ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522 |
Resumo: | RESUMO Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior, como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu. Palavras-chave: Observatório da Educação, Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Mapa Estratégico. ABSTRACT With the various changes in the highly competitive environment in courses and graduate with clients /students increasingly demanding, the higher education institutions seeking to stand out should be prepared using efficiently the available tools. In this context, the use of appropriate performance measurement is vital to the institution, which is why it is proposed the use of tools based on the Balanced Scorecard - BSC. This article present a feasibility study and Implementation of BSC in an Institution of Higher Education as a Education Observatory. The method of the study was conducted in stages and characterized by the literature, which provided insight into the theoretical question of methods of performance measurement, in particular the Balanced Scorecard. As a result it was implanted in the BSC of IES, with that, you can have a macro view of performance indicators of post-graduate level in the broad sense. Keywords: Education Observatory, Balanced Scorecard, Performance indicators, Estrategy Map. |
id |
UERJ-6_581adbbf0aabc668ad23b00a60c5f3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5522 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃORESUMO Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior, como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu. Palavras-chave: Observatório da Educação, Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Mapa Estratégico. ABSTRACT With the various changes in the highly competitive environment in courses and graduate with clients /students increasingly demanding, the higher education institutions seeking to stand out should be prepared using efficiently the available tools. In this context, the use of appropriate performance measurement is vital to the institution, which is why it is proposed the use of tools based on the Balanced Scorecard - BSC. This article present a feasibility study and Implementation of BSC in an Institution of Higher Education as a Education Observatory. The method of the study was conducted in stages and characterized by the literature, which provided insight into the theoretical question of methods of performance measurement, in particular the Balanced Scorecard. As a result it was implanted in the BSC of IES, with that, you can have a macro view of performance indicators of post-graduate level in the broad sense. Keywords: Education Observatory, Balanced Scorecard, Performance indicators, Estrategy Map.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2011-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/552210.12979/rcmccuerj.v14i3.5522Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 14 n. 3 (2009); 60-771984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522/pdfLima, Maristela Parise deDalfovo, Oscarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-08T20:09:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5522Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2018-05-08T20:09:24Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
title |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO Lima, Maristela Parise de |
title_short |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
title_full |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
title_sort |
ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO |
author |
Lima, Maristela Parise de |
author_facet |
Lima, Maristela Parise de Dalfovo, Oscar |
author_role |
author |
author2 |
Dalfovo, Oscar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maristela Parise de Dalfovo, Oscar |
description |
RESUMO Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior, como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu. Palavras-chave: Observatório da Educação, Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Mapa Estratégico. ABSTRACT With the various changes in the highly competitive environment in courses and graduate with clients /students increasingly demanding, the higher education institutions seeking to stand out should be prepared using efficiently the available tools. In this context, the use of appropriate performance measurement is vital to the institution, which is why it is proposed the use of tools based on the Balanced Scorecard - BSC. This article present a feasibility study and Implementation of BSC in an Institution of Higher Education as a Education Observatory. The method of the study was conducted in stages and characterized by the literature, which provided insight into the theoretical question of methods of performance measurement, in particular the Balanced Scorecard. As a result it was implanted in the BSC of IES, with that, you can have a macro view of performance indicators of post-graduate level in the broad sense. Keywords: Education Observatory, Balanced Scorecard, Performance indicators, Estrategy Map. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522 10.12979/rcmccuerj.v14i3.5522 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522 |
identifier_str_mv |
10.12979/rcmccuerj.v14i3.5522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 14 n. 3 (2009); 60-77 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318428506390528 |