BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228 |
Resumo: | Em um contexto de pandemia, de crise econômica, de expansão do uso da tecnologia na preparação e na condução de aulas remotas e de implementação de novos documentos oficiais de orientação pedagógica no Brasil (com a instituição de ajustes curriculares sugeridos pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC), muitos professores, sobretudo da área de Linguagens, sentiram-se perdidos. A proposta desse artigo é trazer à baila as reais diretrizes dos documentos oficiais, ressaltando como os gêneros (BAKHTIN, 1992[2003]) podem e devem ser usados como fonte fundamental das aulas de língua materna. Ainda que tantos outros trabalhos já tenham discutido essa orientação, chamamos atenção para um alerta importante: a questão não é eleger uma nomenclatura terminológica sobre gêneros para serem “decoradas” pelos educandos, mas sim elaborar uma análise multissemiótica (SIMÕES, 2009; ROJO; MOURA, 2012) de qualidade com os leitores em formação, sobretudo com o amparo da Teoria da Iconicidade Verbal – TIV (SIMÕES, 2009). Paradoxalmente, é recorrente a queixa que ouvimos de muitos professores em formação, reclamando que sabem muito pouco ou até que nunca estudaram Semiótica. Este trabalho, então, propõe-se, ainda uma vez, tentar sinalizar esse contrassenso. Afinal, como pode a BNCC propagar a necessidade de uma análise linguístico-semiótica dos textos, se boa parte dos professores sequer sabe como fazê-lo? |
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BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIOBNCC. Semiótica. Multissemiose. TIV. Gêneros na escola.Em um contexto de pandemia, de crise econômica, de expansão do uso da tecnologia na preparação e na condução de aulas remotas e de implementação de novos documentos oficiais de orientação pedagógica no Brasil (com a instituição de ajustes curriculares sugeridos pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC), muitos professores, sobretudo da área de Linguagens, sentiram-se perdidos. A proposta desse artigo é trazer à baila as reais diretrizes dos documentos oficiais, ressaltando como os gêneros (BAKHTIN, 1992[2003]) podem e devem ser usados como fonte fundamental das aulas de língua materna. Ainda que tantos outros trabalhos já tenham discutido essa orientação, chamamos atenção para um alerta importante: a questão não é eleger uma nomenclatura terminológica sobre gêneros para serem “decoradas” pelos educandos, mas sim elaborar uma análise multissemiótica (SIMÕES, 2009; ROJO; MOURA, 2012) de qualidade com os leitores em formação, sobretudo com o amparo da Teoria da Iconicidade Verbal – TIV (SIMÕES, 2009). Paradoxalmente, é recorrente a queixa que ouvimos de muitos professores em formação, reclamando que sabem muito pouco ou até que nunca estudaram Semiótica. Este trabalho, então, propõe-se, ainda uma vez, tentar sinalizar esse contrassenso. Afinal, como pode a BNCC propagar a necessidade de uma análise linguístico-semiótica dos textos, se boa parte dos professores sequer sabe como fazê-lo?Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5922810.12957/seminal.2021.59228Caderno Seminal; n. 37 (2021): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA: Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228/37686Copyright (c) 2021 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalfacini, Ana Cristina dos Santos2023-11-30T18:22:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59228Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T18:22:14Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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