Aprendendo a reescrever decisões judiciais em perspectivas feministas: Uma experiência pedagógica transformadora e emancipatória na Amazônia brasileira
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Direito e Práxis |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79121 |
Resumo: | https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79121 O artigo descreve uma experiência de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas realizada no âmbito do Projeto Julgamentos Feministas da Universidade Federal de Roraima que, ao mobilizar os métodos dos saberes localizados, lugar de fala, teoria do ponto de vista feminista, pergunta pela mulher, posicionalidade e raciocínio prático feminista, questiona os dogmas da universalidade, neutralidade e objetividade do direito e demonstra que é possível escrever decisões judiciais mais justas e adequadas a mulheres marcadas pela interseccionalidade de gênero, raça, etnia, classe e origem, utilizando uma abordagem feminista, decolonial, interseccional e intercultural. A experiência descrita nos permitiu refletir sobre os ganhos e desafios da utilização pedagógica da reescrita no ensino jurídico e sobre o seu papel na construção de um ensino jurídico feminista, transformador e emancipatório. Palavras-chave: Reescrita Feminista; Interculturalidade; Experiências Didático-Pedagógicas; Ensino Jurídico Feminista. |
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Aprendendo a reescrever decisões judiciais em perspectivas feministas: Uma experiência pedagógica transformadora e emancipatória na Amazônia brasileiraLearning how to rewrite judicial decisions from a feminist perspective: A transformative and emancipatory pedagogical experience in the Brazilian AmazonFeminist RewritingInterculturalityDidactic-Pedagogical ExperiencesFeminist Legal EducationReescrita FeministaInterculturalidadeExperiências Didático-PedagógicasEnsino Jurídico Feministahttps://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79121 O artigo descreve uma experiência de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas realizada no âmbito do Projeto Julgamentos Feministas da Universidade Federal de Roraima que, ao mobilizar os métodos dos saberes localizados, lugar de fala, teoria do ponto de vista feminista, pergunta pela mulher, posicionalidade e raciocínio prático feminista, questiona os dogmas da universalidade, neutralidade e objetividade do direito e demonstra que é possível escrever decisões judiciais mais justas e adequadas a mulheres marcadas pela interseccionalidade de gênero, raça, etnia, classe e origem, utilizando uma abordagem feminista, decolonial, interseccional e intercultural. A experiência descrita nos permitiu refletir sobre os ganhos e desafios da utilização pedagógica da reescrita no ensino jurídico e sobre o seu papel na construção de um ensino jurídico feminista, transformador e emancipatório. Palavras-chave: Reescrita Feminista; Interculturalidade; Experiências Didático-Pedagógicas; Ensino Jurídico Feminista. https://doi.org/10.1590/2179-8966/2022/61154 The article describes the experience of rewriting judicial decisions in feminist perspectives carried out under the auspices of the Feminist Judgments Project of the Federal University of Roraima which has adopted the feminist methods of situated knowledges, standpoint theory, feminist standpoint theory, asking the woman question, positionality and the feminist practical reasoning to question the dogmas of universality, neutrality and objectivity of Law and demonstrates that it is possible to write judicial decisions fairer and more adequate for women marked by the intersectionality of gender, race, ethnicity, class and origin, by using a feminist, decolonial, intersectional and intercultural approach. The described experience enabled us to reflect on the gains and the challenges of the pedagogical use of the feminist rewriting in legal education and discusses its role in achieving a feminist, transformative and emancipatory legal education. Keywords: Feminist Rewriting; Interculturality; Didactic-Pedagogical Experiences; Feminist Legal Education.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79121Direito e Práxis; Vol. 14 Núm. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2637-2663Direito e Práxis; Vol. 14 No. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2637-2663Revista Direito e Práxis; v. 14 n. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2637-26632179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79121/48050Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Rodrigues, PriscillaSilveira Menezes, Andrezza Gabrielli2023-12-06T12:49:27Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79121Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2023-12-06T12:49:27Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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