ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maristela Parise de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dalfovo, Oscar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522
Resumo: RESUMO Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior, como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu. Palavras-chave: Observatório da Educação, Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Mapa Estratégico.   ABSTRACT With the various changes in the highly competitive environment in courses and graduate with clients /students increasingly demanding, the higher education institutions seeking to stand out should be prepared using efficiently the available tools. In this context, the use of appropriate performance measurement is vital to the institution, which is why it is proposed the use of tools based on the Balanced Scorecard - BSC. This article present a feasibility study and Implementation of BSC in an Institution of Higher Education as a Education Observatory. The method of the study was conducted in stages and characterized by the literature, which provided insight into the theoretical question of methods of performance measurement, in particular the Balanced Scorecard. As a result it was implanted in the BSC of IES, with that, you can have a macro view of performance indicators of post-graduate level in the broad sense. Keywords: Education Observatory, Balanced Scorecard, Performance indicators, Estrategy Map.
id UERJ-6_581adbbf0aabc668ad23b00a60c5f3a2
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5522
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃORESUMO Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior, como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu. Palavras-chave: Observatório da Educação, Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Mapa Estratégico.   ABSTRACT With the various changes in the highly competitive environment in courses and graduate with clients /students increasingly demanding, the higher education institutions seeking to stand out should be prepared using efficiently the available tools. In this context, the use of appropriate performance measurement is vital to the institution, which is why it is proposed the use of tools based on the Balanced Scorecard - BSC. This article present a feasibility study and Implementation of BSC in an Institution of Higher Education as a Education Observatory. The method of the study was conducted in stages and characterized by the literature, which provided insight into the theoretical question of methods of performance measurement, in particular the Balanced Scorecard. As a result it was implanted in the BSC of IES, with that, you can have a macro view of performance indicators of post-graduate level in the broad sense. Keywords: Education Observatory, Balanced Scorecard, Performance indicators, Estrategy Map.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2011-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/552210.12979/rcmccuerj.v14i3.5522Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 14 n. 3 (2009); 60-771984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522/pdfLima, Maristela Parise deDalfovo, Oscarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-08T20:09:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5522Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2018-05-08T20:09:24Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
title ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
spellingShingle ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
Lima, Maristela Parise de
title_short ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
title_full ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
title_fullStr ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
title_sort ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA IES COMO UM OBERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
author Lima, Maristela Parise de
author_facet Lima, Maristela Parise de
Dalfovo, Oscar
author_role author
author2 Dalfovo, Oscar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maristela Parise de
Dalfovo, Oscar
description RESUMO Com as diversas mudanças no ambiente altamente competitivo nos cursos de Pós-graduação e com clientes/alunos cada vez mais exigentes, as Instituições de Ensino Superior que buscam destacar-se devem estar preparadas, utilizando de forma eficiente as ferramentas disponíveis. Neste contexto, a utilização de sistemas adequados de medição de desempenho são vitais para a Instituição, razão pela qual propõe-se a utilização de ferramentas baseadas no Balanced Scorecard – BSC. O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo e viabilidade para Implantação do BSC em uma Instituição de Ensino Superior, como um Observatório da Educação. Como método, o estudo foi realizado em etapas e caracterizado pela pesquisa bibliográfica, que proporcionou aprofundamento na questão teórica dos métodos de medição de desempenho, em especial o Balanced Scorecard. Como resultado implantou-se o BSC na IES, com isso, pode-se ter uma visão macro dos indicadores de desempenho dos cursos de pós-graduação em nível lato sensu. Palavras-chave: Observatório da Educação, Balanced Scorecard, Indicadores de desempenho, Mapa Estratégico.   ABSTRACT With the various changes in the highly competitive environment in courses and graduate with clients /students increasingly demanding, the higher education institutions seeking to stand out should be prepared using efficiently the available tools. In this context, the use of appropriate performance measurement is vital to the institution, which is why it is proposed the use of tools based on the Balanced Scorecard - BSC. This article present a feasibility study and Implementation of BSC in an Institution of Higher Education as a Education Observatory. The method of the study was conducted in stages and characterized by the literature, which provided insight into the theoretical question of methods of performance measurement, in particular the Balanced Scorecard. As a result it was implanted in the BSC of IES, with that, you can have a macro view of performance indicators of post-graduate level in the broad sense. Keywords: Education Observatory, Balanced Scorecard, Performance indicators, Estrategy Map.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522
10.12979/rcmccuerj.v14i3.5522
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v14i3.5522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5522/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 14 n. 3 (2009); 60-77
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428506390528