Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatyane Andrade Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4
Resumo: Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância.
id UFMG_171c1168f866cdc0347c742f0206b56a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR5GY4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Celia Abicalil BelmiroIvete Lara Camargos WaltyAracy Alves Martins EvangelistaCarlos Augusto NovaisTatyane Andrade Almeida2019-08-14T18:39:32Z2019-08-14T18:39:32Z2016-07-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância.This research falls into the education and language field, and its intent is to explicit the mediation conditions intrinsic to the illustrated book. The corpus of analysis consists on literary works awarded by the National foundation of childrens and youth books FNLIJ on childrens category. It bases on the studies about childrens literature and, more specifically, about the picturebook, represented by the researchers Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) and Linden (2011). It utilizes concepts of literary theory and social semiotics, such as intertextuality, multimodality, style and metafiction, besides categories based on thematic definitions and literary genre - constructs of the contemporary production of literary works for childhood, which guides the analysis. We assume that the childrens picturebook establishes itself as a complex work in which the reading and signification process crosses different dimensions: material, verbal and visual. The highlighted categories, in turn, evidence the way that such dimensions have been used by writers and illustrators, and how the resultant effects promote changes on the mediation possibilities of the contemporary illustrated books. On these terms, the mediation of reading, understood as a large process of readers development, must be based on the understanding of the literary work as a whole, not by isolated aspects, such as practices of mediated readings which suppress a careful analysis of the illustration, the materiality of the book and the paratextual information. It was observed a fluidity of concepts on the Children category, among the diversity of the awarded books, and the childrens picturebook has been establishing itself in continuous dialogue with different medias and fields of cultural production, which amplifies the possibilities of signification - not only of the literary works studied, but also of larger artistic and cultural contexts, encouraging the development of more qualified readers since childhood.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil)Livros ilustrados para criançasEducaçãoLiteratura infanto-juvenilLivros e leituraLivro ilustradoLivro infantilMediaçãoLiteratura infantilFNLIJCriançaLeituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdfapplication/pdf5146739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/1/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdfb94ee6d971b627c38488cf4a0d4833d4MD51TEXTtatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txttatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txtExtracted texttext/plain274026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/2/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txt5f7fecf4cc434649c2c7ce81e4adc76cMD521843/BUOS-AR5GY42019-11-14 16:09:58.641oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AR5GY4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:09:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
title Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
spellingShingle Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
Tatyane Andrade Almeida
Livro ilustrado
Livro infantil
Mediação
Literatura infantil
FNLIJ
Criança
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil)
Livros ilustrados para crianças
Educação
Literatura infanto-juvenil
Livros e leitura
title_short Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
title_full Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
title_fullStr Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
title_full_unstemmed Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
title_sort Leituras do livro infantil ilustrado: a mediação inerente a livros premiados pela FNLIJ na categoria Criança
author Tatyane Andrade Almeida
author_facet Tatyane Andrade Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Celia Abicalil Belmiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ivete Lara Camargos Walty
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos Augusto Novais
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatyane Andrade Almeida
contributor_str_mv Celia Abicalil Belmiro
Ivete Lara Camargos Walty
Aracy Alves Martins Evangelista
Carlos Augusto Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Livro ilustrado
Livro infantil
Mediação
Literatura infantil
FNLIJ
Criança
topic Livro ilustrado
Livro infantil
Mediação
Literatura infantil
FNLIJ
Criança
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil)
Livros ilustrados para crianças
Educação
Literatura infanto-juvenil
Livros e leitura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Brasil)
Livros ilustrados para crianças
Educação
Literatura infanto-juvenil
Livros e leitura
description Esta pesquisa insere-se no campo da Educação e Linguagem e tem por objetivo explicitar condições de mediação inerentes ao livro ilustrado, tomando como corpus de análise obras premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ na categoria Criança. Fundamenta-se nos estudos sobre a literatura infantil e, mais especificamente, sobre o livro ilustrado, representados por Belmiro (2008, 2010, 2012, 2015), Oliveira (2008a, 2008b, 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Salisbury e Styles (2013), Noldeman (1988), Beckett (2012) e Linden (2011). Foram utilizados conceitos da teoria literária e da semiótica social, como intertextualidade, multimodalidade, estilo, metaficção, além de categorias baseadas em definições temáticas e de gênero, constructos presentes na produção contemporânea de obras literárias para a infância e que orientaram as análises. Partiu-se do pressuposto de que o livro infantil ilustrado se configura como obra complexa cujo processo de leitura e de significação perpassa diferentes dimensões: material, verbal e visual. As categorias destacadas, por sua vez, buscam evidenciar a forma como tais dimensões vêm sendo utilizadas por escritores e ilustradores e como os efeitos produzidos impactam as possibilidades de mediação dos livros ilustrados contemporâneos. Dessa forma, a mediação de leitura, entendida como processo amplo de formação de leitores, deve se apoiar na apreensão da obra como um todo e não de seus aspectos isolados, a exemplo de práticas de leitura mediada que não levam em conta uma exploração cuidadosa da ilustração, da materialidade do livro, das informações presentes na capa e contracapa ou em outros paratextos. Observou-se que a categoria Criança indica a fluidez do conceito na diversidade das obras premiadas e que o livro infantil ilustrado vem se constituindo em constante diálogo com diferentes mídias e campos de produção cultural, o que amplia as possibilidades de significação, não só das obras em questão, mas de contextos artístico-culturais mais amplos, favorecendo a formação de leitores sofisticados desde a infância.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:39:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AR5GY4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/1/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AR5GY4/2/tatyane_almeida___disserta__o___leituras_do_livro_infantil_ilustrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b94ee6d971b627c38488cf4a0d4833d4
5f7fecf4cc434649c2c7ce81e4adc76c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589536121356288