A filosofia para o pensar na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbuio, Kalú Maiara Benedet
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser.
id UNEMAT-1_70751cb2cb0f65a9454c0120f7e09e78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6325
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A filosofia para o pensar na infânciaAutonomiaFilosofiaPensarAgirEste artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632510.30681/reps.v13i2.6325Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 261-2712236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325/4653Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbuio, Kalú Maiara Benedet2023-08-09T17:48:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6325Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia para o pensar na infância
title A filosofia para o pensar na infância
spellingShingle A filosofia para o pensar na infância
Barbuio, Kalú Maiara Benedet
Autonomia
Filosofia
Pensar
Agir
title_short A filosofia para o pensar na infância
title_full A filosofia para o pensar na infância
title_fullStr A filosofia para o pensar na infância
title_full_unstemmed A filosofia para o pensar na infância
title_sort A filosofia para o pensar na infância
author Barbuio, Kalú Maiara Benedet
author_facet Barbuio, Kalú Maiara Benedet
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbuio, Kalú Maiara Benedet
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Filosofia
Pensar
Agir
topic Autonomia
Filosofia
Pensar
Agir
description Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325
10.30681/reps.v13i2.6325
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i2.6325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325/4653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 261-271
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922216620032