Era uma vez em Westworld
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.165541 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/165541 |
Resumo: | Este artigo analisa a ficção televisiva Westworld buscando elucidar a inserção da série na onda distópica contemporânea e sua representação de uma crise do sujeito humanista moderno. Outros aspectos destacados são a relação entre humanos e máquinas, sua ressignificação dos códigos do western cinematográfico, sua complexidade narrativa e as alusões à iconografia da pintura de natureza morta. |
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Era uma vez em WestworldÉrase una vez en WestworldOnce upon a time in the WestworldWestworldDystopiaCyber-paranoiaTrompe-l'oeilWestworlddistopíaparanoia cibernéticatrompe-l'oeilWestworlddistopiaparanoia cibernéticatrompe-l'oeilEste artigo analisa a ficção televisiva Westworld buscando elucidar a inserção da série na onda distópica contemporânea e sua representação de uma crise do sujeito humanista moderno. Outros aspectos destacados são a relação entre humanos e máquinas, sua ressignificação dos códigos do western cinematográfico, sua complexidade narrativa e as alusões à iconografia da pintura de natureza morta.El artículo analiza la ficción televisiva Westworld en vista de una reciente oleada de distopías, tratando de comprender como la serie opera la representación de una crisis del sujeto humanista moderno. Otros aspectos señalados son la relación entre humanos y máquinas, la resignificación de los elementos del western cinematográfico, la complejidad narrativa de la serie y sus alusiones a la iconografía de la pintura de bodegones.This article investigates how the TV series Westworld fits into the contemporary dystopian wave, and its depiction of a crisis of the modern humanist subject. Other issues stressed throughout the article are the relationship between humans and machines, the resignification of the codes of cinematic western, the series’ narrative complexity, and the allusions to still life painting’s iconography.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16554110.11606/issn.2178-0447.ars.2020.165541ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 107 - 137ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 107 - 137ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 107 - 1372178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/165541/160470Copyright (c) 2020 Luiz Carlos Oliveira Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Junior, Luiz Carlos2020-05-21T12:12:41Zoai:revistas.usp.br:article/165541Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-05-21T12:12:41ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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