Forma e funcionalidade da informática na educação numa perspectiva inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/66132 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a forma e a funcionalidade da informática na educação numa perspectiva inclusiva, o que implica pensar o espaço educativo na Modernidade e/ou Pós-Modernidade. Vivemos num mundo conectado em telas e nesse sentido o espaço global carece de uma epistemologia metodológica que faça um sentido mais claro, adequado e coerente, articulando a forma e a funcionalidade da informática na educação e pensando a escola enquanto uma comunidade escolar onde todos os membros consideram-se pertencentes e capacitados para darem as suas contribuições. A educação moderna é uma educação inclusiva, uma educação pensada para todos e todas, sem nenhuma distinção e que tem como lema principal não se resolver as diferenças e nem se padronizar a igualdade nas relações estabelecidas no cotidiano da escola brasileira. O desenho reflexivo do estudo reúne uma grande diversidade de pontos de vista sobre o objeto investigado e coloca à disposição do leitor uma relevante reflexão para pensar esse campo no contexto da educação brasileira. |
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Forma e funcionalidade da informática na educação numa perspectiva inclusivaInformática; Educação; Inclusão; Escola.Este artigo tem como objetivo refletir sobre a forma e a funcionalidade da informática na educação numa perspectiva inclusiva, o que implica pensar o espaço educativo na Modernidade e/ou Pós-Modernidade. Vivemos num mundo conectado em telas e nesse sentido o espaço global carece de uma epistemologia metodológica que faça um sentido mais claro, adequado e coerente, articulando a forma e a funcionalidade da informática na educação e pensando a escola enquanto uma comunidade escolar onde todos os membros consideram-se pertencentes e capacitados para darem as suas contribuições. A educação moderna é uma educação inclusiva, uma educação pensada para todos e todas, sem nenhuma distinção e que tem como lema principal não se resolver as diferenças e nem se padronizar a igualdade nas relações estabelecidas no cotidiano da escola brasileira. O desenho reflexivo do estudo reúne uma grande diversidade de pontos de vista sobre o objeto investigado e coloca à disposição do leitor uma relevante reflexão para pensar esse campo no contexto da educação brasileira.Universidade do Estado do Rio de JaneiroQueiroz, Paulo Pires de2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/6613210.12957/impacto.2022.66132Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e661322764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/66132/41701Direitos autorais 2022 Paulo Pires de Queirozhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:55:59Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/66132Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:55:59Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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