O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João Paulo Resende de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferraz, Luana Zanetti Trindade, Vendramin, Elisabeth de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409
Resumo: O presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica.
id UERJ-6_d4168f88f14db15ab111afc549f8fc98
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76409
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em ContabilidadeO presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7640910.12979/rcmccuerj.v27i1.76409Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 1 (2022); 101-1211984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409/pdfCopyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, João Paulo Resende deFerraz, Luana Zanetti TrindadeVendramin, Elisabeth de Oliveira2023-05-26T01:47:21Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76409Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-05-26T01:47:21Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
title O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
spellingShingle O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
Lima, João Paulo Resende de
title_short O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
title_full O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
title_fullStr O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
title_full_unstemmed O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
title_sort O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
author Lima, João Paulo Resende de
author_facet Lima, João Paulo Resende de
Ferraz, Luana Zanetti Trindade
Vendramin, Elisabeth de Oliveira
author_role author
author2 Ferraz, Luana Zanetti Trindade
Vendramin, Elisabeth de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João Paulo Resende de
Ferraz, Luana Zanetti Trindade
Vendramin, Elisabeth de Oliveira
description O presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409
10.12979/rcmccuerj.v27i1.76409
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409
identifier_str_mv 10.12979/rcmccuerj.v27i1.76409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 1 (2022); 101-121
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318430466179072