Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wollinger, Helena
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, Zilton Bartolomeu, Marinho, Sidnei Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/75633
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e as Competências individuais adquiridas, segundo a perspectiva dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Em relação aos procedimentos metodológicos, este estudo é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas, como descritivo, por conta do objetivo geral e também como pesquisa de levantamento devido a aplicação de questionários. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo o primeiro, o inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb criado em 1979, revisado em 1985 e 1993, traduzido e validado no Brasil por Cerqueira (2000) e o segundo, o questionário de Competências, criado com base em Godoy et al. (2005), que foi validado por três professores da área. A população deste estudo foi de 234 alunos, resultando em uma amostra de 108 respondentes. Para análise dos dados, utilizou-se o Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória, análise de variância (ANOVA), além do teste Post Hoc DMS de Fisher. Como principais resultados ressalta-se que mais da metade dos respondentes da amostra possui Estilo Assimilador (53,70%). Sendo assim, a maioria dos discentes do curso de Ciências Contábeis possui como habilidades predominantes na aprendizagem a conceituação abstrata e a observação reflexiva, o que caracteriza um raciocínio indutivo para estes alunos. Em relação às Competências, identificaram-se três fatores, por meio da análise fatorial exploratória, que foram denominados Competência Ética e de Solução de Problemas, Competência Sistêmica e Analítica e Competência Técnico-Profissional. Além disto, a ANOVA apontou que os Fatores Competência Ética e de Solução de Problemas e Competência Técnico-Profissional não demonstraram diferença significativa em função dos Estilos de Aprendizagem. Sendo assim, apenas o Fator Competência Sistêmica e Analítica relevou diferenças entre as médias com relação aos Estilos de Aprendizagem.
id UERJ-6_18697c0ec0b1b2bf18c31adc61f145bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/75633
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências ContábeisEste trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e as Competências individuais adquiridas, segundo a perspectiva dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Em relação aos procedimentos metodológicos, este estudo é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas, como descritivo, por conta do objetivo geral e também como pesquisa de levantamento devido a aplicação de questionários. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo o primeiro, o inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb criado em 1979, revisado em 1985 e 1993, traduzido e validado no Brasil por Cerqueira (2000) e o segundo, o questionário de Competências, criado com base em Godoy et al. (2005), que foi validado por três professores da área. A população deste estudo foi de 234 alunos, resultando em uma amostra de 108 respondentes. Para análise dos dados, utilizou-se o Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória, análise de variância (ANOVA), além do teste Post Hoc DMS de Fisher. Como principais resultados ressalta-se que mais da metade dos respondentes da amostra possui Estilo Assimilador (53,70%). Sendo assim, a maioria dos discentes do curso de Ciências Contábeis possui como habilidades predominantes na aprendizagem a conceituação abstrata e a observação reflexiva, o que caracteriza um raciocínio indutivo para estes alunos. Em relação às Competências, identificaram-se três fatores, por meio da análise fatorial exploratória, que foram denominados Competência Ética e de Solução de Problemas, Competência Sistêmica e Analítica e Competência Técnico-Profissional. Além disto, a ANOVA apontou que os Fatores Competência Ética e de Solução de Problemas e Competência Técnico-Profissional não demonstraram diferença significativa em função dos Estilos de Aprendizagem. Sendo assim, apenas o Fator Competência Sistêmica e Analítica relevou diferenças entre as médias com relação aos Estilos de Aprendizagem.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7563310.12979/rcmccuerj.v26i2.75633Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 26 n. 2 (2021); 39-591984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/75633/45881Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessWollinger, HelenaMartins, Zilton BartolomeuMarinho, Sidnei Vieira2023-05-16T01:11:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/75633Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-05-16T01:11:32Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
title Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
spellingShingle Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
Wollinger, Helena
title_short Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
title_full Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
title_fullStr Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
title_sort Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis
author Wollinger, Helena
author_facet Wollinger, Helena
Martins, Zilton Bartolomeu
Marinho, Sidnei Vieira
author_role author
author2 Martins, Zilton Bartolomeu
Marinho, Sidnei Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wollinger, Helena
Martins, Zilton Bartolomeu
Marinho, Sidnei Vieira
description Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os Estilos de Aprendizagem e as Competências individuais adquiridas, segundo a perspectiva dos acadêmicos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Em relação aos procedimentos metodológicos, este estudo é classificado como quantitativo em função da utilização de técnicas estatísticas, como descritivo, por conta do objetivo geral e também como pesquisa de levantamento devido a aplicação de questionários. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo o primeiro, o inventário dos Estilos de Aprendizagem de Kolb criado em 1979, revisado em 1985 e 1993, traduzido e validado no Brasil por Cerqueira (2000) e o segundo, o questionário de Competências, criado com base em Godoy et al. (2005), que foi validado por três professores da área. A população deste estudo foi de 234 alunos, resultando em uma amostra de 108 respondentes. Para análise dos dados, utilizou-se o Alfa de Cronbach, análise fatorial exploratória, análise de variância (ANOVA), além do teste Post Hoc DMS de Fisher. Como principais resultados ressalta-se que mais da metade dos respondentes da amostra possui Estilo Assimilador (53,70%). Sendo assim, a maioria dos discentes do curso de Ciências Contábeis possui como habilidades predominantes na aprendizagem a conceituação abstrata e a observação reflexiva, o que caracteriza um raciocínio indutivo para estes alunos. Em relação às Competências, identificaram-se três fatores, por meio da análise fatorial exploratória, que foram denominados Competência Ética e de Solução de Problemas, Competência Sistêmica e Analítica e Competência Técnico-Profissional. Além disto, a ANOVA apontou que os Fatores Competência Ética e de Solução de Problemas e Competência Técnico-Profissional não demonstraram diferença significativa em função dos Estilos de Aprendizagem. Sendo assim, apenas o Fator Competência Sistêmica e Analítica relevou diferenças entre as médias com relação aos Estilos de Aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/75633
10.12979/rcmccuerj.v26i2.75633
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/75633
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v26i2.75633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/75633/45881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 26 n. 2 (2021); 39-59
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318430448353280