la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: raffaini, patricia tavares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30623
Resumo: Monteiro Lobato ainda hoje é considerado um dos autores de literatura infanto-juvenil mais importantes em nosso país. Durante as décadas de trinta e quarenta do século XX, quando ele era sem dúvida o autor mais lido e admirado pelas crianças, ele se correspondeu com inúmeros leitores de todo o Brasil. Por meio das cartas percebemos inúmeros aspectos de como a leitura era feita, o cotidiano das crianças e jovens, suas opiniões sobre política, mas  o que essa documentação nos revela de mais interessante é a recepção da obra de Lobato pelo seu público leitor. Mais do que isso a epistolografia trocada com crianças e jovens nos revela como ele estava atento para a recepção de sua obra entre elas e, também, como modificava suas narrativas tendo como colaboradores seus próprios leitores. Nesse artigo pretendemos analisar um conjunto de  cartas específico que o escritor recebeu de uma menina: Maria de Lourdes. A menina não só se correspondeu com Lobato como deu tantas sugestões para obra que ele estava escrevendo que se transformou em uma das personagens da obra Reforma da Natureza e ajudou durante  toda a narrativa a personagem Emília a modificar animais, plantas e insetos do Sítio do Picapau Amarelo.
id UERJ-22_de2b3929921287342eb919e11e272b19
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30623
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturalezathe shared writing: monteiro lobato, the little frog and the renovation of naturea escrita compartilhada. monteiro lobato, rãzinha e a reforma da naturezareading historychildhood literatureMonteiro Lobatohistoria de la lecturaliteratura infanto-juvenilMonteiro Lobato.história da leituraliteratura infanto-juvenilmonteiro lobatoMonteiro Lobato ainda hoje é considerado um dos autores de literatura infanto-juvenil mais importantes em nosso país. Durante as décadas de trinta e quarenta do século XX, quando ele era sem dúvida o autor mais lido e admirado pelas crianças, ele se correspondeu com inúmeros leitores de todo o Brasil. Por meio das cartas percebemos inúmeros aspectos de como a leitura era feita, o cotidiano das crianças e jovens, suas opiniões sobre política, mas  o que essa documentação nos revela de mais interessante é a recepção da obra de Lobato pelo seu público leitor. Mais do que isso a epistolografia trocada com crianças e jovens nos revela como ele estava atento para a recepção de sua obra entre elas e, também, como modificava suas narrativas tendo como colaboradores seus próprios leitores. Nesse artigo pretendemos analisar um conjunto de  cartas específico que o escritor recebeu de uma menina: Maria de Lourdes. A menina não só se correspondeu com Lobato como deu tantas sugestões para obra que ele estava escrevendo que se transformou em uma das personagens da obra Reforma da Natureza e ajudou durante  toda a narrativa a personagem Emília a modificar animais, plantas e insetos do Sítio do Picapau Amarelo.Monteiro Lobato is still nowadays considered one of the most important authors of children'sliterature in our country. During the thirties and fourties of the twentieth century, when hewas arguably the most read and admired author for children, he corresponded with countlessreaders from all over Brazil. Through the letters we perceive many aspects of how readingwas done, the daily life of children and young people, their opinions about politics, but whatthis documentation reveals of most interesting to us is the reception of Lobato's work by hisreadership. More than that, the epistolographie with children and young people reveals howhe was attentive to the reception of his work among them and also how he modified hisnarratives, having as collaborators his own readers. In this article we intend to analyze aspecific set of letters that the writer received from a girl: Maria de Lourdes. The reader notonly corresponded with Lobato but also gave so many suggestions for his work that she became one of the characters in the work Reforma da Natureza, where she helped throughoutthe narrative the character Emília as they modify animals, plants and insects of the Sítio doPicapau Amarelo.Monteiro Lobato es considerado uno de los escritores de literatura infanto-juvenil másimportantes de Brasil. En las décadas del treinta y del cuarenta del siglo XX, cuando eraciertamente el escritor más leído y admirado por los niños, el autor intercambiabacorrespondencia con incontables lectores de todo el país. Por medio de las cartas percibimosvarios aspectos de cómo se realizaba la lectura, la vida cotidiana de los niños y de los jóvenesy sus opiniones sobre política. Sin embargo, lo más interesante que nos muestra esadocumentación es la recepción de la obra de Lobato por su público lector. El estudio de estasepístolas nos revela cómo el escritor construía su obra en consonancia con las reflexiones quesus jóvenes lectores hacían, cómo frecuentemente el cambiaba sus narrativas en parte paraatender solicitudes de los niños. En este artículo pretendemos analizar un conjunto decorrespondencias específicas que el escritor recibió con una niña: Maria de Lurdes. La lectorase correspondió con Lobato a comienzos de la década del 40 y en sus cartas encontramossugerencias que fueran añadidas al texto de la obra Reforma da Natureza. Las sugerenciasdadas por la niña fueron tan importantes que el escritor la transforma en un personaje y, a lolargo de la narrativa, ella y Emília se divierten modificando animales, plantas e insectos delSítio do Picapau Amarelo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/3062310.12957/childphilo.2018.30623childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 93-107childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 93-107childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 93-1071984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30623/22942raffaini, patricia tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-21T21:23:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30623Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-03-21T21:23:02Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
the shared writing: monteiro lobato, the little frog and the renovation of nature
a escrita compartilhada. monteiro lobato, rãzinha e a reforma da natureza
title la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
spellingShingle la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
raffaini, patricia tavares
reading history
childhood literature
Monteiro Lobato
historia de la lectura
literatura infanto-juvenil
Monteiro Lobato.
história da leitura
literatura infanto-juvenil
monteiro lobato
title_short la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
title_full la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
title_fullStr la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
title_full_unstemmed la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
title_sort la escritura compartida. monteiro lobato, ranita y la reforma de la naturaleza
author raffaini, patricia tavares
author_facet raffaini, patricia tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv raffaini, patricia tavares
dc.subject.por.fl_str_mv reading history
childhood literature
Monteiro Lobato
historia de la lectura
literatura infanto-juvenil
Monteiro Lobato.
história da leitura
literatura infanto-juvenil
monteiro lobato
topic reading history
childhood literature
Monteiro Lobato
historia de la lectura
literatura infanto-juvenil
Monteiro Lobato.
história da leitura
literatura infanto-juvenil
monteiro lobato
description Monteiro Lobato ainda hoje é considerado um dos autores de literatura infanto-juvenil mais importantes em nosso país. Durante as décadas de trinta e quarenta do século XX, quando ele era sem dúvida o autor mais lido e admirado pelas crianças, ele se correspondeu com inúmeros leitores de todo o Brasil. Por meio das cartas percebemos inúmeros aspectos de como a leitura era feita, o cotidiano das crianças e jovens, suas opiniões sobre política, mas  o que essa documentação nos revela de mais interessante é a recepção da obra de Lobato pelo seu público leitor. Mais do que isso a epistolografia trocada com crianças e jovens nos revela como ele estava atento para a recepção de sua obra entre elas e, também, como modificava suas narrativas tendo como colaboradores seus próprios leitores. Nesse artigo pretendemos analisar um conjunto de  cartas específico que o escritor recebeu de uma menina: Maria de Lourdes. A menina não só se correspondeu com Lobato como deu tantas sugestões para obra que ele estava escrevendo que se transformou em uma das personagens da obra Reforma da Natureza e ajudou durante  toda a narrativa a personagem Emília a modificar animais, plantas e insetos do Sítio do Picapau Amarelo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30623
10.12957/childphilo.2018.30623
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30623
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2018.30623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30623/22942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 93-107
childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 93-107
childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 93-107
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591735402496