O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neder, Marco Antonio Villarta
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Helena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939
Resumo: Podcasts constitute an oral discursive genre and present conceptual and methodological challenges for the use of digital technologies in the classroom, as well as for reflecting on non-school educational contexts. The aim of this paper is to discuss the theoretical, methodological, epistemological and axiological potentialities and implications of the discursive genre podcast as an educational practice. For this, we use the Bakhtin Circle framework, specifically with the concepts of discursive genre, utterance and tone. Analyzing podcasts can contribute to improve the understanding of oral discursive genres, their complex relation to writing and other semiosis.
id UFLA_90358844f20e2eb2262041bb8c4a8384
oai_identifier_str oai:localhost:1/46939
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aulaThe podcast as a discursive genre: orality and multisemiosis below and beyond the classroomOralidadeMultissemioseGêneros discursivosOralityMultissemiosisDiscursive genresPodcasts constitute an oral discursive genre and present conceptual and methodological challenges for the use of digital technologies in the classroom, as well as for reflecting on non-school educational contexts. The aim of this paper is to discuss the theoretical, methodological, epistemological and axiological potentialities and implications of the discursive genre podcast as an educational practice. For this, we use the Bakhtin Circle framework, specifically with the concepts of discursive genre, utterance and tone. Analyzing podcasts can contribute to improve the understanding of oral discursive genres, their complex relation to writing and other semiosis.Os podcasts constituem-se como gênero discursivo oral e apresentam desafios conceituais e metodológicos para o emprego de tecnologias do mundo digital em sala de aula, assim como para refletir-se sobre contextos educacionais não escolares. O objetivo deste artigo é discutir as potencialidades e implicações teóricas, metodológicas, epistemológicas e axiológicas do gênero discursivo podcast como prática educacional. Para isso, utilizamos o referencial do Círculo de Bakhtin, especificamente com os conceitos de gênero discursivo, enunciado e tom. Analisar os podcasts pode contribuir para enriquecer a compreensão dos gêneros discursivos orais, sua complexa relação a escrita e com as outras semiosesUniversidade Federal de Santa Maria2021-08-23T19:08:59Z2021-08-23T19:08:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNEDER, M. A. V.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, Santa Maria, RS, n. 1, p. 35-55, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939Letrasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNeder, Marco Antonio VillartaFerreira, Helena Mariapor2023-05-08T13:12:19Zoai:localhost:1/46939Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:12:19Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
The podcast as a discursive genre: orality and multisemiosis below and beyond the classroom
title O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
spellingShingle O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
Neder, Marco Antonio Villarta
Oralidade
Multissemiose
Gêneros discursivos
Orality
Multissemiosis
Discursive genres
title_short O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
title_full O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
title_fullStr O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
title_full_unstemmed O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
title_sort O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula
author Neder, Marco Antonio Villarta
author_facet Neder, Marco Antonio Villarta
Ferreira, Helena Maria
author_role author
author2 Ferreira, Helena Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neder, Marco Antonio Villarta
Ferreira, Helena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Multissemiose
Gêneros discursivos
Orality
Multissemiosis
Discursive genres
topic Oralidade
Multissemiose
Gêneros discursivos
Orality
Multissemiosis
Discursive genres
description Podcasts constitute an oral discursive genre and present conceptual and methodological challenges for the use of digital technologies in the classroom, as well as for reflecting on non-school educational contexts. The aim of this paper is to discuss the theoretical, methodological, epistemological and axiological potentialities and implications of the discursive genre podcast as an educational practice. For this, we use the Bakhtin Circle framework, specifically with the concepts of discursive genre, utterance and tone. Analyzing podcasts can contribute to improve the understanding of oral discursive genres, their complex relation to writing and other semiosis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-23T19:08:59Z
2021-08-23T19:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEDER, M. A. V.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, Santa Maria, RS, n. 1, p. 35-55, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939
identifier_str_mv NEDER, M. A. V.; FERREIRA, H. M. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras, Santa Maria, RS, n. 1, p. 35-55, 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148539579.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Letras
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439373789822976