ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). |
id |
UERJ-7_29aa6d26864b57e0b73ab52efa129f83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25032 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO”Documentos oficiaisOralidadeLivro Didático.Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010).Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2503210.12957/cadsem.2016.25032Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032/19667Mendes Burach, Caroline AdrianaFerreira Dias Di Raimo, Luciana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-17T14:02:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25032Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2017-02-17T14:02:47Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
title |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
spellingShingle |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” Mendes Burach, Caroline Adriana Documentos oficiais Oralidade Livro Didático. |
title_short |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
title_full |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
title_fullStr |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
title_full_unstemmed |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
title_sort |
ORALIDADE OU ORALIZAÇÃO DA ESCRITA? UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO” |
author |
Mendes Burach, Caroline Adriana |
author_facet |
Mendes Burach, Caroline Adriana Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes Burach, Caroline Adriana Ferreira Dias Di Raimo, Luciana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentos oficiais Oralidade Livro Didático. |
topic |
Documentos oficiais Oralidade Livro Didático. |
description |
Este trabalho tem como objetivo, a partir do conceito de oralidade, investigar e analisar o livro didático Letramento e Alfabetização, do 3º ano do Ensino Fundamental I, considerando as seções intituladas Práticas de oralidade, a fim de verificar se o trabalho com a oralidade se dá em consonância com as teorias propostas ou há incongruências na relação teoria e prática. Para tanto, toma-se como escopo teórico os postulados de Marcuschi (1997, 2001, 2007), Bakhtin (1988, 2011), bem como os documentos oficiais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) e o Ensino Fundamental de Nove anos - Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). This work aims, from the concept of orality, investigate and analyze the textbook Letramento e Alfabetização, the 3rd year of elementary school, considering the sections entitled orality practices in order to verify that the work with the orality is gives in line with the theories proposed or there are inconsistencies in the relationship between theory and practice. Therefore, it takes as a theoretical scope of the postulates of Marcuschi (1997, 2001, 2008), Bakhtin (1988, 2011) and official documents such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1997) and the Ensino Fundamental de Nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais (2010). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032 10.12957/cadsem.2016.25032 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2016.25032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/25032/19667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408599175168 |