mediação pedagógica e imaginação na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/27812 |
Resumo: | As reflexões sobre as manifestações imaginativas das crianças e os modos pelos quais são/podem ser trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância porque delas podem derivar diversas contribuições para o trabalho pedagógico e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Neste campo, as seguintes perguntas são relevantes: o cotidiano organizado pelo educador para as crianças é rico e desafiador? Nele são feitos convites para as manifestações das crianças a respeito das rotinas, dos tempos e dos espaços instituídos? O educador é capaz de uma escuta sensível e um olhar atento a estas manifestações? O que as crianças produzem nas ações e interações que ali ocorrem vincula-se, de forma potente, à esfera da imaginação? Via de regra, as repostas a estas perguntas são negativas. Por esta razão, a turma junto a qual se desenvolveu a pesquisa e o trabalho pedagógico realizado por sua professora foram considerados campo e objeto de investigação instigantes por representarem formas atípicas de valorização da capacidade imaginativa das crianças. O objetivo do trabalho é identificar mediações na relação professor-crianças que sustentam de maneiras diferenciadas, o desenvolvimento da imaginação e realçar aspectos da estrutura do cotidiano educacional, priorizando possibilidades de escolha por parte das crianças como importante condição neste campo. |
id |
UERJ-22_1590fda1dfc81c62a9822b8d4bdb76ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27812 |
network_acronym_str |
UERJ-22 |
network_name_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantilla mediación pedagógica y la imaginación en educación infantilpedagogical mediation and imagination in early childhood educationimaginaçãoinfânciapráticas pedagógicas.la imaginaciónla infanciaprácticas pedagógicasimaginationchildhoodpedagogical practicesAs reflexões sobre as manifestações imaginativas das crianças e os modos pelos quais são/podem ser trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância porque delas podem derivar diversas contribuições para o trabalho pedagógico e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Neste campo, as seguintes perguntas são relevantes: o cotidiano organizado pelo educador para as crianças é rico e desafiador? Nele são feitos convites para as manifestações das crianças a respeito das rotinas, dos tempos e dos espaços instituídos? O educador é capaz de uma escuta sensível e um olhar atento a estas manifestações? O que as crianças produzem nas ações e interações que ali ocorrem vincula-se, de forma potente, à esfera da imaginação? Via de regra, as repostas a estas perguntas são negativas. Por esta razão, a turma junto a qual se desenvolveu a pesquisa e o trabalho pedagógico realizado por sua professora foram considerados campo e objeto de investigação instigantes por representarem formas atípicas de valorização da capacidade imaginativa das crianças. O objetivo do trabalho é identificar mediações na relação professor-crianças que sustentam de maneiras diferenciadas, o desenvolvimento da imaginação e realçar aspectos da estrutura do cotidiano educacional, priorizando possibilidades de escolha por parte das crianças como importante condição neste campo. Reflexiones sobre las manifestaciones imaginativas de los niños y las formas en que están/ se pueden trabajar en contextos educativos son muy importantes ya que pueden darlugar a varias contribuciones a la labor pedagógica y en consecuencia para el desarrolloinfantil. En este campo, las siguientes preguntas son relevantes: el diario organizado porel educador para los niños, es rico y desafiante? En ella se hacen invitaciones para lasexpresiones de los niños acerca de las rutinas, los tiempos y espacios establecido? Eleducador es capaz de una escucha sensible y una mirada hacia fuera para estos eventos?Lo que los niños producen en las acciones e interacciones que se producen no estávinculado, de forma potente, la imaginación de la esfera? Por regla general, las respuestasa estas preguntas son negativas. Por esta razón, el grupo con el que la investigación sellevó a cabo y el trabajo pedagógico realizado por su maestro se consideraron campo yobjeto de investigación apasionante, ya que representan formas atípicas de recuperaciónde la capacidad imaginativa de los niños. El objetivo es identificar las mediaciones en larelación maestro-niño que apoyan formas diferenciadas, el desarrollo de la imaginación(dentro de un pesrspectiva histórico-cultural) y mejorar los aspectos de la estructura de la educación todos los días, dando prioridad de elección por los niños como una condiciónimportante en este campo.Reflections on the imaginative manifestations of children and the ways in which they are/ can be worked out in educational contexts are of great importance because they canderive various contributions to pedagogical work and consequently to child development.In this field, the following questions are relevant: Is the daily routine organized by theeducator for children rich and challenging? Are there invitations to the manifestations ofthe children regarding the routines, the times and the spaces instituted? Is the educatorcapable of a sensitive listening and an attentive look at these manifestations? What dochildren produce in the actions and interactions that occur there is linked, in a powerfulway, to the sphere of the imagination? In general, the answers to these questions arenegative. For this reason, the group that developed the research and the pedagogical workcarried out by their teacher was considered an instigating field and object of investigationbecause they represent atypical forms of valuing the children's imaginative capacity. Thepurpose of this work is to identify mediations in the teacher-child relationship thatsupport in different ways, the development of the imagination (within a historical-cultural perspective) and highlight aspects of the structure of daily education, prioritizingpossibilities of choice by children as an important condition in this field.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/2781210.12957/childphilo.2018.27812childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 279-305childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 279-305childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 279-3051984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/27812/22952leite, adriana regina isler pereirarocha, maria silvia pinto de moura librandi dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-21T21:23:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27812Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-03-21T21:23:02Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil la mediación pedagógica y la imaginación en educación infantil pedagogical mediation and imagination in early childhood education |
title |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil |
spellingShingle |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil leite, adriana regina isler pereira imaginação infância práticas pedagógicas. la imaginación la infancia prácticas pedagógicas imagination childhood pedagogical practices |
title_short |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil |
title_full |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil |
title_fullStr |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil |
title_full_unstemmed |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil |
title_sort |
mediação pedagógica e imaginação na educação infantil |
author |
leite, adriana regina isler pereira |
author_facet |
leite, adriana regina isler pereira rocha, maria silvia pinto de moura librandi da |
author_role |
author |
author2 |
rocha, maria silvia pinto de moura librandi da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
leite, adriana regina isler pereira rocha, maria silvia pinto de moura librandi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
imaginação infância práticas pedagógicas. la imaginación la infancia prácticas pedagógicas imagination childhood pedagogical practices |
topic |
imaginação infância práticas pedagógicas. la imaginación la infancia prácticas pedagógicas imagination childhood pedagogical practices |
description |
As reflexões sobre as manifestações imaginativas das crianças e os modos pelos quais são/podem ser trabalhadas nos contextos educacionais têm grande importância porque delas podem derivar diversas contribuições para o trabalho pedagógico e, consequentemente, para o desenvolvimento infantil. Neste campo, as seguintes perguntas são relevantes: o cotidiano organizado pelo educador para as crianças é rico e desafiador? Nele são feitos convites para as manifestações das crianças a respeito das rotinas, dos tempos e dos espaços instituídos? O educador é capaz de uma escuta sensível e um olhar atento a estas manifestações? O que as crianças produzem nas ações e interações que ali ocorrem vincula-se, de forma potente, à esfera da imaginação? Via de regra, as repostas a estas perguntas são negativas. Por esta razão, a turma junto a qual se desenvolveu a pesquisa e o trabalho pedagógico realizado por sua professora foram considerados campo e objeto de investigação instigantes por representarem formas atípicas de valorização da capacidade imaginativa das crianças. O objetivo do trabalho é identificar mediações na relação professor-crianças que sustentam de maneiras diferenciadas, o desenvolvimento da imaginação e realçar aspectos da estrutura do cotidiano educacional, priorizando possibilidades de escolha por parte das crianças como importante condição neste campo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/27812 10.12957/childphilo.2018.27812 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/27812 |
identifier_str_mv |
10.12957/childphilo.2018.27812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/27812/22952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 279-305 childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 279-305 childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 279-305 1984-5987 reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com |
_version_ |
1799317591613767680 |