LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48171 |
Resumo: | O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (Hunt, 2010; van der Linden, 2011 e Ramos, 2013) e do letramento literário (Cosson e Paulino, 2009; Corrêa, 2016 e Cosson, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas. |
id |
UERJ-7_0b05be61105c24e047f421aab4587fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48171 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLARLiteratura infantilLivro ilustradoLetramento literário.O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (Hunt, 2010; van der Linden, 2011 e Ramos, 2013) e do letramento literário (Cosson e Paulino, 2009; Corrêa, 2016 e Cosson, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/4817110.12957/cadsem.2020.48171Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48171/34693Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Hércules TolêdoGonçalves, Daniela de Carvalho Pena2020-08-28T00:33:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48171Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-08-28T00:33:46Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
title |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
spellingShingle |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR Corrêa, Hércules Tolêdo Literatura infantil Livro ilustrado Letramento literário. |
title_short |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_full |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_fullStr |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
title_sort |
LIVROS PARA CRIANÇAS ILUSTRADOS E PREMIADOS: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA EM BIBLIOTECA ESCOLAR |
author |
Corrêa, Hércules Tolêdo |
author_facet |
Corrêa, Hércules Tolêdo Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Hércules Tolêdo Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Livro ilustrado Letramento literário. |
topic |
Literatura infantil Livro ilustrado Letramento literário. |
description |
O presente estudo visa refletir sobre elementos textuais e gráficos presentes em três livros de literatura infantil premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), na categoria Criança, no ano de 2018 (produção 2017). Pretende-se, como foco principal, analisar a apropriação estética dessas obras literárias por um grupo de crianças inseridas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. O aporte teórico pauta-se nos estudos da imagem em livros infantis (Hunt, 2010; van der Linden, 2011 e Ramos, 2013) e do letramento literário (Cosson e Paulino, 2009; Corrêa, 2016 e Cosson, 2017), dentre outros. Para o trabalho de campo, utilizamos como base a dinâmica do Círculo de Leitura (COSSON, 2017) com vistas a observar e dialogar com os sujeitos sobre a produção de sentidos em práticas de leitura mediada. As análises dos dados evidenciaram a relevância da articulação criativa e eficiente entre as linguagens escrita e visual, que ampliam as possibilidades de leitura e fomentam o interesse do leitor. A investigação também revela que as crianças foram desafiadas, transitaram pelas camadas de signos dispostas nas páginas, compartilharam sentidos, estabeleceram estratégias de leitura frente ao texto e apresentaram em suas falas detalhes relevantes que se abrem para outras possibilidades de leitura da produção para elas destinadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48171 10.12957/cadsem.2020.48171 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48171 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2020.48171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/48171/34693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 35 n. 35 (2020): Caderno Seminal - Estudos de Literatura 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409342615552 |