nature gives and nature takes: a qualitative comparison between canadian and german children about their concepts of ‘nature’
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30037 |
Resumo: | Com as preocupações acerca da passagem da Terra por uma transição ambiental se tor-nando mais proeminentes, este artigo pretende introduzir um estudo piloto que busca investigar as ideias comuns que as crianças têm a respeito da natureza, e o modo como tais ideias emergem no contexto de uma comunidade de investigação filosófica. Estamos particularmente interessados em uma comparação cultural entre crianças alemãs e cana-denses, de modo a notar se as diferenças culturais exercem influência sobre o modo como as crianças entendem e se sentem a respeito da natureza. Este estudo piloto contribui a um melhor entendimento das diferenças culturais que subjazem a percepção da natureza pe-las crianças. O propósito deste estudo é de investigar como, desde uma idade tenra, as crianças formam uma relação com a natureza, assim como o efeito que a natureza pode ter nas relações das crianças consigo mesmas, com os outros, e com seu ambiente. Além disso, o processo de investigação filosófica pode fornecer sensibilização à como as crianças refletem e sentem-se, conforme crescem dentro da atual cultura focada na sustentabilida-de ambiental e desenvolvimento econômico. Apesar do fato de pesquisas anteriores terem explorado a conceptualização infantil da natureza, uma abordagem qualitativa através do paradigma da Filosofia para Crianças ainda não foi implementado antes do presente estu-do. Este estudo foca em 16 crianças canadenses com idades entre 9 e 13 anos e 12 crianças alemãs com idades entre 7 e 15 anos, para ilustrar como específicas noções pré-concebidas de natureza podem moldar nossa individualidade e nossa conexão com relacionamentos humanos e ecológicos mais amplos. |
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nature gives and nature takes: a qualitative comparison between canadian and german children about their concepts of ‘nature’la naturaleza da y la naturaleza toma: una comparación cualitativa entre niños canadienses y alemanes acerca del concepto de naturalezanatureza dá e natureza leva: uma comparação qualitativa entre crianças canadenses e alemãs sobre seus conceitos de "natureza"philosophy for childrenphilosophy of natureenvironmentcanadian- german comparisonphilosophical inquirycommunity of inquiryfilosofia para criançasfilosofia da naturezameio ambientecomparação alemã-canadensefilosofía para niños y niñasfilosofía de la naturalezamedio ambientecooperación alemana- canadienseCom as preocupações acerca da passagem da Terra por uma transição ambiental se tor-nando mais proeminentes, este artigo pretende introduzir um estudo piloto que busca investigar as ideias comuns que as crianças têm a respeito da natureza, e o modo como tais ideias emergem no contexto de uma comunidade de investigação filosófica. Estamos particularmente interessados em uma comparação cultural entre crianças alemãs e cana-denses, de modo a notar se as diferenças culturais exercem influência sobre o modo como as crianças entendem e se sentem a respeito da natureza. Este estudo piloto contribui a um melhor entendimento das diferenças culturais que subjazem a percepção da natureza pe-las crianças. O propósito deste estudo é de investigar como, desde uma idade tenra, as crianças formam uma relação com a natureza, assim como o efeito que a natureza pode ter nas relações das crianças consigo mesmas, com os outros, e com seu ambiente. Além disso, o processo de investigação filosófica pode fornecer sensibilização à como as crianças refletem e sentem-se, conforme crescem dentro da atual cultura focada na sustentabilida-de ambiental e desenvolvimento econômico. Apesar do fato de pesquisas anteriores terem explorado a conceptualização infantil da natureza, uma abordagem qualitativa através do paradigma da Filosofia para Crianças ainda não foi implementado antes do presente estu-do. Este estudo foca em 16 crianças canadenses com idades entre 9 e 13 anos e 12 crianças alemãs com idades entre 7 e 15 anos, para ilustrar como específicas noções pré-concebidas de natureza podem moldar nossa individualidade e nossa conexão com relacionamentos humanos e ecológicos mais amplos.Con las preocupaciones en torno al paisaje de la tierra por un cambio climático se hacen más prominente, este artículo pretende introducir un estudio piloto que busca investigar las ideas en común que los niños y niñas tienen en relación a la naturaleza y el modo co-mo esas ideas emergen en el contexto de una comunidad de investigación filosófica. Es-tamos particularmente interesados en una comparación cultural entre niños y niñas ale-manas y canadienses. De manera que podamos notar si las diferencias culturales ejercen influencia en la forma en cómo los niños y niñas entienden y se siente respecto de la natu-raleza. Este estudio piloto contribuye con un mejor entendimiento de las diferencias cultu-rales que subyacen en la percepción de la naturaleza por los niños y niñas. El propósito del estudio es investigar cómo, desde una corta edad, los niños y niñas crean una relación con la naturaleza, así como el efecto que la naturaleza puede tener en las relaciones de los niños y niñas consigo mismo, con otros y otras, y con su entorno. Además de eso, el pro-ceso de investigación filosófica puede ofrecer sensibilización a la forma en cómo los niños y niños reflexionan y se sienten, conforme van creciendo dentro de la actual cultura enfo-cada en la sustentabilidad ambiental y desarrollo económico. A pesar de que que investi-gaciones anteriores han explorado la conceptualización infantil de la naturaleza, hasta ahora, un abordaje cualitativo a través del paradigma de la Filosofia para Ninos y Ninas, aún no fue implementado. Este estudio se enfoca en 16 niños y niñas canadienses, entre 9 y 13 años de edad y 12 niños y niñas alemanas, entre 7 y 15 años de edad, para ilustrar cómo específicas nociones preconcebidas de naturaleza pueden modelar nuestra indivi-dualidad y nuestra conexión con relaciones humanas y ecológicas más amplias.As concerns of the Earth heading towards environmental change is gaining more prominence, this article will introduce a pilot study intended to investigate the common ideas children have about nature and how such ideas emerge within a philosophical community of inquiry about nature. We are particularly interested in a cultural comparison between German and Canadian children in order to see if the different historical and cultural developments influence how children understand and feel about nature. This pilot study contributes towards a greater understanding of the cultural differences underlying how children’s perceptions of nature are tied to their identity formation. Furthermore, the process of philosophical inquiry may lend sensitivity to how children reflect and feel as they grow in today’s culture focused on environmental sustainability and economic development.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/3003710.12957/childphilo.2018.30037childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 30 (2018): mayo/sep.; 483-515childhood & philosophy; v. 14 n. 30 (2018): maio/ago.; 483-515childhood & philosophy; Vol. 14 No. 30 (2018): may/aug.; 483-5151984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. 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