Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moimaz,Suzely Adas Saliba
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marques,Jeidson Antônio Morais, Saliba,Orlando, Garbin,Cléa Adas Saliba, Zina,Lívia Guimarães, Saliba,Nemre Adas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400019
Resumo: A avaliação do grau de satisfação dos usuários do sistema de saúde é um importante indicador a ser considerado no planejamento das ações. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de usuários dos serviços de saúde pública municipal quanto aos serviços utilizados. Este estudo tipo inquérito foi conduzido em cinco municípios do Estado de São Paulo. A amostra foi selecionada de forma estratificada e aleatória, sendo entrevistados 471 chefes de família ou respectivos cônjuges. Os dados qualitativos foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo, e os dados quantitativos foram processados utilizando-se o software estatístico Epi Info. Dentre os usuários dos cinco municípios, 93,0% utilizam o serviço municipal de saúde. Para 72,0%, os serviços de saúde prestados estão resolvendo os problemas e necessidades da população. Com base no acesso ao atendimento, 57,6% da população queixaram-se da presença de filas para o atendimento. Mais da metade (69,5%) afirmou ter confiança na equipe de saúde; no entanto, muitos relatos demonstraram a carência de um atendimento humanizado. Em relação aos serviços de saúde, 61,7% classificaram-os como ótimo ou bom. Conclui-se que a maior parte dos usuários mostrou-se satisfeita com os serviços de saúde municipais, apesar da grande quantidade de queixas quanto ao atendimento, falta de humanização e acolhimento, deficiência de recursos físicos e materiais. A percepção do usuário é de extrema importância ao se dimensionar o reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas no setor saúde, e serve como vetor de direcionamento e planejamento do serviço.
id UERJ-3_918b37d37e950a906ea498e391e9d938
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312010000400019
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúdeAvaliação em saúdePrograma Saúde da FamíliaSatisfação dos ConsumidoresServiços de SaúdeA avaliação do grau de satisfação dos usuários do sistema de saúde é um importante indicador a ser considerado no planejamento das ações. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de usuários dos serviços de saúde pública municipal quanto aos serviços utilizados. Este estudo tipo inquérito foi conduzido em cinco municípios do Estado de São Paulo. A amostra foi selecionada de forma estratificada e aleatória, sendo entrevistados 471 chefes de família ou respectivos cônjuges. Os dados qualitativos foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo, e os dados quantitativos foram processados utilizando-se o software estatístico Epi Info. Dentre os usuários dos cinco municípios, 93,0% utilizam o serviço municipal de saúde. Para 72,0%, os serviços de saúde prestados estão resolvendo os problemas e necessidades da população. Com base no acesso ao atendimento, 57,6% da população queixaram-se da presença de filas para o atendimento. Mais da metade (69,5%) afirmou ter confiança na equipe de saúde; no entanto, muitos relatos demonstraram a carência de um atendimento humanizado. Em relação aos serviços de saúde, 61,7% classificaram-os como ótimo ou bom. Conclui-se que a maior parte dos usuários mostrou-se satisfeita com os serviços de saúde municipais, apesar da grande quantidade de queixas quanto ao atendimento, falta de humanização e acolhimento, deficiência de recursos físicos e materiais. A percepção do usuário é de extrema importância ao se dimensionar o reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas no setor saúde, e serve como vetor de direcionamento e planejamento do serviço.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400019Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.4 2010reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312010000400019info:eu-repo/semantics/openAccessMoimaz,Suzely Adas SalibaMarques,Jeidson Antônio MoraisSaliba,OrlandoGarbin,Cléa Adas SalibaZina,Lívia GuimarãesSaliba,Nemre Adaspor2011-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312010000400019Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2011-01-20T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
title Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
spellingShingle Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
Moimaz,Suzely Adas Saliba
Avaliação em saúde
Programa Saúde da Família
Satisfação dos Consumidores
Serviços de Saúde
title_short Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
title_full Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
title_fullStr Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
title_full_unstemmed Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
title_sort Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde
author Moimaz,Suzely Adas Saliba
author_facet Moimaz,Suzely Adas Saliba
Marques,Jeidson Antônio Morais
Saliba,Orlando
Garbin,Cléa Adas Saliba
Zina,Lívia Guimarães
Saliba,Nemre Adas
author_role author
author2 Marques,Jeidson Antônio Morais
Saliba,Orlando
Garbin,Cléa Adas Saliba
Zina,Lívia Guimarães
Saliba,Nemre Adas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moimaz,Suzely Adas Saliba
Marques,Jeidson Antônio Morais
Saliba,Orlando
Garbin,Cléa Adas Saliba
Zina,Lívia Guimarães
Saliba,Nemre Adas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em saúde
Programa Saúde da Família
Satisfação dos Consumidores
Serviços de Saúde
topic Avaliação em saúde
Programa Saúde da Família
Satisfação dos Consumidores
Serviços de Saúde
description A avaliação do grau de satisfação dos usuários do sistema de saúde é um importante indicador a ser considerado no planejamento das ações. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de usuários dos serviços de saúde pública municipal quanto aos serviços utilizados. Este estudo tipo inquérito foi conduzido em cinco municípios do Estado de São Paulo. A amostra foi selecionada de forma estratificada e aleatória, sendo entrevistados 471 chefes de família ou respectivos cônjuges. Os dados qualitativos foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo, e os dados quantitativos foram processados utilizando-se o software estatístico Epi Info. Dentre os usuários dos cinco municípios, 93,0% utilizam o serviço municipal de saúde. Para 72,0%, os serviços de saúde prestados estão resolvendo os problemas e necessidades da população. Com base no acesso ao atendimento, 57,6% da população queixaram-se da presença de filas para o atendimento. Mais da metade (69,5%) afirmou ter confiança na equipe de saúde; no entanto, muitos relatos demonstraram a carência de um atendimento humanizado. Em relação aos serviços de saúde, 61,7% classificaram-os como ótimo ou bom. Conclui-se que a maior parte dos usuários mostrou-se satisfeita com os serviços de saúde municipais, apesar da grande quantidade de queixas quanto ao atendimento, falta de humanização e acolhimento, deficiência de recursos físicos e materiais. A percepção do usuário é de extrema importância ao se dimensionar o reflexo das ações que vem sendo desenvolvidas no setor saúde, e serve como vetor de direcionamento e planejamento do serviço.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312010000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.4 2010
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309031613825024