encontro com filósofos na sala de aula: o método wratec de comunidade de questionamento em ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ghanotakis, george alexander
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20482
Resumo: O método WRATEC oferece uma caixa de ferramentas de estratégias eficazes para ajudar os professores a conduzir uma comunidade de investigação na sala de aula, através da discussão estruturada. WRATEC facilita o ensino e a aprendizagem por meio de um marco autocorretivo ao integrar as quatro dimensões de habilidades cognitivas caracterizadas por Lipman (1991), a saber: a investigação, o raciocínio, a informação, a habilidade de organização e a de tradução. WRATEC é um acrônimo para: W (Qual é o significado de...); R (explorar as razões das premissas dadas que levam a conclusões); A (detectar os pressupostos assumidos em frases ou conceito formado); T (verificação da verdade ou falsidade da conclusão ou inferência); E (dar exemplos em apoio à verdade ou falseabilidade das hipóteses); C (explorar alternativas ou contra-exemplos para a relatividade dos contextos de significado). A sétima etapa (S) repousa na habilidade de síntese (que pode ser expressa também na forma escrita) e conclui o processo dos sete hábitos de pensadores eficientes; daí por vezes ser apresentado como WRATECS. O método WRATEC oferece um marco eficaz para o desenvolvimento de competências interdisciplinares que compreendem habilidades: intelectual, social e metodológica. Como evidenciado nos novos programas de ensino de vários estados ou províncias, particularmente no Canadá, uma das prioridades dos programas de ensino e aprendizagem é o desenvolvimento de tais habilidades no contexto do discurso e da pesquisa cooperativa. O mapa visual de pensamento de WRATEC também torna possível traçar o progresso na amplitude e complexidade das ideias, e a profundidade da investigação movendo-a em direção a níveis mais elevados de generalidade, de modo a atualizar o progresso de investigação da Alegoria da Caverna de Platão, da opinião e da crença para o exame da validade dos pressupostos e o nexo de ideias aí envolvido.
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spelling encontro com filósofos na sala de aula: o método wratec de comunidade de questionamento em açãoencuentro con filósofos en el aula: el método wratec en acciónencounter with philosophers in the classroom: the wratec model of community of inquiry in actionWRATECCognitive skillsMethod of discussionCommunity of inquiryO método WRATEC oferece uma caixa de ferramentas de estratégias eficazes para ajudar os professores a conduzir uma comunidade de investigação na sala de aula, através da discussão estruturada. WRATEC facilita o ensino e a aprendizagem por meio de um marco autocorretivo ao integrar as quatro dimensões de habilidades cognitivas caracterizadas por Lipman (1991), a saber: a investigação, o raciocínio, a informação, a habilidade de organização e a de tradução. WRATEC é um acrônimo para: W (Qual é o significado de...); R (explorar as razões das premissas dadas que levam a conclusões); A (detectar os pressupostos assumidos em frases ou conceito formado); T (verificação da verdade ou falsidade da conclusão ou inferência); E (dar exemplos em apoio à verdade ou falseabilidade das hipóteses); C (explorar alternativas ou contra-exemplos para a relatividade dos contextos de significado). A sétima etapa (S) repousa na habilidade de síntese (que pode ser expressa também na forma escrita) e conclui o processo dos sete hábitos de pensadores eficientes; daí por vezes ser apresentado como WRATECS. O método WRATEC oferece um marco eficaz para o desenvolvimento de competências interdisciplinares que compreendem habilidades: intelectual, social e metodológica. Como evidenciado nos novos programas de ensino de vários estados ou províncias, particularmente no Canadá, uma das prioridades dos programas de ensino e aprendizagem é o desenvolvimento de tais habilidades no contexto do discurso e da pesquisa cooperativa. O mapa visual de pensamento de WRATEC também torna possível traçar o progresso na amplitude e complexidade das ideias, e a profundidade da investigação movendo-a em direção a níveis mais elevados de generalidade, de modo a atualizar o progresso de investigação da Alegoria da Caverna de Platão, da opinião e da crença para o exame da validade dos pressupostos e o nexo de ideias aí envolvido.The WRATEC model offers a toolbox of effective strategies for helping teachers conduct a community of inquiry in the classroom, through structured discussion. WRATEC facilitates teaching and learning through a self-corrective framework by integrating the four dimensions of cognitive skills characterized by Mathew Lipman (1991)--that is, inquiry, reasoning, information-organizing and translation skills. WRATEC is an acronym for: “W” (What is the meaning of ..); “R” (exploring the reasons for the premises given that lead to conclusions); “A” (detecting assumptions within sentences or concepts formed); “T” (verifying the truth or falsehood of the conclusion or inference); “E” (providing examples in support of the truth or falsifiability of the assumptions); “C” (exploring alternatives or counter-examples for the relativity of contexts of meaning). The seventh step (“S”) that concludes the process of the seven habits of effective thinkers (hence sometimes presented as WRATECS) lies in the skill of summarizing, which can also be expressed in written form. The WRATEC model offers an effective framework for the development of the cross-curricular competencies that inform intellectual, social and methodological skills. As is evidenced in the new education programs of several states or provinces, particularly in Canada, one of the priorities in teaching and learning programs is the development of such skills in the context of communal discourse and cooperative inquiry. The visual thought-map of WRATEC also makes it possible to trace progress in the breadth and complexity of ideas and the depth of inquiry in moving toward higher levels of generality, in ways that actualize the progress of inquiry as represented in the Platonic allegory of the cave--from opinion and belief to the examination of the validity of assumptions and the evaluation of the nexus of ideas involved in any given argument.WRATEC proporciona una caja de herramientas de estrategias eficaces para ayudar a los profesores a conducir una comunidad de investigación en el aula, a través de la discusión estructurada. WRATEC facilita la enseñanza y el aprendizaje a través de un marco auto-correctivo al integrar las cuatro dimensiones de habilidades cognitivas caracterizadas por Lipman (1991), a saber: habilidades de investigación, razonamiento, información y organización, y las de traducción. WRATEC es un acrónimo de: W (¿Cuál es el significado de ...?), R (explorar las razones de las premisas dadas que conducen a las conclusiones), A (detectar los supuestos de sentencias o concepto formado), T (verificación de la verdad o falsedad de la conclusión o inferencia), E (proporcionando ejemplos en apoyo de la verdad o la falsabilidad de las hipótesis), C (exploración de alternativas o contraejemplos para la relatividad de contextos de significado). La séptima etapa (S), que concluye el proceso de los siete hábitos de los pensadores efectivos (por lo tanto, presentado a veces como WRATECS) radica en la habilidad de resumir, que puede expresarse también en forma escrita. El modelo WRATEC ofrece un marco eficaz para el desarrollo de la las competencias transversales que comprenden las habilidades intelectuales, sociales y metodológicas. Como se evidencia en los nuevos programas de educación de varios estados o provincias, sobre todo en Canadá, una de las prioridades en los programas de enseñanza y aprendizaje de los programas es el desarrollo de tales habilidades en el contexto de una investigación discursiva y cooperativa. El mapa de pensamiento visual de WRATEC también hace posible rastrear el progreso en la amplitud, complejidad de ideas, y profundidad de la investigación avanzando hacia niveles más altos de generalidad, de manera que actualizan los avances de la investigación de la alegoría platónica de la caverna, desde la opinión y la creencia hacia el examen de la validez de los supuestos y el nexo de las ideas involucradas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20482childhood & philosophy; Vol. 1 Núm. 1 (2005): ene./jun.; 235-269childhood & philosophy; v. 1 n. 1 (2005): jan./jun.; 235-269childhood & philosophy; Vol. 1 No. 1 (2005): jan./june; 235-2691984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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