O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Juliana Pauli
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Petri, Sergio Murilo, Marques, Tatiane de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5392
Resumo: ResumoEste estudo tem como objetivo identificar uma metodologia para mensuração de marcas, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis, mas também pelos ativos intangíveis. Portanto, procurou-se elaborar um caso prático de mensuração para a marca baseado no método de fluxo de caixa descontado. Desta forma, utilizou-se da ferramenta denominada Scorecard da Marca para identificar e quantificar a influência exercida pela marca na geração de fluxos futuros de uma empresa do setor de bens industriais, máquinas e equipamentos, motores e compressores, mercado de atuação da WEG S.A., empresa analisada.  Os resultados desse método de mensuração permitem as empresas avaliarem seus ativos intangíveis. Embora as normas brasileiras não considerem como ativos intangíveis às marcas geradas internamente é impossível desconsiderar o impacto que as marcas agregam aos resultados financeiros das empresas.Palavras-chave: Ativos Intangíveis; Marcas; Fluxo de Caixa Descontado.The value of the brand as na intangible asset: a case study of WEG S.A.ABSTRACTThis study aims to identify a methodology for measuring marks, because the market value of a company can not be explained only by its tangible assets, but also by intangible assets. Therefore, we sought to develop a practical case of measurement for the brand based on the method of discounted cash flow. Thus, we used the tool called Brand Scorecard to identify and quantify the influence of the brand to generate future cash flows of a company in the industrial goods, machinery and equipment, engines and compressors, market performance of WEG S.A. analyzed company. The results of this measurement method enables firms to evaluate their intangible assets. Although the Brazilian rules do not consider the brands as intangible assets generated internally is impossible to disregard the impact that brands add to the financial results of companies. Keywords: Intangible Assets; Trademarks; Discounted Cash Flow.
id UERJ-6_f5b890a261d4f9b023f6fad3110af5b7
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5392
network_acronym_str UERJ-6
network_name_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository_id_str
spelling O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.ResumoEste estudo tem como objetivo identificar uma metodologia para mensuração de marcas, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis, mas também pelos ativos intangíveis. Portanto, procurou-se elaborar um caso prático de mensuração para a marca baseado no método de fluxo de caixa descontado. Desta forma, utilizou-se da ferramenta denominada Scorecard da Marca para identificar e quantificar a influência exercida pela marca na geração de fluxos futuros de uma empresa do setor de bens industriais, máquinas e equipamentos, motores e compressores, mercado de atuação da WEG S.A., empresa analisada.  Os resultados desse método de mensuração permitem as empresas avaliarem seus ativos intangíveis. Embora as normas brasileiras não considerem como ativos intangíveis às marcas geradas internamente é impossível desconsiderar o impacto que as marcas agregam aos resultados financeiros das empresas.Palavras-chave: Ativos Intangíveis; Marcas; Fluxo de Caixa Descontado.The value of the brand as na intangible asset: a case study of WEG S.A.ABSTRACTThis study aims to identify a methodology for measuring marks, because the market value of a company can not be explained only by its tangible assets, but also by intangible assets. Therefore, we sought to develop a practical case of measurement for the brand based on the method of discounted cash flow. Thus, we used the tool called Brand Scorecard to identify and quantify the influence of the brand to generate future cash flows of a company in the industrial goods, machinery and equipment, engines and compressors, market performance of WEG S.A. analyzed company. The results of this measurement method enables firms to evaluate their intangible assets. Although the Brazilian rules do not consider the brands as intangible assets generated internally is impossible to disregard the impact that brands add to the financial results of companies. Keywords: Intangible Assets; Trademarks; Discounted Cash Flow.Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ2012-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5392Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 17 n. 2 (2012); 45-671984-3291reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5392/4097Teixeira, Juliana PauliPetri, Sergio MuriloMarques, Tatiane de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-08T20:17:58Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5392Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rcmccuerj/oairevistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br1984-32911516-215Xopendoar:2018-05-08T20:17:58Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
title O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
spellingShingle O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
Teixeira, Juliana Pauli
title_short O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
title_full O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
title_fullStr O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
title_full_unstemmed O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
title_sort O VALOR DA MARCA COMO UM ATIVO INTANGÍVEL: UM ESTUDO DE CASO DA WEG S.A.
author Teixeira, Juliana Pauli
author_facet Teixeira, Juliana Pauli
Petri, Sergio Murilo
Marques, Tatiane de Oliveira
author_role author
author2 Petri, Sergio Murilo
Marques, Tatiane de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Juliana Pauli
Petri, Sergio Murilo
Marques, Tatiane de Oliveira
description ResumoEste estudo tem como objetivo identificar uma metodologia para mensuração de marcas, pois o valor de mercado de uma empresa não pode ser explicado apenas pelos seus ativos tangíveis, mas também pelos ativos intangíveis. Portanto, procurou-se elaborar um caso prático de mensuração para a marca baseado no método de fluxo de caixa descontado. Desta forma, utilizou-se da ferramenta denominada Scorecard da Marca para identificar e quantificar a influência exercida pela marca na geração de fluxos futuros de uma empresa do setor de bens industriais, máquinas e equipamentos, motores e compressores, mercado de atuação da WEG S.A., empresa analisada.  Os resultados desse método de mensuração permitem as empresas avaliarem seus ativos intangíveis. Embora as normas brasileiras não considerem como ativos intangíveis às marcas geradas internamente é impossível desconsiderar o impacto que as marcas agregam aos resultados financeiros das empresas.Palavras-chave: Ativos Intangíveis; Marcas; Fluxo de Caixa Descontado.The value of the brand as na intangible asset: a case study of WEG S.A.ABSTRACTThis study aims to identify a methodology for measuring marks, because the market value of a company can not be explained only by its tangible assets, but also by intangible assets. Therefore, we sought to develop a practical case of measurement for the brand based on the method of discounted cash flow. Thus, we used the tool called Brand Scorecard to identify and quantify the influence of the brand to generate future cash flows of a company in the industrial goods, machinery and equipment, engines and compressors, market performance of WEG S.A. analyzed company. The results of this measurement method enables firms to evaluate their intangible assets. Although the Brazilian rules do not consider the brands as intangible assets generated internally is impossible to disregard the impact that brands add to the financial results of companies. Keywords: Intangible Assets; Trademarks; Discounted Cash Flow.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5392
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/rcmccuerj/article/view/5392/4097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ; v. 17 n. 2 (2012); 45-67
1984-3291
reponame:Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
collection Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revistacontabilidade@yahoo.com.br||sr3depext@gmail.com|| rcmcc@uerj.br
_version_ 1799318428374269952