sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: weinstein, mark leonard
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: fisherman, dan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37513
Resumo: A comunidade de investigação é mais freqüentemente vista como um procedimento dialógico para o desenvolvimento cooperativo de abordagens razoáveis de conhecimento e significado. Isso reflete um profundo compromisso com o raciocínio normativamente fundamentado que é difundido em uma ampla gama de abordagens para o pensamento e o argumento críticos, em que a teoria subjacente do raciocínio segue a lógica, formal ou informal. O compromisso com o raciocínio normativo é profundamente histórico, refletindo a distinção fundamental entre razão e emoção. Apesar das raízes profundas da distinção e de sua canonização no pensamento educacional atual, a neurociência cognitiva contemporânea apresenta um desafio fundamental à viabilidade da distinção e, portanto, a qualquer esforço que considere a educação como um juízo razoável baseada na remediação da cognição isolada das suas raízes nas emoções. A neurociência cognitiva analisa as conexões profundas entre emoção e memória, recuperação da informação e resistência à refutação. Isso está de acordo com estudos anteriores em psicologia experimental, que mostraram resistência à mudança de crenças em face de evidências, incluindo evidências baseadas em experiências pessoais. Este artigo examinará a pesquisa recente, incluindo especulações de modelagem neurológica que mostra a profundidade da conexão entre emoções, memória e raciocínio. Ele vai trazer implicações para o pensamento dialógico dentro de uma comunidade de investigação, incluindo a autoreflexão sistemática como um aspecto essencial do pensamento crítico.
id UERJ-22_2e837b5832db4c0279a2a536f92f1ba3
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37513
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigaçãosobre la relevância da la neurociência cognitiva para la comunidad de investigaciónon the relevance of cognitive neuroscience for community of inquirycomunidade de investigaçãopsicologia cognitivarazão e emoçãocommunity of inquirycognitive psychologyreason and emotioncomunidad de investigaciónpsicología cognitivarazón y emociónA comunidade de investigação é mais freqüentemente vista como um procedimento dialógico para o desenvolvimento cooperativo de abordagens razoáveis de conhecimento e significado. Isso reflete um profundo compromisso com o raciocínio normativamente fundamentado que é difundido em uma ampla gama de abordagens para o pensamento e o argumento críticos, em que a teoria subjacente do raciocínio segue a lógica, formal ou informal. O compromisso com o raciocínio normativo é profundamente histórico, refletindo a distinção fundamental entre razão e emoção. Apesar das raízes profundas da distinção e de sua canonização no pensamento educacional atual, a neurociência cognitiva contemporânea apresenta um desafio fundamental à viabilidade da distinção e, portanto, a qualquer esforço que considere a educação como um juízo razoável baseada na remediação da cognição isolada das suas raízes nas emoções. A neurociência cognitiva analisa as conexões profundas entre emoção e memória, recuperação da informação e resistência à refutação. Isso está de acordo com estudos anteriores em psicologia experimental, que mostraram resistência à mudança de crenças em face de evidências, incluindo evidências baseadas em experiências pessoais. Este artigo examinará a pesquisa recente, incluindo especulações de modelagem neurológica que mostra a profundidade da conexão entre emoções, memória e raciocínio. Ele vai trazer implicações para o pensamento dialógico dentro de uma comunidade de investigação, incluindo a autoreflexão sistemática como um aspecto essencial do pensamento crítico.La comunidad de investigación se ve a menudo como un procedimiento dialógico para el desarrollo cooperativo de enfoques razonables de conocimiento y significado. Esto refleja un profundo compromiso con el razonamiento normativo que está presente en una amplia gama de enfoques del pensamiento y el argumento crítico, donde la teoría subyacente del razonamiento se basa en la lógica, ya sea formal o informal. El compromiso con el razonamiento normativo es profundamente histórico y refleja la distinción fundamental entre la razón y la emoción. A pesar de las profundas raíces de la distinción y su canonización en el pensamiento educativo actual, la neurociencia cognitiva contemporánea presenta un desafío fundamental a la viabilidad de la distinción y, por lo tanto, a cualquier esfuerzo que considere que la educación para un juicio razonable se base en la remediación de la cognición aisladamente de su raíces en las emociones La neurociencia cognitiva analiza las conexiones profundas entre la emoción y la memoria, la recuperación de información y la resistencia a la refutación. Esto se ajusta a estudios anteriores en psicología experimental, que mostraron resistencia a las creencias cambiantes frente a la evidencia, incluida la evidencia basada en la experiencia personal. Este texto analizará la investigación reciente que incluye especulaciones de modelos neurológicos que muestran la profundidad de la conexión entre las emociones, la memoria y el razonamiento. Dibujará implicaciones para el pensamiento dialógico dentro de una comunidad de investigación que incluya la autorreflexión sistemática como un aspecto esencial del pensamiento crítico.Community of inquiry is most often seen as a dialogical procedure for the cooperative development of reasonable approaches to knowledge and meaning. This reflects a deep commitment to normatively based reasoning that is pervasive in a wide range of approaches to critical thinking and argument, where the underlying theory of reasoning is logic driven, whether formal or informal.  The commitment to normative reasoning is deeply historical reflecting the fundamental distinction between reason and emotion. Despite the deep roots of the distinction and its canonization in current educational thought, contemporary cognitive neuroscience presents a fundamental challenge to the viability of the distinction and thus to any effort that sees education for reasonable judgment to be based on the remediation of cognition in isolation from its roots in the emotions. Cognitive neuroscience looks at the deep connections between emotion and memory, information retrieval, and resistance to refutation. This conforms with earlier studies in experimental psychology, which showed resistance to changing beliefs in the face of evidence, including evidence based on personal experience. This paper will look at the recent research including speculations from neurological modeling that shows the depth of connection between, emotions, memory and reasoning. It will draw implications for dialogic thinking within a community of inquiry including systematic self-reflection as an essential aspect of critical thinking.  Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/3751310.12957/childphilo.2019.37513childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-191984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37513/27844Copyright (c) 2019 childhood & philosophyinfo:eu-repo/semantics/openAccessweinstein, mark leonardfisherman, dan2020-07-31T23:20:00Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37513Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2020-07-31T23:20Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
sobre la relevância da la neurociência cognitiva para la comunidad de investigación
on the relevance of cognitive neuroscience for community of inquiry
title sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
spellingShingle sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
weinstein, mark leonard
comunidade de investigação
psicologia cognitiva
razão e emoção
community of inquiry
cognitive psychology
reason and emotion
comunidad de investigación
psicología cognitiva
razón y emoción
title_short sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
title_full sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
title_fullStr sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
title_full_unstemmed sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
title_sort sobre a relevância da neurociência cognitiva para a comunidade de investigação
author weinstein, mark leonard
author_facet weinstein, mark leonard
fisherman, dan
author_role author
author2 fisherman, dan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv weinstein, mark leonard
fisherman, dan
dc.subject.por.fl_str_mv comunidade de investigação
psicologia cognitiva
razão e emoção
community of inquiry
cognitive psychology
reason and emotion
comunidad de investigación
psicología cognitiva
razón y emoción
topic comunidade de investigação
psicologia cognitiva
razão e emoção
community of inquiry
cognitive psychology
reason and emotion
comunidad de investigación
psicología cognitiva
razón y emoción
description A comunidade de investigação é mais freqüentemente vista como um procedimento dialógico para o desenvolvimento cooperativo de abordagens razoáveis de conhecimento e significado. Isso reflete um profundo compromisso com o raciocínio normativamente fundamentado que é difundido em uma ampla gama de abordagens para o pensamento e o argumento críticos, em que a teoria subjacente do raciocínio segue a lógica, formal ou informal. O compromisso com o raciocínio normativo é profundamente histórico, refletindo a distinção fundamental entre razão e emoção. Apesar das raízes profundas da distinção e de sua canonização no pensamento educacional atual, a neurociência cognitiva contemporânea apresenta um desafio fundamental à viabilidade da distinção e, portanto, a qualquer esforço que considere a educação como um juízo razoável baseada na remediação da cognição isolada das suas raízes nas emoções. A neurociência cognitiva analisa as conexões profundas entre emoção e memória, recuperação da informação e resistência à refutação. Isso está de acordo com estudos anteriores em psicologia experimental, que mostraram resistência à mudança de crenças em face de evidências, incluindo evidências baseadas em experiências pessoais. Este artigo examinará a pesquisa recente, incluindo especulações de modelagem neurológica que mostra a profundidade da conexão entre emoções, memória e raciocínio. Ele vai trazer implicações para o pensamento dialógico dentro de uma comunidade de investigação, incluindo a autoreflexão sistemática como um aspecto essencial do pensamento crítico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37513
10.12957/childphilo.2019.37513
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37513
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2019.37513
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/37513/27844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-19
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591809851392