ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Burach, Caroline Adriana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).
id UERJ-7_29aa6d26864b57e0b73ab52efa129f83
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25032
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”Documentos oficiaisOralidadeLivro Didático.Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2503210.12957/cadsem.2016.25032Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032/19667Mendes Burach, Caroline AdrianaFerreira Dias Di Raimo, Luciana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-17T14:02:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25032Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2017-02-17T14:02:47Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
title ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
spellingShingle ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
Mendes Burach, Caroline Adriana
Documentos oficiais
Oralidade
Livro Didático.
title_short ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
title_full ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
title_fullStr ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
title_full_unstemmed ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
title_sort ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
author Mendes Burach, Caroline Adriana
author_facet Mendes Burach, Caroline Adriana
Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina
author_role author
author2 Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Burach, Caroline Adriana
Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Documentos oficiais
Oralidade
Livro Didático.
topic Documentos oficiais
Oralidade
Livro Didático.
description Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032
10.12957/cadsem.2016.25032
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2016.25032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032/19667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408599175168