The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Luanna Tomaz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hein de Campos, Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Práxis
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146
Resumo: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória.  Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa.
id UERJ-2_c733e0ccf592c6c68b3c5253457b8cca
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79146
network_acronym_str UERJ-2
network_name_str Revista Direito e Práxis
repository_id_str
spelling The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal educationA escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas: Desafios e horizontes para o ensino jurídicoLegal educationFeminismsLegal clinicsRewritingCollaborative writingEnsino jurídicoFeminismosClínicas jurídicasReescritaEscrita colaborativahttps://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória.  Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa.https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 This article aims to evaluate the collaborative writing process in the rewriting of decisions from feminist perspectives in legal clinics, highlighting its challenges and didactic-pedagogical horizons for legal education. The research is qualitative with a feminist analysis method and examines the experiences of the Clinic for Attention to Violence at the Federal University of Pará (CAV/UFPA) and the Women's Human Rights Clinic at the Ritter dos Reis University Center (UniRitter) through a bibliographical review and documentary research. At first, the rewriting project is presented, then the experiences of both Clinics and, finally, collaborative writing with a feminist perspective is discussed. In collaborative writing situations, the presence of other people can trigger a process of reflection on language and social practices in an even more intense way. Collaborative writing, with a feminist perspective, as a teaching methodology can enable not only criticism, but also the use of technique and anti-discriminatory legal language. Keywords: Legal education; Feminisms; Legal clinics; Rewriting; Collaborative writing.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146Direito e Práxis; Vol. 14 Núm. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711Direito e Práxis; Vol. 14 No. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711Revista Direito e Práxis; v. 14 n. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-27112179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146/48052Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Luanna TomazHein de Campos, Carmen2023-12-06T12:49:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/79146Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2023-12-06T12:49:26Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
A escrita colaborativa de reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas e as clínicas jurídicas: Desafios e horizontes para o ensino jurídico
title The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
spellingShingle The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
Souza, Luanna Tomaz
Legal education
Feminisms
Legal clinics
Rewriting
Collaborative writing
Ensino jurídico
Feminismos
Clínicas jurídicas
Reescrita
Escrita colaborativa
title_short The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
title_full The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
title_fullStr The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
title_full_unstemmed The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
title_sort The collaborative writing of rewriting judicial decisions in feminist perspectives and legal clinics: Challenges and horizons for legal education
author Souza, Luanna Tomaz
author_facet Souza, Luanna Tomaz
Hein de Campos, Carmen
author_role author
author2 Hein de Campos, Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Luanna Tomaz
Hein de Campos, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Legal education
Feminisms
Legal clinics
Rewriting
Collaborative writing
Ensino jurídico
Feminismos
Clínicas jurídicas
Reescrita
Escrita colaborativa
topic Legal education
Feminisms
Legal clinics
Rewriting
Collaborative writing
Ensino jurídico
Feminismos
Clínicas jurídicas
Reescrita
Escrita colaborativa
description https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/79146 O presente artigo tem como objetivo avaliar o processo de escrita colaborativa nas reescritas de decisões em perspectivas feministas em clínicas jurídicas, destacando seus desafios e horizontes didático-pedagógicos para o ensino jurídico. A pesquisa é qualitativa com método de análise feminista e examina experiências da Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) e da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Em um primeiro momento, apresenta-se o projeto de reescrita. Em seguida, as experiências de ambas as Clínicas e, por fim, discute-se a escrita colaborativa com perspectiva feminista. Em situações de escrita colaborativa, a presença de outras pessoas pode suscitar um processo de reflexão sobre a linguagem e as práticas sociais de forma ainda mais intensa. A escrita colaborativa, com perspectiva feminista, como metodologia de ensino pode possibilitar não só a crítica, mas também o uso da técnica e da linguagem jurídica antidiscriminatória.  Palavras-chave: Ensino jurídico; Feminismos; Clínicas jurídicas; Reescrita; Escrita colaborativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/79146/48052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxis
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Direito e Práxis; Vol. 14 Núm. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711
Direito e Práxis; Vol. 14 No. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711
Revista Direito e Práxis; v. 14 n. 4 (2023): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 2688-2711
2179-8966
reponame:Revista Direito e Práxis
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Direito e Práxis
collection Revista Direito e Práxis
repository.name.fl_str_mv Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com
_version_ 1799318392192106496