BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malfacini, Ana Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228
Resumo: Em um contexto de pandemia, de crise econômica, de expansão do uso da tecnologia na preparação e na condução de aulas remotas e de implementação de novos documentos oficiais de orientação pedagógica no Brasil (com a instituição de ajustes curriculares sugeridos pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC), muitos professores, sobretudo da área de Linguagens, sentiram-se perdidos. A proposta desse artigo é trazer à baila as reais diretrizes dos documentos oficiais, ressaltando como os gêneros (BAKHTIN, 1992[2003]) podem e devem ser usados como fonte fundamental das aulas de língua materna. Ainda que tantos outros trabalhos já tenham discutido essa orientação, chamamos atenção para um alerta importante: a questão não é eleger uma nomenclatura terminológica sobre gêneros para serem “decoradas” pelos educandos, mas sim elaborar uma análise multissemiótica (SIMÕES, 2009; ROJO; MOURA, 2012) de qualidade com os leitores em formação, sobretudo com o amparo da Teoria da Iconicidade Verbal – TIV (SIMÕES, 2009). Paradoxalmente, é recorrente a queixa que ouvimos de muitos professores em formação, reclamando que sabem muito pouco ou até que nunca estudaram Semiótica. Este trabalho, então, propõe-se, ainda uma vez, tentar sinalizar esse contrassenso. Afinal, como pode a BNCC propagar a necessidade de uma análise linguístico-semiótica dos textos, se boa parte dos professores sequer sabe como fazê-lo?
id UERJ-7_4cc400c65a37f0dc936bf052f21ae65d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59228
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIOBNCC. Semiótica. Multissemiose. TIV. Gêneros na escola.Em um contexto de pandemia, de crise econômica, de expansão do uso da tecnologia na preparação e na condução de aulas remotas e de implementação de novos documentos oficiais de orientação pedagógica no Brasil (com a instituição de ajustes curriculares sugeridos pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC), muitos professores, sobretudo da área de Linguagens, sentiram-se perdidos. A proposta desse artigo é trazer à baila as reais diretrizes dos documentos oficiais, ressaltando como os gêneros (BAKHTIN, 1992[2003]) podem e devem ser usados como fonte fundamental das aulas de língua materna. Ainda que tantos outros trabalhos já tenham discutido essa orientação, chamamos atenção para um alerta importante: a questão não é eleger uma nomenclatura terminológica sobre gêneros para serem “decoradas” pelos educandos, mas sim elaborar uma análise multissemiótica (SIMÕES, 2009; ROJO; MOURA, 2012) de qualidade com os leitores em formação, sobretudo com o amparo da Teoria da Iconicidade Verbal – TIV (SIMÕES, 2009). Paradoxalmente, é recorrente a queixa que ouvimos de muitos professores em formação, reclamando que sabem muito pouco ou até que nunca estudaram Semiótica. Este trabalho, então, propõe-se, ainda uma vez, tentar sinalizar esse contrassenso. Afinal, como pode a BNCC propagar a necessidade de uma análise linguístico-semiótica dos textos, se boa parte dos professores sequer sabe como fazê-lo?Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5922810.12957/seminal.2021.59228Caderno Seminal; n. 37 (2021): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA: Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228/37686Copyright (c) 2021 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalfacini, Ana Cristina dos Santos2023-11-30T18:22:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59228Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T18:22:14Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
title BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
spellingShingle BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
Malfacini, Ana Cristina dos Santos
BNCC. Semiótica. Multissemiose. TIV. Gêneros na escola.
title_short BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
title_full BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
title_fullStr BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
title_full_unstemmed BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
title_sort BNCC E SEMIÓTICA: UM DIÁLOGO MAIS QUE NECESSÁRIO
author Malfacini, Ana Cristina dos Santos
author_facet Malfacini, Ana Cristina dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malfacini, Ana Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC. Semiótica. Multissemiose. TIV. Gêneros na escola.
topic BNCC. Semiótica. Multissemiose. TIV. Gêneros na escola.
description Em um contexto de pandemia, de crise econômica, de expansão do uso da tecnologia na preparação e na condução de aulas remotas e de implementação de novos documentos oficiais de orientação pedagógica no Brasil (com a instituição de ajustes curriculares sugeridos pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC), muitos professores, sobretudo da área de Linguagens, sentiram-se perdidos. A proposta desse artigo é trazer à baila as reais diretrizes dos documentos oficiais, ressaltando como os gêneros (BAKHTIN, 1992[2003]) podem e devem ser usados como fonte fundamental das aulas de língua materna. Ainda que tantos outros trabalhos já tenham discutido essa orientação, chamamos atenção para um alerta importante: a questão não é eleger uma nomenclatura terminológica sobre gêneros para serem “decoradas” pelos educandos, mas sim elaborar uma análise multissemiótica (SIMÕES, 2009; ROJO; MOURA, 2012) de qualidade com os leitores em formação, sobretudo com o amparo da Teoria da Iconicidade Verbal – TIV (SIMÕES, 2009). Paradoxalmente, é recorrente a queixa que ouvimos de muitos professores em formação, reclamando que sabem muito pouco ou até que nunca estudaram Semiótica. Este trabalho, então, propõe-se, ainda uma vez, tentar sinalizar esse contrassenso. Afinal, como pode a BNCC propagar a necessidade de uma análise linguístico-semiótica dos textos, se boa parte dos professores sequer sabe como fazê-lo?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228
10.12957/seminal.2021.59228
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228
identifier_str_mv 10.12957/seminal.2021.59228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59228/37686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; n. 37 (2021): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA: Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409451667456