Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho, Helen
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Leandro, Justi, Rosária
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Impacto (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299
Resumo: Um dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema.
id UERJ-26_b90d83c6ed27e3df1327c69062061db1
oai_identifier_str oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65299
network_acronym_str UERJ-26
network_name_str Impacto (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagemrepresentações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de químicaUm dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCNPqBicalho, HelenOliveira, LeandroJusti, Rosária2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/6529910.12957/impacto.2022.65299Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e652992764-7161reponame:Impacto (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299/41392Direitos autorais 2022 Helen Bicalho, Leandro Oliveira, Rosária Justihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-27T23:55:59Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65299Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/oaiimpacto@fis.uerj.br2764-71612764-7161opendoar:2022-12-27T23:55:59Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
title Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
spellingShingle Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
Bicalho, Helen
representações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de química
title_short Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
title_full Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
title_fullStr Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
title_full_unstemmed Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
title_sort Processos de produção de representações vivenciados por estudantes em contextos de ensino fundamentado em modelagem
author Bicalho, Helen
author_facet Bicalho, Helen
Oliveira, Leandro
Justi, Rosária
author_role author
author2 Oliveira, Leandro
Justi, Rosária
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Helen
Oliveira, Leandro
Justi, Rosária
dc.subject.por.fl_str_mv representações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de química
topic representações; visualizações; ensino fundamentado em modelagem; ensino de química
description Um dos objetivos da Educação em Ciências é que estudantes construam conhecimentos e desenvolvam habilidades que os capacitem a atuar como cidadãos críticos na sociedade. Em relação à Química, aspectos relacionados à compreensão e ao uso de seus três níveis (macroscópico, submicroscópico e simbólico); às transições entre estes três níveis visando uma melhor compreensão de ideias e fenômenos; e à expressão de conhecimentos em diferentes modos de representação são essenciais. Nesse sentido, o envolvimento de estudantes em práticas científicas tem-se mostrado uma abordagem profícua. Visando investigar a utilização de modos de representação por estudantes ao participarem de atividades centradas em uma dessas práticas – a modelagem –, identificamos e analisamos os modos de representação usados por eles, assim como possíveis relações entre a utilização desses modos e aspectos vivenciados em diversas etapas do processo de modelagem. O estudo envolveu 13 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio que participaram de um curso extraclasse cujas atividades se baseavam em modelagem. Os dados foram coletados a partir de gravações em áudio e vídeo das aulas, que foram transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciam que os contextos de modelagem, a natureza das entidades modeladas, os modos de se promover uma instrução coerente com o referencial teórico adotado por quem conduz o ensino e a criatividade dos estudantes são elementos essenciais para que eles possam comunicar suas ideias criando e utilizando representações. A discussão dos resultados visa contribuir tanto para a literatura da área quanto para fomentar ações docentes relacionadas ao tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299
10.12957/impacto.2022.65299
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299
identifier_str_mv 10.12957/impacto.2022.65299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/65299/41392
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Helen Bicalho, Leandro Oliveira, Rosária Justi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Helen Bicalho, Leandro Oliveira, Rosária Justi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências; n. 1 (2022): Janeiro / Dezembro; e65299
2764-7161
reponame:Impacto (Rio de Janeiro)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Impacto (Rio de Janeiro)
collection Impacto (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Impacto (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv impacto@fis.uerj.br
_version_ 1796798417040572416