A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Fabiane Matos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas. Ciências da saúde (Online)
DOI: 10.5102/ucs.v15i1.4293
Texto Completo: https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo de estudo investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, junto a dez professores de Educação Física de uma escola pública do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.
id UNICEUB-2_a4350a95ebaf306cca6f5c984faee8f0
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/4293
network_acronym_str UNICEUB-2
network_name_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
spelling A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docenteInclusão. Educação Física. Contexto escolar. Visão dos docentes.A presente pesquisa teve como objetivo de estudo investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, junto a dez professores de Educação Física de uma escola pública do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.UniCEUBCentro Universitário de Brasília- UniCEUBLara, Fabiane MatosPinto, Celeida Belchior Garcia Cintra2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/429310.5102/ucs.v15i1.4293Universitas: Ciências da Saúde; v. 15, n. 1 (2017); 67-741981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293/3494info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T10:25:59Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/4293Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2017-06-27T10:25:59Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
title A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
spellingShingle A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
Lara, Fabiane Matos
Inclusão. Educação Física. Contexto escolar. Visão dos docentes.
Lara, Fabiane Matos
Inclusão. Educação Física. Contexto escolar. Visão dos docentes.
title_short A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
title_full A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
title_fullStr A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
title_full_unstemmed A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
title_sort A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente
author Lara, Fabiane Matos
author_facet Lara, Fabiane Matos
Lara, Fabiane Matos
Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
author_role author
author2 Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro Universitário de Brasília- UniCEUB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Fabiane Matos
Pinto, Celeida Belchior Garcia Cintra
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão. Educação Física. Contexto escolar. Visão dos docentes.
topic Inclusão. Educação Física. Contexto escolar. Visão dos docentes.
description A presente pesquisa teve como objetivo de estudo investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, junto a dez professores de Educação Física de uma escola pública do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293
10.5102/ucs.v15i1.4293
url https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293
identifier_str_mv 10.5102/ucs.v15i1.4293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/4293/3494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Ciências da Saúde; v. 15, n. 1 (2017); 67-74
1981-9730
1678-5398
reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
collection Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv ||universitas.saude@uniceub.br
_version_ 1822179187118571520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5102/ucs.v15i1.4293