O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939 |
Resumo: | Podcasts constitute an oral discursive genre and present conceptual and methodological challenges for the use of digital technologies in the classroom, as well as for reflecting on non-school educational contexts. The aim of this paper is to discuss the theoretical, methodological, epistemological and axiological potentialities and implications of the discursive genre podcast as an educational practice. For this, we use the Bakhtin Circle framework, specifically with the concepts of discursive genre, utterance and tone. Analyzing podcasts can contribute to improve the understanding of oral discursive genres, their complex relation to writing and other semiosis. |
id |
UFLA_90358844f20e2eb2262041bb8c4a8384 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/46939 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aulaThe podcast as a discursive genre: orality and multisemiosis below and beyond the classroomOralidadeMultissemioseGêneros discursivosOralityMultissemiosisDiscursive genresPodcasts constitute an oral discursive genre and present conceptual and methodological challenges for the use of digital technologies in the classroom, as well as for reflecting on non-school educational contexts. The aim of this paper is to discuss the theoretical, methodological, epistemological and axiological potentialities and implications of the discursive genre podcast as an educational practice. For this, we use the Bakhtin Circle framework, specifically with the concepts of discursive genre, utterance and tone. Analyzing podcasts can contribute to improve the understanding of oral discursive genres, their complex relation to writing and other semiosis.Os podcasts constituem-se como gênero discursivo oral e apresentam desafios conceituais e metodológicos para o emprego de tecnologias do mundo digital em sala de aula, assim como para refletir-se sobre contextos educacionais não escolares. O objetivo deste artigo é discutir as potencialidades e implicações teóricas, metodológicas, epistemológicas e axiológicas do gênero discursivo podcast como prática educacional. Para isso, utilizamos o referencial do Círculo de Bakhtin, especificamente com os conceitos de gênero discursivo, enunciado e tom. Analisar os podcasts pode contribuir para enriquecer a compreensão dos gêneros discursivos orais, sua complexa relação a escrita e com as outras semiosesUniversidade Federal de Santa Maria2021-08-23T19:08:59Z2021-08-23T19:08:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEDER, M. A. V.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, Santa Maria, RS, n. 1, p. 35-55, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939Letrasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, Marco Antonio VillartaFerreira, Helena Mariapor2023-05-08T13:12:19Zoai:localhost:1/46939Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula The podcast as a discursive genre: orality and multisemiosis below and beyond the classroom |
title |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula |
spellingShingle |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula Neder, Marco Antonio Villarta Oralidade Multissemiose Gêneros discursivos Orality Multissemiosis Discursive genres |
title_short |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula |
title_full |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula |
title_fullStr |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula |
title_full_unstemmed |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula |
title_sort |
O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula |
author |
Neder, Marco Antonio Villarta |
author_facet |
Neder, Marco Antonio Villarta Ferreira, Helena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Helena Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neder, Marco Antonio Villarta Ferreira, Helena Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Multissemiose Gêneros discursivos Orality Multissemiosis Discursive genres |
topic |
Oralidade Multissemiose Gêneros discursivos Orality Multissemiosis Discursive genres |
description |
Podcasts constitute an oral discursive genre and present conceptual and methodological challenges for the use of digital technologies in the classroom, as well as for reflecting on non-school educational contexts. The aim of this paper is to discuss the theoretical, methodological, epistemological and axiological potentialities and implications of the discursive genre podcast as an educational practice. For this, we use the Bakhtin Circle framework, specifically with the concepts of discursive genre, utterance and tone. Analyzing podcasts can contribute to improve the understanding of oral discursive genres, their complex relation to writing and other semiosis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-08-23T19:08:59Z 2021-08-23T19:08:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEDER, M. A. V.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, Santa Maria, RS, n. 1, p. 35-55, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939 |
identifier_str_mv |
NEDER, M. A. V.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, Santa Maria, RS, n. 1, p. 35-55, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439373789822976 |