filosofia e infância: um encontro possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: gislane, conceição
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20598
Resumo: No atual contexto de re-problematização da infância como alvo concreto da reflexão filosófica nos sistemas educativos, está implicada, sobretudo, uma disposição singular de colocação em cena do pensamento infantil como alvo de organização e educação através da filosofia. Embora assentado em outra perspectiva, o Projeto Filosofia na Escola, desenvolvido da Universidade de Brasília (PFE/UNB), é uma dessas muitas experiências de aproximar infância e filosofia. Ocupando-se, afirmativamente, de algumas questões implicadas no alinhamento entre filosofia, infância e educação, este trabalho analisa a visão das crianças sobre a experiência com a prática filosófica nas séries inicias do ensino fundamental, desenvolvida no âmbito da educação pública. Em suas falas, as crianças indicam uma idéia da aula de filosofia como um lugar em que se “aprende” ou se “pensa diferente”. O que se aprende na prática filosófica desses alunos muitas vezes se funde no espaço que a filosofia abre para a própria voz das crianças. Ao falarem sobre a experiência filosófica, elas evidenciam como a experimentação do pensar diferentemente imprime uma marca especial ao seu processo de aprendizagem. Esse novo olhar, muito mais atento e sensível, nos convida a uma experiência em que o ensinar, o aprender e o filosofar com a infância, mais que um exercício possível, torna-se sua principal referência.
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Em suas falas, as crianças indicam uma idéia da aula de filosofia como um lugar em que se “aprende” ou se “pensa diferente”. O que se aprende na prática filosófica desses alunos muitas vezes se funde no espaço que a filosofia abre para a própria voz das crianças. Ao falarem sobre a experiência filosófica, elas evidenciam como a experimentação do pensar diferentemente imprime uma marca especial ao seu processo de aprendizagem. Esse novo olhar, muito mais atento e sensível, nos convida a uma experiência em que o ensinar, o aprender e o filosofar com a infância, mais que um exercício possível, torna-se sua principal referência.In the current context of re-problematization of childhood as a concrete target of philosophical reflection in educational systems, above all, there is a unique disposition to put "childish" thinking into consideration as a target of educational organization and planning. While based on another perspective, the project Philosophy in School, developed by the University of Brasilia (PFE/UNB), is one of the many experiments in approximating childhood and philosophy. Addressing some of the questions implied in the alignment between philosophy, childhood and education, this essay analyzes the viewpoints of children on the experience of philosophical practice in the early grades of a public school in Brazil. In their comments, the children indicate that philosophy class is a moment in which people ‘learn’ or ‘think’ differently. What these students have learned by practicing philosophy can be spoken in the space that philosophy opens for the child’s own voice. When they talk about philosophical experience, these children testify to the mark in their learning process that the experience of a different way of thinking leaves. This new, more attentive and sensitive point of view invites us to an experience in which teaching, learning and philosophizing with childhood, become not only a possible exercise, but its principal reference. Key word: childhood; philosophy; thinkFilosofia e infancia: ¿un encuentro posible? En el actual contexto de re-problematización de la infancia como objeto concreto de la reflexión filosófica en los sistemas educacionales, está implicada, sobre todo, una disposición singular para situar el pensamiento infantil como sentido para la organización y educación a través de la filosofía. Desde una perspectiva específica, el Proyecto Filosofia na Escola, desarrollado en la Universidad de Brasilia (PFE/UNB), es una de esas tantas experiencias para aproximar infancia y filosofía. Este trabajo, ocupándose, afirmativamente, de algunas cuestiones implícitas en la relación entre filosofía, infancia y educación, analiza la perspectiva que los niños tienen sobre la experiencia con la práctica filosófica en los primeros años de la educación básica, en el ámbito de la educación pública. En sus declaraciones, los niños señalan una Idea según la cual la clase de filosofía es un lugar en el que “se aprende” o “se piensa diferente”. Lo que esos niños aprenden en la práctica filosófica muchas veces se funda en el espacio que la filosofía abre para esas voces infantiles. Al describir su experiencia filosófica, ellos ponen en evidencia de qué manera la experimentación del pensar diferentemente imprime una marca especial a su proceso de aprendizaje. Esta nueva mirada, mucho más atenta a lo sensible, nos invita a una experiencia en que enseñar, aprender y filosofar con la infancia, antes que un ejercicio posible, se vuelve su principal referencia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2009-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20598childhood & philosophy; Vol. 5 Núm. 9 (2009): ene./jun.; pp. 31-52childhood & philosophy; v. 5 n. 9 (2009): jan./jun.; pp. 31-52childhood & philosophy; Vol. 5 No. 9 (2009): jan./june; pp. 31-521984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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