Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaliere,Maria Lucia Alves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza,Jerusa Mônica de Abreu, Barbosa,José Silvio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400014
Resumo: Fibromialgia (FM) é uma síndrome caracterizada por dor músculo esquelética crônica generalizada, fadiga, distúrbio do sono e sintomas associados. Preocupação com o controle da síndrome justifica-se por sua crescente prevalência e pelo impacto negativo na qualidade de vida dos afetados. Das opções de tratamento não-medicamentoso, o exercício físico (EF) é elemento terapêutico relevante. Há preocupação como o impacto da síndrome e sua terapêutica sobre a saúde, aqui entendida como um conjunto de dimensões - física, emocional, social, espiritual, intelectual e profissional - de uma pessoa. O objetivo do estudo foi identificar a percepção de pacientes com FM sobre a relação entre EF e saúde. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais numa amostra de 22 mulheres de um projeto multidisciplinar: Educação Física, Nutrição, Medicina e Psicologia. A análise dos dados foi realizada a partir do conteúdo transcrito das gravações de entrevista semiestruturada e interpretação de ilustrações feitas pelas pacientes. Houve melhora na dimensão física, demonstrada pelo alívio da dor nas falas; houve também melhora na dimensão emocional, evidenciada pela melhora da autoestima indicada nas ilustrações. Com base na teoria utilizada, as pacientes reconhecem a relação positiva entre EF e saúde.
id UERJ-3_cf8eb036a2a44210a7eb536b9341dde5
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73312010000400014
network_acronym_str UERJ-3
network_name_str Physis (Online)
repository_id_str
spelling Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicostratamentofibromialgiarepresentação socialFibromialgia (FM) é uma síndrome caracterizada por dor músculo esquelética crônica generalizada, fadiga, distúrbio do sono e sintomas associados. Preocupação com o controle da síndrome justifica-se por sua crescente prevalência e pelo impacto negativo na qualidade de vida dos afetados. Das opções de tratamento não-medicamentoso, o exercício físico (EF) é elemento terapêutico relevante. Há preocupação como o impacto da síndrome e sua terapêutica sobre a saúde, aqui entendida como um conjunto de dimensões - física, emocional, social, espiritual, intelectual e profissional - de uma pessoa. O objetivo do estudo foi identificar a percepção de pacientes com FM sobre a relação entre EF e saúde. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais numa amostra de 22 mulheres de um projeto multidisciplinar: Educação Física, Nutrição, Medicina e Psicologia. A análise dos dados foi realizada a partir do conteúdo transcrito das gravações de entrevista semiestruturada e interpretação de ilustrações feitas pelas pacientes. Houve melhora na dimensão física, demonstrada pelo alívio da dor nas falas; houve também melhora na dimensão emocional, evidenciada pela melhora da autoestima indicada nas ilustrações. Com base na teoria utilizada, as pacientes reconhecem a relação positiva entre EF e saúde.PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400014Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.4 2010reponame:Physis (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ10.1590/S0103-73312010000400014info:eu-repo/semantics/openAccessCavaliere,Maria Lucia AlvesSouza,Jerusa Mônica de AbreuBarbosa,José Silvio de Oliveirapor2011-01-20T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73312010000400014Revistahttp://www.scielo.br/physishttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||publicacoes@ims.uerj.br1809-44810103-7331opendoar:2011-01-20T00:00Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
title Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
spellingShingle Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
Cavaliere,Maria Lucia Alves
tratamento
fibromialgia
representação social
title_short Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
title_full Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
title_fullStr Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
title_full_unstemmed Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
title_sort Representações da relação entre exercício físico e saúde por pacientes fibromiálgicos
author Cavaliere,Maria Lucia Alves
author_facet Cavaliere,Maria Lucia Alves
Souza,Jerusa Mônica de Abreu
Barbosa,José Silvio de Oliveira
author_role author
author2 Souza,Jerusa Mônica de Abreu
Barbosa,José Silvio de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaliere,Maria Lucia Alves
Souza,Jerusa Mônica de Abreu
Barbosa,José Silvio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv tratamento
fibromialgia
representação social
topic tratamento
fibromialgia
representação social
description Fibromialgia (FM) é uma síndrome caracterizada por dor músculo esquelética crônica generalizada, fadiga, distúrbio do sono e sintomas associados. Preocupação com o controle da síndrome justifica-se por sua crescente prevalência e pelo impacto negativo na qualidade de vida dos afetados. Das opções de tratamento não-medicamentoso, o exercício físico (EF) é elemento terapêutico relevante. Há preocupação como o impacto da síndrome e sua terapêutica sobre a saúde, aqui entendida como um conjunto de dimensões - física, emocional, social, espiritual, intelectual e profissional - de uma pessoa. O objetivo do estudo foi identificar a percepção de pacientes com FM sobre a relação entre EF e saúde. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico das Representações Sociais numa amostra de 22 mulheres de um projeto multidisciplinar: Educação Física, Nutrição, Medicina e Psicologia. A análise dos dados foi realizada a partir do conteúdo transcrito das gravações de entrevista semiestruturada e interpretação de ilustrações feitas pelas pacientes. Houve melhora na dimensão física, demonstrada pelo alívio da dor nas falas; houve também melhora na dimensão emocional, evidenciada pela melhora da autoestima indicada nas ilustrações. Com base na teoria utilizada, as pacientes reconhecem a relação positiva entre EF e saúde.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73312010000400014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Physis: Revista de Saúde Coletiva v.20 n.4 2010
reponame:Physis (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Physis (Online)
collection Physis (Online)
repository.name.fl_str_mv Physis (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||publicacoes@ims.uerj.br
_version_ 1750309031601242112