate proposto. Ao final, procura-se uma articulação entre os diferentes aspectos da discussão, propondo uma reflexão sobre a ética e a alteridade, reconhecendo que a diferença atravessa as relações humanas e, portanto, é o diferente, o incomum, o incompreensível, o oposto, o desigual, o inalcançável que marca e define a pesquisa com criança.El campo interdisciplinario de los nuevos estudios sociales de la infancia parte de una ruptura epistemológica con los enfoques clásicos de las ciencias que adoptan visiones biologizantes, esencialistas y universales del niño y encuentra en la etnografía una posibilidad de conceptualizar al niño como sujeto activo y a la infancia como una categoría social generacional. El reconocimiento de estos conceptos de niño e infancia por parte de la etnografía en la investigación con niñas y niños implica volverse hacia el niño como el otro, el diferente, el extranjero. La propuesta de ruptura teórico-conceptual en la investigación de la infancia requiere la implementación de metodologías que se centren en las experiencias, puntos de vista y voces de niñas y niños, entendiéndolos como un proceso, es decir, una construcción constante. Por tanto, desde esta perspectiva, niño no es objeto de estudio, sino sujeto que interactúa con el investigador en la construcción de los sentidos y significados de la investigación. El texto está organizado en tres partes que abordan los aspectos epistemológicos, teórico-conceptuales y metodológicos del debate propuesto. Al final, se busca una articulación entre los diferentes aspectos de la discusión, proponiendo una reflexión sobre la ética y la alteridad, reconociendo que la diferencia atraviesa las relaciones humanas y, por tanto, es lo diferente, lo insólito, lo incomprensible, lo opuesto, lo desigual, lo inalcanzable que marca y define la investigación con niñas y niños.The interdisciplinary field of the new social studies of childhood starts from an epistemological break with the classic approaches of the sciences that adopt biological, essentialist and universal views of the child, and finds in ethnography a possibility of conceptualizing the child as an active subject and childhood as a generational social category. The recognition of these concepts of child and childhood by ethnography in research with children implies turning to the child as the other, the different, the foreigner. This proposal for a theoretical-conceptual rupture in the investigation of childhood requires the implementation of methodologies that focus on the experiences, points of view and voices of children, understanding them as subjects-in-process, under constant construction. From this perspective the child is not the object of study, but the subject who interacts with the researcher in the construction of the senses and meanings of the research. This text is organized into three parts that address the epistemological, the theoretical-conceptual, and the methodological aspects of the proposed interaction. The paper ends with an articulation of the relationship between the different aspects of the discussion, culminating in a reflection on ethics and otherness, in the recognition that difference permeates human relations, and that it is the different, the unusual, the incomprehensible, the opposite, the unequal, the unattainable that marks and defines ethnographic research with children.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/7690810.12957/childphilo.2023.76908childhood & philosophy; Vol. 19 (2023)childhood & philosophy; v. 19 (2023)childhood & philosophy; Vol. 19 (2023)1984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76908/47694Copyright (c) 2023 patrícia maria uchôa simões; douglas vasconcelos barbosa; milene morais ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccesssimões, patrícia maria uchôabarbosa, douglas vasconcelosferreira, milene morais2023-09-10T18:31:04Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76908Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2023-09-10T18:31:04Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia ethnography and the field of new social studies of childhood a etnografia e o campo dos novos estudos sociais das infâncias |
title |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia |
spellingShingle |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia simões, patrícia maria uchôa infancia niñas y niños investigación con niñas y niños etnografía childhood children research with children ethnography infâncias crianças pesquisa com crianças etnografia |
title_short |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia |
title_full |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia |
title_fullStr |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia |
title_full_unstemmed |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia |
title_sort |
la etnografía y el campo de los nuevos estudios sociales de la infancia |
author |
simões, patrícia maria uchôa |
author_facet |
simões, patrícia maria uchôa barbosa, douglas vasconcelos ferreira, milene morais |
author_role |
author |
author2 |
barbosa, douglas vasconcelos ferreira, milene morais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
simões, patrícia maria uchôa barbosa, douglas vasconcelos ferreira, milene morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infancia niñas y niños investigación con niñas y niños etnografía childhood children research with children ethnography infâncias crianças pesquisa com crianças etnografia |
topic |
infancia niñas y niños investigación con niñas y niños etnografía childhood children research with children ethnography infâncias crianças pesquisa com crianças etnografia |
description |
O campo interdisciplinar dos novos estudos sociais das infâncias parte de uma ruptura epistemológica com as abordagens clássicas das ciências que adotam visões biologizantes, essencialistas e universais da criança e encontra na etnografia uma possibilidade de conceituação de criança enquanto sujeito ativo e de infância enquanto categoria social geracional. O reconhecimento desses conceitos de criança e de infância pela etnografia na pesquisa com crianças implica voltar-se para a criança como o outro, o diferente, o estrangeiro. A proposta de ruptura teórico-conceitual na investigação das infâncias exige a implementação de metodologias que focalizem as experiências, os pontos de vista e as vozes das crianças, compreendendo-as enquanto processo, em outras palavras, constante construção. Portanto, para essa perspectiva, a criança não é o objeto do estudo, mas é sujeito que interage com o pesquisador na construção dos sentidos e significados da pesquisa. O texto está organizado em três partes que abordam os aspectos epistemológicos, teórico-conceituais e metodológicos do debate proposto. Ao final, procura-se uma articulação entre os diferentes aspectos da discussão, propondo uma reflexão sobre a ética e a alteridade, reconhecendo que a diferença atravessa as relações humanas e, portanto, é o diferente, o incomum, o incompreensível, o oposto, o desigual, o inalcançável que marca e define a pesquisa com criança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76908 10.12957/childphilo.2023.76908 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76908 |
identifier_str_mv |
10.12957/childphilo.2023.76908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76908/47694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 patrícia maria uchôa simões; douglas vasconcelos barbosa; milene morais ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 patrícia maria uchôa simões; douglas vasconcelos barbosa; milene morais ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 19 (2023) childhood & philosophy; v. 19 (2023) childhood & philosophy; Vol. 19 (2023) 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317592986353664 |