PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859 |
Resumo: | Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português. |
id |
UERJ-7_1cf929c795d49160e49e846607a5aa89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55859 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCompetência textualProjeto de letramentoGêneros textuaisUso social da língua.Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5585910.12957/cadsem.2020.55859Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859/35816Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fernanda Lessa2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55859Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
spellingShingle |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pereira, Fernanda Lessa Competência textual Projeto de letramento Gêneros textuais Uso social da língua. |
title_short |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_fullStr |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_full_unstemmed |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
title_sort |
PROJETO DE LETRAMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
author |
Pereira, Fernanda Lessa |
author_facet |
Pereira, Fernanda Lessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Lessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência textual Projeto de letramento Gêneros textuais Uso social da língua. |
topic |
Competência textual Projeto de letramento Gêneros textuais Uso social da língua. |
description |
Este artigo surgiu da necessidade de desenvolver uma proposta didática de ensino de escrita para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Sabe-se que o domínio das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita, é necessário para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do educando. Crucial é que se consiga, por meio de um projeto de letramento, tornar esse alunado proficiente na leitura e na produção escrita de distintos gêneros discursivos; explorando, assim, o uso social da língua. Dessa forma, garante-se uma aprendizagem que faça sentido para o discente e contribui-se para que, em diversas atividades escolares ou extraescolares, ele esteja apto a fazer adequado uso dos mais diferentes gêneros textuais. Pretende–se, portanto, contribuir para um embasado e consciente ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa com foco na construção de um cidadão crítico, autônomo e competente no uso do Português. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859 10.12957/cadsem.2020.55859 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2020.55859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55859/35816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409355198464 |