lo que sucede nos textos filosóficos: la teoría y la práctica de matthew lipman del texto filosófico como modelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20577 |
Resumo: | Este artigo explora a noção de Matthew Lipman de texto filosófico como modelo. Argumento que a visão de Lipman do texto filosófico reúne as formas textuais expositivas e narrativas de uma maneira destacada – não no sentido de que a tensão entre a narrativa e a expositiva foi superada de uma vez por todas, mas no sentido em que a forma expositiva e a narrativa são colocadas em relação dentro da própria forma narrativa. A partir da leitura de Foucault das Meditações de Descartes, argumento que as novelas filosóficas de Lipman cumprem função tanto demonstrativa quanto ascética, nos permitindo situar as novelas de Lipman na história do discurso filosófico, como também nos permitem apontar para o papel da criação de textos, e currículos filosóficos no futuro. Palavras-chave: currículo; textos filosóficos; narrativa; Matthew Lipman; Michel Foucault |
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lo que sucede nos textos filosóficos: la teoría y la práctica de matthew lipman del texto filosófico como modelowhat happens in philosophical texts: matthew lipman's theory and practice of the philosophical text as modelo que acontece nos textos filosóficos: a teoria e a prática de matthew lipman do texto filosófico como modeloMatthew Lipmanphilosophical narrativeDescartesFoucaultEste artigo explora a noção de Matthew Lipman de texto filosófico como modelo. Argumento que a visão de Lipman do texto filosófico reúne as formas textuais expositivas e narrativas de uma maneira destacada – não no sentido de que a tensão entre a narrativa e a expositiva foi superada de uma vez por todas, mas no sentido em que a forma expositiva e a narrativa são colocadas em relação dentro da própria forma narrativa. A partir da leitura de Foucault das Meditações de Descartes, argumento que as novelas filosóficas de Lipman cumprem função tanto demonstrativa quanto ascética, nos permitindo situar as novelas de Lipman na história do discurso filosófico, como também nos permitem apontar para o papel da criação de textos, e currículos filosóficos no futuro. Palavras-chave: currículo; textos filosóficos; narrativa; Matthew Lipman; Michel FoucaultEste trabajo explora la noción de Matthew Lipman del texto filosófico como modelo. Sostengo que la visión de Lipman del texto filosófico reúne las formas textuales expositivas y narrativas de una manera destacada, no porque la tensión entre lo expositivo y lo narrativo se supere de una vez por todas, sino porque lo expositivo y lo narrativo están puestos en relación dentro de la misma forma de la narrativa. A partir de la lectura de Michel Foucault de las Meditaciones de Descartes, sostengo que las novelas filosóficas de Lipman cumplen una función tanto demostrativa como ascética, permitiendo que situemos esas novelas dentro de la historia del discurso filosófico. También apunto a la tarea de crear textos y currículos filosóficos en el futuro. Palabras clave: curriculum; textos filosóficos; narrativa; Matthew Lipman; Michel FoucaultThis paper explores Matthew Lipman's notion of the philosophical text as model. I argue that Lipman's account of the philosophical text is one that brings together the expository and narrative textual forms in a distinctive way--not one in which the tension between the expository and the narrative is overcome once and for all, but in such a way that the expository and the narrative are brought into relationship within the very form of narrative itself. Drawing upon Michel Foucault's reading of Descartes "Meditations," I argue that Lipman's philosophical novels serve both a demonstrative and ascetic function, allowing us to situate Lipman's novels in the history of philosophical discourse, as well as point to the task of creating philosophical texts, and curriculum, in the future.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20577childhood & philosophy; Vol. 7 Núm. 13 (2011): ene./jun.; pp.29-47childhood & philosophy; v. 7 n. 13 (2011): jan./jun.; pp.29-47childhood & philosophy; Vol. 7 No. 13 (2011): jan./june; pp.29-471984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20577/14903de marzio, darryl matthewinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T19:06:58Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20577Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T19:06:58Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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