Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Leonardo Hernandes de Souza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mattos,Rafael da Silva, Castro,Juliana Brandão Pinto de, Therezinha Luz,Madel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000401309
Resumo: Resumo A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge principalmente mulheres, chegando a acometer cerca de 2% da população brasileira, sendo caracterizada principalmente por dor musculoesquelética crônica e difusa e por 11 de 18 pontos dolorosos à palpação. O diagnóstico é predominantemente clínico e marcado pela ausência de substrato anatômico, confrontando a racionalidade médica ocidental. As práticas corporais de saúde vêm sendo utilizadas como terapêutica não farmacológica para pacientes com fibromialgia. O objetivo desta pesquisa foi analisar o acolhimento e a humanização do cuidado nas práticas corporais de saúde para mulheres diagnosticadas com fibromialgia participantes do programa de extensão “Práticas Corporais de Saúde” (PRACORSAU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas abertas com oito mulheres diagnosticadas com fibromialgia. A metodologia de análise dos dados usada baseou-se na obra A ordem do discurso, de Foucault. Constatou-se, através das falas das mulheres, que o PRACORSAU acolhe e promove o vínculo entre as mulheres que integram as atividades. Todas as pessoas que chegam a um serviço de saúde devem ter a necessidade identificada e obter uma resposta imediata à sua situação. O acolhimento precisa ser reconhecido, pelos profissionais, como um instrumento para reestruturar e redefinir a atenção em saúde.
id UERJ-3_71e8a199b9282f2c1d31067140eb115f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312017000401309
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanizaçãofibromialgiapráticas corporais de saúdeacolhimentoResumo A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge principalmente mulheres, chegando a acometer cerca de 2% da população brasileira, sendo caracterizada principalmente por dor musculoesquelética crônica e difusa e por 11 de 18 pontos dolorosos à palpação. O diagnóstico é predominantemente clínico e marcado pela ausência de substrato anatômico, confrontando a racionalidade médica ocidental. As práticas corporais de saúde vêm sendo utilizadas como terapêutica não farmacológica para pacientes com fibromialgia. O objetivo desta pesquisa foi analisar o acolhimento e a humanização do cuidado nas práticas corporais de saúde para mulheres diagnosticadas com fibromialgia participantes do programa de extensão “Práticas Corporais de Saúde” (PRACORSAU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas abertas com oito mulheres diagnosticadas com fibromialgia. A metodologia de análise dos dados usada baseou-se na obra A ordem do discurso, de Foucault. Constatou-se, através das falas das mulheres, que o PRACORSAU acolhe e promove o vínculo entre as mulheres que integram as atividades. Todas as pessoas que chegam a um serviço de saúde devem ter a necessidade identificada e obter uma resposta imediata à sua situação. O acolhimento precisa ser reconhecido, pelos profissionais, como um instrumento para reestruturar e redefinir a atenção em saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000401309Physis: Revista de Saúde Coletiva v.27 n.4 2017reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/s0103-73312017000400023info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Leonardo Hernandes de SouzaMattos,Rafael da SilvaCastro,Juliana Brandão Pinto deTherezinha Luz,Madelpor2018-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312017000401309Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2018-07-11T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
title Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
spellingShingle Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
Oliveira,Leonardo Hernandes de Souza
fibromialgia
práticas corporais de saúde
acolhimento
title_short Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
title_full Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
title_fullStr Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
title_full_unstemmed Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
title_sort Práticas corporais de saúde para pacientes com fibromialgia: acolhimento e humanização
author Oliveira,Leonardo Hernandes de Souza
author_facet Oliveira,Leonardo Hernandes de Souza
Mattos,Rafael da Silva
Castro,Juliana Brandão Pinto de
Therezinha Luz,Madel
author_role author
author2 Mattos,Rafael da Silva
Castro,Juliana Brandão Pinto de
Therezinha Luz,Madel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Leonardo Hernandes de Souza
Mattos,Rafael da Silva
Castro,Juliana Brandão Pinto de
Therezinha Luz,Madel
dc.subject.por.fl_str_mv fibromialgia
práticas corporais de saúde
acolhimento
topic fibromialgia
práticas corporais de saúde
acolhimento
description Resumo A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge principalmente mulheres, chegando a acometer cerca de 2% da população brasileira, sendo caracterizada principalmente por dor musculoesquelética crônica e difusa e por 11 de 18 pontos dolorosos à palpação. O diagnóstico é predominantemente clínico e marcado pela ausência de substrato anatômico, confrontando a racionalidade médica ocidental. As práticas corporais de saúde vêm sendo utilizadas como terapêutica não farmacológica para pacientes com fibromialgia. O objetivo desta pesquisa foi analisar o acolhimento e a humanização do cuidado nas práticas corporais de saúde para mulheres diagnosticadas com fibromialgia participantes do programa de extensão “Práticas Corporais de Saúde” (PRACORSAU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas abertas com oito mulheres diagnosticadas com fibromialgia. A metodologia de análise dos dados usada baseou-se na obra A ordem do discurso, de Foucault. Constatou-se, através das falas das mulheres, que o PRACORSAU acolhe e promove o vínculo entre as mulheres que integram as atividades. Todas as pessoas que chegam a um serviço de saúde devem ter a necessidade identificada e obter uma resposta imediata à sua situação. O acolhimento precisa ser reconhecido, pelos profissionais, como um instrumento para reestruturar e redefinir a atenção em saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000401309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312017000401309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-73312017000400023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.27 n.4 2017
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309033616605184