A filosofia para o pensar na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser. |
id |
UNEMAT-1_70751cb2cb0f65a9454c0120f7e09e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6325 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A filosofia para o pensar na infânciaAutonomiaFilosofiaPensarAgirEste artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632510.30681/reps.v13i2.6325Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 261-2712236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325/4653Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbuio, Kalú Maiara Benedet2023-08-09T17:48:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6325Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:45Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia para o pensar na infância |
title |
A filosofia para o pensar na infância |
spellingShingle |
A filosofia para o pensar na infância Barbuio, Kalú Maiara Benedet Autonomia Filosofia Pensar Agir |
title_short |
A filosofia para o pensar na infância |
title_full |
A filosofia para o pensar na infância |
title_fullStr |
A filosofia para o pensar na infância |
title_full_unstemmed |
A filosofia para o pensar na infância |
title_sort |
A filosofia para o pensar na infância |
author |
Barbuio, Kalú Maiara Benedet |
author_facet |
Barbuio, Kalú Maiara Benedet |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbuio, Kalú Maiara Benedet |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Filosofia Pensar Agir |
topic |
Autonomia Filosofia Pensar Agir |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como as crianças percebem, internalizam, interpretam e ressignificam suas ideias, pensamentos e conhecimentos por meio de um trabalho desenvolvido a partir da Filosofia e como esta pode auxiliar e preparar para que a criança seja capaz de construir, internalizar e concretizar novos pensamentos e ideias. A pesquisa teve como base teórica Matthew Lipman. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e observação participante em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede particular de ensino, no ano de 2019. A partir das ações de acompanhamento, evidenciamos o quão a Filosofia é importante na formação de crianças e como auxilia diretamente na maneira de agir, pensar e ser. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325 10.30681/reps.v13i2.6325 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i2.6325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6325/4653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 261-271 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922216620032 |