A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Fabiane Matos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas. Ciências da saúde (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo de estudo investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, junto a dez professores de Educação Física de uma escola pública do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.
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