Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Impacto (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299 |
Resumo: | Um dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema. |
id |
UERJ-26_b90d83c6ed27e3df1327c69062061db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65299 |
network_acronym_str |
UERJ-26 |
network_name_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagemrepresentações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de químicaUm dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCNPqBicalho, HelenOliveira, LeandroJusti, Rosária2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/6529910.12957/impacto.2022.65299Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e652992764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299/41392Direitos autorais 2022 Helen Bicalho, Leandro Oliveira, Rosária Justihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:55:59Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65299Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:55:59Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
title |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
spellingShingle |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem Bicalho, Helen representações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de química |
title_short |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
title_full |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
title_fullStr |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
title_full_unstemmed |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
title_sort |
Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem |
author |
Bicalho, Helen |
author_facet |
Bicalho, Helen Oliveira, Leandro Justi, Rosária |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Leandro Justi, Rosária |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bicalho, Helen Oliveira, Leandro Justi, Rosária |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de química |
topic |
representações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de química |
description |
Um dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299 10.12957/impacto.2022.65299 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299 |
identifier_str_mv |
10.12957/impacto.2022.65299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299/41392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Helen Bicalho, Leandro Oliveira, Rosária Justi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Helen Bicalho, Leandro Oliveira, Rosária Justi https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e65299 2764-7161 reponame:Impacto (Rio de Janeiro) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Impacto (Rio de Janeiro) |
collection |
Impacto (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
impacto@fis.uerj.br |
_version_ |
1796798417040572416 |