A CONSUBSTANCIAÇÃO E FANTASMAGORIZAÇÃO DE WUTHERING HEIGHTS
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70665 |
Resumo: | Desde a sua primeira publicação em 1847, O morro dos ventos uivantes de Emily Brontë tem provocado inúmeros debates, seja em relação ao desconforto que as ações dos personagens Heathcliff e Cathy suscitaram por desviarem-se das normas e moral vitorianas, seja pelas inovações estruturais e linguísticas da obra. Com um enredo complexo, o romance tem sido analisado sob diversos aspectos, a fortuna crítica compreende interpretações de cunho marxista, psicanalítico, pós-colonialista, feminista, além de análises que enfatizam os elementos góticos e românticos. Neste artigo nos deteremos na questão do espaço em O morro dos ventos uivantes, especificamente pensando a herdade de Wuthering Heights como uma casa mal-assombrada, ou melhor, assinalando como acontece esse processo de fantasmagorização. Para tanto, o estudo baseia-se na noção freudiana de Umheimlich, no conceito de consubstanciação, bem como na ideia de contraespaço apresentada por Foucault. |
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A CONSUBSTANCIAÇÃO E FANTASMAGORIZAÇÃO DE WUTHERING HEIGHTSO morro dos ventos uivantes. Emily Brontë. Umheimlich. Casa mal-assombrada.Desde a sua primeira publicação em 1847, O morro dos ventos uivantes de Emily Brontë tem provocado inúmeros debates, seja em relação ao desconforto que as ações dos personagens Heathcliff e Cathy suscitaram por desviarem-se das normas e moral vitorianas, seja pelas inovações estruturais e linguísticas da obra. Com um enredo complexo, o romance tem sido analisado sob diversos aspectos, a fortuna crítica compreende interpretações de cunho marxista, psicanalítico, pós-colonialista, feminista, além de análises que enfatizam os elementos góticos e românticos. Neste artigo nos deteremos na questão do espaço em O morro dos ventos uivantes, especificamente pensando a herdade de Wuthering Heights como uma casa mal-assombrada, ou melhor, assinalando como acontece esse processo de fantasmagorização. Para tanto, o estudo baseia-se na noção freudiana de Umheimlich, no conceito de consubstanciação, bem como na ideia de contraespaço apresentada por Foucault. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/7066510.12957/abusoes.2023.70665Abusões; No. 20: (2023.1) Dossiê: Três séculos de Literatura do medo de autoria femininaAbusões; n. 20: (2023.1) Dossiê: Três séculos de Literatura do medo de autoria feminina2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/70665/45561Copyright (c) 2023 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCHIARI, GISELE GEMMI2023-08-09T15:31:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70665Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2023-08-09T15:31:48Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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