Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Magno Federici
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Ariel Augusto Pinheiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Direito da Cidade
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/26938
Resumo: DOI: 10.12957/rdc.2017.26938 O artigo trata do controle judicial da política pública na questão do itinerário das linhas de transporte público coletivo, tema de extrema relevância no debate brasileiro. Tal importância é reforçada pela Lei no 12.587/2009 (Lei de Mobilidade Urbana) e principalmente pela promulgação da Emenda Constitucional (EC) no 90/2015, que arrolou como direito social o transporte. Utilizou-se as linhas jurídico-sociológica e jurídico-interpretativa na pesquisa, uma vez que o fenômeno estudado ultrapassa o campo de estudo do direito. Aplicou-se, ainda, a técnica dedutiva na investigação. A conclusão foi a obrigatoriedade da observância das dimensões do desenvolvimento sustentável e dos princípios da Lei de Mobilidade Urbana, além da possibilidade de mudança de instância decisória da política pública.   Palavras-chave: Mobilidade urbana; Direito social ao transporte; Desenvolvimento sustentável; Ativismo judicial.  Abstract The paper deals with the judicial control of public policy on the issue of the route of public transportation lines. The theme is extremely relevant in the Brazilian debate. The importance is reinforced by Act 12.587/2009 (Urban Mobility Act) and especially the enactment of Constitutional Amendment 90/2015, which enrolled the transportation as a social right. The legal and sociological line and the legal and interpretive line were used in the research, since the study phenomenon goes beyond the law field. The paper applied deductive technical. The conclusion was the obligation of compliance with the dimensions of sustainable development and the principles of Urban Mobility Act, plus the ability to shift decision-making body of public policy. Keywords: Urban mobility; Social right to transport; Sustainable development; Judicial activism.
id UERJ-5_4eb97c2dae2d8fddda50fa8970296c2e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26938
network_acronym_str UERJ-5
network_name_str Revista de Direito da Cidade
repository_id_str
spelling Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigmMobilidade urbanaDireito social ao transporteDesenvolvimento sustentávelAtivismo judicial.DOI: 10.12957/rdc.2017.26938 O artigo trata do controle judicial da política pública na questão do itinerário das linhas de transporte público coletivo, tema de extrema relevância no debate brasileiro. Tal importância é reforçada pela Lei no 12.587/2009 (Lei de Mobilidade Urbana) e principalmente pela promulgação da Emenda Constitucional (EC) no 90/2015, que arrolou como direito social o transporte. Utilizou-se as linhas jurídico-sociológica e jurídico-interpretativa na pesquisa, uma vez que o fenômeno estudado ultrapassa o campo de estudo do direito. Aplicou-se, ainda, a técnica dedutiva na investigação. A conclusão foi a obrigatoriedade da observância das dimensões do desenvolvimento sustentável e dos princípios da Lei de Mobilidade Urbana, além da possibilidade de mudança de instância decisória da política pública.   Palavras-chave: Mobilidade urbana; Direito social ao transporte; Desenvolvimento sustentável; Ativismo judicial.  Abstract The paper deals with the judicial control of public policy on the issue of the route of public transportation lines. The theme is extremely relevant in the Brazilian debate. The importance is reinforced by Act 12.587/2009 (Urban Mobility Act) and especially the enactment of Constitutional Amendment 90/2015, which enrolled the transportation as a social right. The legal and sociological line and the legal and interpretive line were used in the research, since the study phenomenon goes beyond the law field. The paper applied deductive technical. The conclusion was the obligation of compliance with the dimensions of sustainable development and the principles of Urban Mobility Act, plus the ability to shift decision-making body of public policy. Keywords: Urban mobility; Social right to transport; Sustainable development; Judicial activism.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionjurídico-sociológica e jurídico-interpretativaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/2693810.12957/rdc.2017.26938Revista de Direito da Cidade; v. 9 n. 3 (2017): Revista de Direito da Cidade - Vol. 9, N°3; 951-9712317-7721reponame:Revista de Direito da Cidadeinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/26938/21072Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Magno FedericiSantos, Ariel Augusto Pinheiro dos2017-08-22T02:38:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26938Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdcPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/oairevistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br2317-77211809-6077opendoar:2017-08-22T02:38:39Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
title Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
spellingShingle Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
Gomes, Magno Federici
Mobilidade urbana
Direito social ao transporte
Desenvolvimento sustentável
Ativismo judicial.
title_short Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
title_full Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
title_fullStr Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
title_full_unstemmed Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
title_sort Do controle judicial da política pública de mobilidade urbana no paradigma sustentável / The judicial control of the public policy urban mobility in sustainable paradigm
author Gomes, Magno Federici
author_facet Gomes, Magno Federici
Santos, Ariel Augusto Pinheiro dos
author_role author
author2 Santos, Ariel Augusto Pinheiro dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Magno Federici
Santos, Ariel Augusto Pinheiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Direito social ao transporte
Desenvolvimento sustentável
Ativismo judicial.
topic Mobilidade urbana
Direito social ao transporte
Desenvolvimento sustentável
Ativismo judicial.
description DOI: 10.12957/rdc.2017.26938 O artigo trata do controle judicial da política pública na questão do itinerário das linhas de transporte público coletivo, tema de extrema relevância no debate brasileiro. Tal importância é reforçada pela Lei no 12.587/2009 (Lei de Mobilidade Urbana) e principalmente pela promulgação da Emenda Constitucional (EC) no 90/2015, que arrolou como direito social o transporte. Utilizou-se as linhas jurídico-sociológica e jurídico-interpretativa na pesquisa, uma vez que o fenômeno estudado ultrapassa o campo de estudo do direito. Aplicou-se, ainda, a técnica dedutiva na investigação. A conclusão foi a obrigatoriedade da observância das dimensões do desenvolvimento sustentável e dos princípios da Lei de Mobilidade Urbana, além da possibilidade de mudança de instância decisória da política pública.   Palavras-chave: Mobilidade urbana; Direito social ao transporte; Desenvolvimento sustentável; Ativismo judicial.  Abstract The paper deals with the judicial control of public policy on the issue of the route of public transportation lines. The theme is extremely relevant in the Brazilian debate. The importance is reinforced by Act 12.587/2009 (Urban Mobility Act) and especially the enactment of Constitutional Amendment 90/2015, which enrolled the transportation as a social right. The legal and sociological line and the legal and interpretive line were used in the research, since the study phenomenon goes beyond the law field. The paper applied deductive technical. The conclusion was the obligation of compliance with the dimensions of sustainable development and the principles of Urban Mobility Act, plus the ability to shift decision-making body of public policy. Keywords: Urban mobility; Social right to transport; Sustainable development; Judicial activism.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
jurídico-sociológica e jurídico-interpretativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/26938
10.12957/rdc.2017.26938
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/26938
identifier_str_mv 10.12957/rdc.2017.26938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/26938/21072
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de Direito da Cidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade; v. 9 n. 3 (2017): Revista de Direito da Cidade - Vol. 9, N°3; 951-971
2317-7721
reponame:Revista de Direito da Cidade
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Direito da Cidade
collection Revista de Direito da Cidade
repository.name.fl_str_mv Revista de Direito da Cidade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistadedireitodacidadeuerj@gmail.com||revistadireitocidade@gmail.com||mjmota1@gmail.com|| mjmota@gmail.com|| gurgel.c@ig.com.br
_version_ 1799318450975277056