A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas. Ciências da saúde (Online) |
DOI: | 10.5102/ucs.v15i1.4293 |
Texto Completo: | https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo de estudo investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, junto a dez professores de Educação Física de uma escola pública do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo. |
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