tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: noronha, josé eduardo gama
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: tebet, gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/72948
Resumo: O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.
id UERJ-22_61844cb87f35b749245a1f92f731cd60
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72948
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovensparticipación y subjetivación política de niños y jóvenes calungasparticipation and political subjectivation of calunga children and young peopleparticipaçãoinfânciasjuventudessubjetivaçãoeducaçãoparticipationchildhoodyouthsubjectivationeducationparticipacióninfânciajuventudsubjetivacióneducaciónO artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.The article intends to discuss processes of political subjectivation of children and young people based on excerpts from a research carried out within the scope of a master's degree in education, presenting a cartography of the political participation of children and young people living in vulnerable territories of the municipality of São Vicente, on the south coast from São Paulo, members of collectives and educational actions of the Instituto Camará Calunga. The concepts of mobilization and subjectivation are presented as important elements of politicization processes, portraying the way in which children and young people engage politically in different ways, coordinated or supported by adults, representing themselves or supporting adults in their demands, opposing the notion that children do not act politically or that the ideal way for children and young people to participate would be to produce consensus and there would be no room for contestation. The research took place in the midst of the COVID-19 pandemic, essentially in a virtual way, but it traces a continuity with the Institute's participation practices in the pre-pandemic period. The research made use of the cartographic method, in a virtual and face-to-face way, in the context of live work, of daily living with children, young people and educators from Camará, through semi-structured interviews and field diaries.El artículo pretende discutir procesos de subjetivación política de niños y jóvenes a partir de extractos de una investigación realizada en el ámbito de una maestría en educación, presentando una cartografía de la participación política de niños y jóvenes que viven en territorios vulnerables de la municipio de São Vicente, en la costa sur de São Paulo, integrantes de colectivos y acciones educativas del Instituto Camará Calunga. Los conceptos de movilización y subjetivación se presentan como elementos importantes de los procesos de politización, retratando la forma en que los niños y jóvenes se involucran políticamente de diferentes maneras, coordinados o apoyados por adultos, representándose o apoyando a los adultos en sus demandas, contraponiéndose a la noción de que los niños no actuar políticamente o que la forma ideal de participación de los niños y jóvenes sería generar consenso y no habría espacio para la contestación. La investigación se desarrolló en medio de la pandemia de la COVID-19, esencialmente de manera virtual, pero traza una continuidad con las prácticas de participación del Instituto en el período prepandemia. La investigación hizo uso del método cartográfico, de forma virtual y presencial, en el contexto del trabajo vivo, de la convivencia con niños, jóvenes y educadores de Camará, a través de entrevistas semiestructuradas y diarios de campo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/7294810.12957/childphilo.2023.72948childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 26childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 26childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 261984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/72948/45383Copyright (c) 2023 José Eduardo Gama Noronha, Gabriela Tebetinfo:eu-repo/semantics/openAccessnoronha, josé eduardo gamatebet, gabriela2023-09-09T15:41:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72948Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2023-09-09T15:41:12Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
participación y subjetivación política de niños y jóvenes calungas
participation and political subjectivation of calunga children and young people
title tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
spellingShingle tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
noronha, josé eduardo gama
participação
infâncias
juventudes
subjetivação
educação
participation
childhood
youth
subjectivation
education
participación
infância
juventud
subjetivación
educación
title_short tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
title_full tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
title_fullStr tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
title_full_unstemmed tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
title_sort tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens
author noronha, josé eduardo gama
author_facet noronha, josé eduardo gama
tebet, gabriela
author_role author
author2 tebet, gabriela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv noronha, josé eduardo gama
tebet, gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv participação
infâncias
juventudes
subjetivação
educação
participation
childhood
youth
subjectivation
education
participación
infância
juventud
subjetivación
educación
topic participação
infâncias
juventudes
subjetivação
educação
participation
childhood
youth
subjectivation
education
participación
infância
juventud
subjetivación
educación
description O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/72948
10.12957/childphilo.2023.72948
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/72948
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2023.72948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/72948/45383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 José Eduardo Gama Noronha, Gabriela Tebet
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 José Eduardo Gama Noronha, Gabriela Tebet
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 26
childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 26
childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 26
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317592944410624