PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Lessa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859
Resumo: Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português.
id UERJ-7_1cf929c795d49160e49e846607a5aa89
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55859
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCompetência textualProjeto de letramentoGêneros textuaisUso social da língua.Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5585910.12957/cadsem.2020.55859Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859/35816Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda Lessa2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55859Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
spellingShingle PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Pereira, Fernanda Lessa
Competência textual
Projeto de letramento
Gêneros textuais
Uso social da língua.
title_short PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_fullStr PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_full_unstemmed PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
title_sort PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
author Pereira, Fernanda Lessa
author_facet Pereira, Fernanda Lessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda Lessa
dc.subject.por.fl_str_mv Competência textual
Projeto de letramento
Gêneros textuais
Uso social da língua.
topic Competência textual
Projeto de letramento
Gêneros textuais
Uso social da língua.
description Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859
10.12957/cadsem.2020.55859
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2020.55859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859/35816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409355198464