A Importância de uma educação para o pensar: um encontro entre a filosofia e a pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Naiane Vitipó
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11916
Resumo: Este trabalho tem o propósito de analisar o conceito de pensar e seus desdobramentos para a pedagogia, a partir de diferentes teóricos, autores e perspectivas. Para isso, dividimos esta pesquisa em três etapas. Em um primeiro momento é analisado a questão da natureza do pensar (o que é pensar?); em um segundo momento é levantada a questão sobre os métodos para se pensar (como pensar?): e finalmente em um terceiro momento é analisada as estruturas institucionais, pedagógicas e sociopolíticas para a implementação das questões previamente elaboradas, visando a possibilidade de um sujeito, escola e sociedade reflexiva. Com isso, pretende-se neste trabalho não somente um estudo teórico sobre o pensar, mas uma busca concreta que vise a construção de um mundo mais justo, igualitário, inclusivo, e democrático, onde os indivíduos possam ter acesso e o direito às condições sociais necessárias para refletir criticamente sobre a sua própria existência e sobre o mundo ao seu redor. Por fim, o trabalho pretende defender a necessidade de uma reflexão continuada que considere o tempo - passado, presente e futuro – educacional na formação de sujeitos, instituições e sociedades críticas que consideram a importância do pensamento filosófico na construção de uma práxis pedagógica que promova uma educação para a liberdade
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