O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica. |
id |
UERJ-6_d4168f88f14db15ab111afc549f8fc98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76409 |
network_acronym_str |
UERJ-6 |
network_name_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em ContabilidadeO presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2023-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/7640910.12979/rcmccuerj.v27i1.76409Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 1 (2022); 101-1211984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409/pdfCopyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, João Paulo Resende deFerraz, Luana Zanetti TrindadeVendramin, Elisabeth de Oliveira2023-05-26T01:47:21Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76409Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2023-05-26T01:47:21Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
title |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
spellingShingle |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade Lima, João Paulo Resende de |
title_short |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
title_full |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
title_fullStr |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
title_full_unstemmed |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
title_sort |
O que me faz docente? Análise dos constituintes da identidade docente em Contabilidade |
author |
Lima, João Paulo Resende de |
author_facet |
Lima, João Paulo Resende de Ferraz, Luana Zanetti Trindade Vendramin, Elisabeth de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Luana Zanetti Trindade Vendramin, Elisabeth de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, João Paulo Resende de Ferraz, Luana Zanetti Trindade Vendramin, Elisabeth de Oliveira |
description |
O presente trabalho analisa os fatores constituintes da Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. A realização da pesquisa deu-se a partir da estratégia de pesquisa survey com análise de dados a partir de estimação de Modelos de Equações Estruturais. Ao total foram recebidas 278 respostas, das quais 223 foram consideradas válidas, sendo elas respondidas por docentes de cursos de Ciências Contábeis. Observa-se que o modelo teórico proposto foi validado, assim é possível verificar os fatores que estão associados aos Aspectos Gerais de Construção da Identidade Docente. O modelo auxilia no entendimento da influência que o ambiente de trabalho e de alguns outros fatores e estímulos que podem fortalecer a Identidade Docente dos professores de Ciências Contábeis. Tais resultados podem auxiliar as IES a estruturarem seu ambiente de trabalho e destacam a importância do plano de carreira para a docência. O presente trabalho contribui com a literatura ao adotar uma abordagem quantitativa complementando os resultados qualitativos encontrados em diversas áreas e estabelecendo correlações entre as variáveis. Especificamente na Contabilidade, pretende-se avançar o campo de estudo da identidade profissional, acrescentando o docente à essa discussão, visando preencher uma lacuna teórica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409 10.12979/rcmccuerj.v27i1.76409 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409 |
identifier_str_mv |
10.12979/rcmccuerj.v27i1.76409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/76409/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 27 n. 1 (2022); 101-121 1984-3291 reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
collection |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br |
_version_ |
1799318430466179072 |