A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamel, Marcio Renan
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendes, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Direito e Práxis
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/2443
Resumo: DOI 10.12957/dep.2012.2443Resumo Este trabalho aborda a discussão em torno do modo de apresentação do direito diante da população e visa a demonstrar a existência da excessiva formalidade em sua aplicação. A pesquisa se utiliza dos métodos dedutivo e dialético, apresentando posições inovadoras na prestação jurisdicional. Por meio da mediação entre a dogmática positivista e a compreensão da população, objetiva identificar elementos de aproximação entre as partes. Em seu desenvolvimento, relata que existe uma industrialização do ensino jurídico e que o fato de haver lucro com esse fenômeno gerou imobilidade por parte dos doutrinadores e acentuação de ausência de crítica nos métodos utilizados em sala de aula. Aborda, igualmente, que, em decorrência dessa imobilidade, as decisões judiciais se estagnaram em seu modo de aplicação, baseando-se em teses mecânicas e na própria jurisprudência, que não passa de um endosso ao que já é história. Aduz, ainda, que o excesso de formalidade, ao invés de padronizar a instrumentalidade nos atos processuais, acentua de modo incisivo a diferença entre o entendimento de quem aplica e de quem sofre a aplicação do direito. Busca, por fim, a presente pesquisa alternativas para atenuação da problemática camuflada pela dogmática, visando, por meio de políticas de mediação, a aproximar da população o operador do direito, que é também um agente social. Palavras-chave: Discurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade. Abstract This work focuses the discussion on the manner of the Law presentation for population and aims to demonstrate the existence of excessive formality in its application. This research uses deductive and dialectical methods, featuring innovative positions in adjudications through mediation between, dogmatic positivist and population understanding, also aims to identify elements of approach between the parties. In its development, reports that there is an industrialization of legal education and the fact that there is profit through this phenomenon,  it generated by stillness of scholars and accentuated the absence of criticism in the methods used in classroom. It also discusses that in consequence of this immobility, judicial decisions stagnated in its model of application, based on theses and mechanical jurisprudence itself, which is merely an endorsement of that already is in the history. Adducts even  the excess of form, instead of standardize the instrumentality in the procedural acts, and so stresses the difference between the incisive understanding of who applies it and who suffers the application of the law. Finally, this research searches alternatives to mitigate the problems hidden by the dogmatic, aiming through political mediation, to approximate the population of the operator, who is also a social worker. Key-words: Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - Formality. 
id UERJ-2_e3df7bbafedc2ef9a4123ea57a01a5dd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/2443
network_acronym_str UERJ-2
network_name_str Revista Direito e Práxis
repository_id_str
spelling A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and realityDiscurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade / Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - FormalityDOI 10.12957/dep.2012.2443Resumo Este trabalho aborda a discussão em torno do modo de apresentação do direito diante da população e visa a demonstrar a existência da excessiva formalidade em sua aplicação. A pesquisa se utiliza dos métodos dedutivo e dialético, apresentando posições inovadoras na prestação jurisdicional. Por meio da mediação entre a dogmática positivista e a compreensão da população, objetiva identificar elementos de aproximação entre as partes. Em seu desenvolvimento, relata que existe uma industrialização do ensino jurídico e que o fato de haver lucro com esse fenômeno gerou imobilidade por parte dos doutrinadores e acentuação de ausência de crítica nos métodos utilizados em sala de aula. Aborda, igualmente, que, em decorrência dessa imobilidade, as decisões judiciais se estagnaram em seu modo de aplicação, baseando-se em teses mecânicas e na própria jurisprudência, que não passa de um endosso ao que já é história. Aduz, ainda, que o excesso de formalidade, ao invés de padronizar a instrumentalidade nos atos processuais, acentua de modo incisivo a diferença entre o entendimento de quem aplica e de quem sofre a aplicação do direito. Busca, por fim, a presente pesquisa alternativas para atenuação da problemática camuflada pela dogmática, visando, por meio de políticas de mediação, a aproximar da população o operador do direito, que é também um agente social. Palavras-chave: Discurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade. Abstract This work focuses the discussion on the manner of the Law presentation for population and aims to demonstrate the existence of excessive formality in its application. This research uses deductive and dialectical methods, featuring innovative positions in adjudications through mediation between, dogmatic positivist and population understanding, also aims to identify elements of approach between the parties. In its development, reports that there is an industrialization of legal education and the fact that there is profit through this phenomenon,  it generated by stillness of scholars and accentuated the absence of criticism in the methods used in classroom. It also discusses that in consequence of this immobility, judicial decisions stagnated in its model of application, based on theses and mechanical jurisprudence itself, which is merely an endorsement of that already is in the history. Adducts even  the excess of form, instead of standardize the instrumentality in the procedural acts, and so stresses the difference between the incisive understanding of who applies it and who suffers the application of the law. Finally, this research searches alternatives to mitigate the problems hidden by the dogmatic, aiming through political mediation, to approximate the population of the operator, who is also a social worker. Key-words: Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - Formality. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/244310.12957/dep.2012.2443Direito e Práxis; Vol. 3 Núm. 1 (2012): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 129-143Direito e Práxis; Vol. 3 No. 1 (2012): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 129-143Revista Direito e Práxis; v. 3 n. 1 (2012): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 129-1432179-8966reponame:Revista Direito e Práxisinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/2443/2523Hamel, Marcio RenanMendes, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T15:20:59Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/2443Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/oai||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com2179-89662179-8966opendoar:2014-04-15T15:20:59Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
title A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
spellingShingle A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
Hamel, Marcio Renan
Discurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade / Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - Formality
title_short A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
title_full A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
title_fullStr A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
title_full_unstemmed A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
title_sort A dogmática e o discurso jurídico entre a ciência e a realidade / Dogmatic and legal discourse between science and reality
author Hamel, Marcio Renan
author_facet Hamel, Marcio Renan
Mendes, Ana Isabel
author_role author
author2 Mendes, Ana Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamel, Marcio Renan
Mendes, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade / Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - Formality
topic Discurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade / Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - Formality
description DOI 10.12957/dep.2012.2443Resumo Este trabalho aborda a discussão em torno do modo de apresentação do direito diante da população e visa a demonstrar a existência da excessiva formalidade em sua aplicação. A pesquisa se utiliza dos métodos dedutivo e dialético, apresentando posições inovadoras na prestação jurisdicional. Por meio da mediação entre a dogmática positivista e a compreensão da população, objetiva identificar elementos de aproximação entre as partes. Em seu desenvolvimento, relata que existe uma industrialização do ensino jurídico e que o fato de haver lucro com esse fenômeno gerou imobilidade por parte dos doutrinadores e acentuação de ausência de crítica nos métodos utilizados em sala de aula. Aborda, igualmente, que, em decorrência dessa imobilidade, as decisões judiciais se estagnaram em seu modo de aplicação, baseando-se em teses mecânicas e na própria jurisprudência, que não passa de um endosso ao que já é história. Aduz, ainda, que o excesso de formalidade, ao invés de padronizar a instrumentalidade nos atos processuais, acentua de modo incisivo a diferença entre o entendimento de quem aplica e de quem sofre a aplicação do direito. Busca, por fim, a presente pesquisa alternativas para atenuação da problemática camuflada pela dogmática, visando, por meio de políticas de mediação, a aproximar da população o operador do direito, que é também um agente social. Palavras-chave: Discurso Jurídico – Dogmática – Ensino Jurídico – Formalidade. Abstract This work focuses the discussion on the manner of the Law presentation for population and aims to demonstrate the existence of excessive formality in its application. This research uses deductive and dialectical methods, featuring innovative positions in adjudications through mediation between, dogmatic positivist and population understanding, also aims to identify elements of approach between the parties. In its development, reports that there is an industrialization of legal education and the fact that there is profit through this phenomenon,  it generated by stillness of scholars and accentuated the absence of criticism in the methods used in classroom. It also discusses that in consequence of this immobility, judicial decisions stagnated in its model of application, based on theses and mechanical jurisprudence itself, which is merely an endorsement of that already is in the history. Adducts even  the excess of form, instead of standardize the instrumentality in the procedural acts, and so stresses the difference between the incisive understanding of who applies it and who suffers the application of the law. Finally, this research searches alternatives to mitigate the problems hidden by the dogmatic, aiming through political mediation, to approximate the population of the operator, who is also a social worker. Key-words: Legal Discourse - Dogmatic - Legal Education - Formality. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/2443
10.12957/dep.2012.2443
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/2443
identifier_str_mv 10.12957/dep.2012.2443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/2443/2523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Direito e Práxis; Vol. 3 Núm. 1 (2012): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 129-143
Direito e Práxis; Vol. 3 No. 1 (2012): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 129-143
Revista Direito e Práxis; v. 3 n. 1 (2012): REVISTA DIREITO E PRÁXIS; 129-143
2179-8966
reponame:Revista Direito e Práxis
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Direito e Práxis
collection Revista Direito e Práxis
repository.name.fl_str_mv Revista Direito e Práxis - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||carolvestena@gmail.com|| jr-cunha@uol.com.br|| direitoepraxis@gmail.com
_version_ 1799318387087638528