REPETIÇÃO SEM REPLICAÇÃO: ADAPTAÇÃO E FOCALIZAÇÃO EM WESTWORLD
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/54991 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o seriado da HBO Westworld (Jonathan Nolan; Lisa Joy, 2016-) como adaptação do filme Westworld (Michael Crichton, 1973). A análise irá se deter especialmente nas duas primeiras temporadas, embora faça considerações envolvendo a terceira. Para tanto, iniciaremos com considerações a respeito do gênero da ficção científica, e em seguida, lança mão da teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), pensando a adaptação pelo seu viés duplo — enquanto produto e processo de criação, relacionando-o à ideia de narrativa complexa, de Jason Mittel (2015). Também traçaremos paralelos com o modelo proposto por Robert Stam (2006), além das considerações discursivas acerca da focalização utilizada no seriado e no filme, baseando-se no modelo de estudo elaborado por Gérard Genette (2017) com complementações de Carlos Reis (2018). Este trabalho também traça alguns dos intertextos encontrados na série, identificando-os como índices que contribuem para a complexificação da narrativa, além de um discurso permeado a diversas referências aos videogames. |
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REPETIÇÃO SEM REPLICAÇÃO: ADAPTAÇÃO E FOCALIZAÇÃO EM WESTWORLDWestworld; Adaptação; Seriado; Ficção CientíficaEste trabalho tem por objetivo analisar o seriado da HBO Westworld (Jonathan Nolan; Lisa Joy, 2016-) como adaptação do filme Westworld (Michael Crichton, 1973). A análise irá se deter especialmente nas duas primeiras temporadas, embora faça considerações envolvendo a terceira. Para tanto, iniciaremos com considerações a respeito do gênero da ficção científica, e em seguida, lança mão da teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), pensando a adaptação pelo seu viés duplo — enquanto produto e processo de criação, relacionando-o à ideia de narrativa complexa, de Jason Mittel (2015). Também traçaremos paralelos com o modelo proposto por Robert Stam (2006), além das considerações discursivas acerca da focalização utilizada no seriado e no filme, baseando-se no modelo de estudo elaborado por Gérard Genette (2017) com complementações de Carlos Reis (2018). Este trabalho também traça alguns dos intertextos encontrados na série, identificando-os como índices que contribuem para a complexificação da narrativa, além de um discurso permeado a diversas referências aos videogames.Universidade do Estado do Rio de JaneiroMiranda, Allana Dilene de Araújo deMousinho Magalhães, Luiz Antonio2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/5499110.12957/abusoes.2021.54991Abusões; n. 16: (2021.3) Dossiê: Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamingsAbusões; n. 16: (2021.3) Dossiê: Gótico, Fantástico e Ficção Científica: séries cinematográficas, televisivas e de streamings2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/54991/38995https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/54991/39012Direitos autorais 2021 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-08T02:30:14Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/54991Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2021-09-08T02:30:14Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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