O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353 |
Resumo: | Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico. |
id |
UERJ-24_6a09418152b8e29a6e7ab25f8e5f01f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/66353 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓSEça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico.Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico.Universidade do Estado do Rio de JaneiroAmaral Matos, XêniaNery, Antonio Augusto2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6635310.12957/abusoes.2022.66353Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América LatinaAbusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353/44170https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/66353/32773Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-15T19:33:51Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/66353Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-15T19:33:51Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
title |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
spellingShingle |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS Amaral Matos, Xênia Eça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico. |
title_short |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
title_full |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
title_fullStr |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
title_full_unstemmed |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
title_sort |
O GÓTICO E O NARRADOR NÃO NATURAL EM “MEMÓRIAS DE UMA FORÇA” DE EÇA DE QUEIRÓS |
author |
Amaral Matos, Xênia |
author_facet |
Amaral Matos, Xênia Nery, Antonio Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Nery, Antonio Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral Matos, Xênia Nery, Antonio Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico. |
topic |
Eça de Queirós; “Memórias de uma forca”; narrador; unnatural voices; gótico. |
description |
Diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, de acordo com Maria Leonor Machado de Sousa (1979), a literatura gótica em Portugal é uma tradição timidamente explorada pelos escritores ao longo dos anos. Todavia, a ideia não exclui o fato de que grandes escritores, como Eça de Queirós (1845-1900) tenham dialogado com essa estética. Considerando a narrativa curta “Memórias de uma forca”, publicada por Eça em 1867 e coligida no volume póstumo Prosas Bárbaras, de 1903, o objetivo deste estudo é analisar a presença de elementos góticos na composição do texto, mais especificamente, a voz narrativa incomum que conduz o enredo, a própria forca que dá título à ficção. Assim, averiguar-se-á de que modo essa narradora configura-se como uma voz narrativa “não natural” encontrada na literatura oitocentista. Para tanto, considerar-se-á as proposições de Richardson (2006, 2012) e Alber (2011) sobre a narratologia e as unnatural voices, bem como as reflexões críticas de Stevens (2000), Punter e Byron (2004) e França (2017) sobre o gótico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353 10.12957/abusoes.2022.66353 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2022.66353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/66353/44170 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/66353/32773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina Abusões; n. 19: (2022.2) Dossiê: Gótico Ibero-americano: produções góticas na Península Ibérica e na América Latina 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292508381184 |