critical thinking in kindergarten

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: bøe, marit
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: hognestad, karin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20563
Resumo: Na Noruega os jardins de infantes são vistos como o primeiro passo na educação das crianças. Exite uma discussão permanente sobre como preparar as crianças, desde a tenra idade, para a educação ao longo da vida. Nesse artigo, queremos discutir o pensamento crítico em relação ao cotidiano das crianças nos jardins. Nós focamos em como os professores do jardim podem praticar o pensamento crítico com as crianças usando documentação como ponto de partida. Enfatizamos a participação ativa das crianças no pensamento crítico, e apontamos alguns aspectos que achamos importantes quando se trata de acomodar o pensamento crítico no jardim. Argumentamos que o pensamento crítico deve levar em consideração a pratica social do pensar; as relações de poder tanto no diálogo e no movimento das crianças, quanto na experimentação e modo de ser. Isso parece ser importante para lutar pelos direitos das crianças quando os fins políticos parecem reduzir a participação ativa delas, e, sob este ponto de vista, nos parece interessante discutir o pensamento crítico e como os professores de crianças de tenra idade podem se preparar para esse tipo de pensamento no jardim. Palavras-chave: pensamento crítico; pensamento criativo; participação ativa; jardim de infantes
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Argumentamos que o pensamento crítico deve levar em consideração a pratica social do pensar; as relações de poder tanto no diálogo e no movimento das crianças, quanto na experimentação e modo de ser. Isso parece ser importante para lutar pelos direitos das crianças quando os fins políticos parecem reduzir a participação ativa delas, e, sob este ponto de vista, nos parece interessante discutir o pensamento crítico e como os professores de crianças de tenra idade podem se preparar para esse tipo de pensamento no jardim. Palavras-chave: pensamento crítico; pensamento criativo; participação ativa; jardim de infantesKindergartens in Norway are looked upon as the first step in children’s education. There is a discussion in the early childhood field about how to best prepare children for lifelong education. In this paper we want to discuss critical thinking in relation to children’s everyday life in kindergarten. We want to focus on how kindergarten teachers can practice critical thinking together with children by using documentation as a starting point. We wish to emphasized children’s active participation in relation to critical thinking, and further on we points out some aspects that we find important in doing critical thinking in kindergarten. We would argue that critical thinking must take into account the social practice of the thinking; both the power relations in the dialogue and children’s movement, experimentation and way of being. It seems to be important to fight for children’s rights when political goals seems to reduce children’s active participation, and it is in relation to this we find it interesting to discuss critical thinking, and how early childhood teacher’s best can arrange and prepare for such thinking in kindergarten.En Noruega, los jardines de infantes son vistos como el primer paso en la educación de los niños. Existe una persistente discusión sobre cómo preparar los chicos para la educación que recibirán a lo largo de su vida. En este trabajo queremos discutir el pensamiento crítico en relación con el cotidiano de los niños en el jardín de infantes. Nos concentramos en cómo el maestro o la maestra de jardín de infantes puede practicar el pensamiento crítico con los niños usando documentación como punto de partida. Enfatizamos la actividad participación de los niños en el pensamiento crítico y destacamos algunos aspectos que consideramos importantes cuando se trata de situar el pensamiento crítico en el jardín de infantes. Argumentamos que el pensamiento crítico debe tener en cuenta: que el pensamiento es una práctica social; las relaciones de poder en el diálogo y el movimiento, la experimentación y forma de ser de los niños. Parece importante luchar por los derechos de los niños cuando los fines políticos parecen reducir su activa participación y, en este sentido, discutimos el pensamiento crítico y como los educadores de la infancia pueden prepararse mejor para ese pensamiento en el jardín de infantes. Palabras clave: pensamiento crítico; pensamiento creativo; participación activa; jardín de infantesUniversidade do Estado do Rio de Janeiro2010-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20563childhood & philosophy; Vol. 6 Núm. 11 (2010): ene./jun.; pp. 151-165childhood & philosophy; v. 6 n. 11 (2010): jan./jun.; pp. 151-165childhood & philosophy; Vol. 6 No. 11 (2010): jan./june; pp. 151-1651984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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