The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Direito e Práxis |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146 |
Resumo: | https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória. Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa. |
id |
UERJ-2_c733e0ccf592c6c68b3c5253457b8cca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79146 |
network_acronym_str |
UERJ-2 |
network_name_str |
Revista Direito e Práxis |
repository_id_str |
|
spelling |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal educationA escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas: Desafios e horizontes para o ensino jurídicoLegal educationFeminismsLegal clinicsRewritingCollaborative writingEnsino jurídicoFeminismosClínicas jurídicasReescritaEscrita colaborativahttps://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória. Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa.https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 This article aims to evaluate the collaborative writing process in the rewriting of decisions from feminist perspectives in legal clinics, highlighting its challenges and didactic-pedagogical horizons for legal education. The research is qualitative with a feminist analysis method and examines the experiences of the Clinic for Attention to Violence at the Federal University of Pará (CAV/UFPA) and the Women's Human Rights Clinic at the Ritter dos Reis University Center (UniRitter) through a bibliographical review and documentary research. At first, the rewriting project is presented, then the experiences of both Clinics and, finally, collaborative writing with a feminist perspective is discussed. In collaborative writing situations, the presence of other people can trigger a process of reflection on language and social practices in an even more intense way. Collaborative writing, with a feminist perspective, as a teaching methodology can enable not only criticism, but also the use of technique and anti-discriminatory legal language. Keywords: Legal education; Feminisms; Legal clinics; Rewriting; Collaborative writing.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146Direito e Práxis; Vol. 14 Núm. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711Direito e Práxis; Vol. 14 No. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711Revista Direito e Práxis; v. 14 n. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-27112179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146/48052Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Luanna TomazHein de Campos, Carmen2023-12-06T12:49:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79146Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2023-12-06T12:49:26Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education A escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas: Desafios e horizontes para o ensino jurídico |
title |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education |
spellingShingle |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education Souza, Luanna Tomaz Legal education Feminisms Legal clinics Rewriting Collaborative writing Ensino jurídico Feminismos Clínicas jurídicas Reescrita Escrita colaborativa |
title_short |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education |
title_full |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education |
title_fullStr |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education |
title_full_unstemmed |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education |
title_sort |
The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education |
author |
Souza, Luanna Tomaz |
author_facet |
Souza, Luanna Tomaz Hein de Campos, Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Hein de Campos, Carmen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Luanna Tomaz Hein de Campos, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Legal education Feminisms Legal clinics Rewriting Collaborative writing Ensino jurídico Feminismos Clínicas jurídicas Reescrita Escrita colaborativa |
topic |
Legal education Feminisms Legal clinics Rewriting Collaborative writing Ensino jurídico Feminismos Clínicas jurídicas Reescrita Escrita colaborativa |
description |
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória. Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146/48052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxis https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxis https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Direito e Práxis; Vol. 14 Núm. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711 Direito e Práxis; Vol. 14 No. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711 Revista Direito e Práxis; v. 14 n. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711 2179-8966 reponame:Revista Direito e Práxis instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Direito e Práxis |
collection |
Revista Direito e Práxis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com |
_version_ |
1799318392192106496 |