O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Aira Suzana Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173
Resumo: Como sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno aodomínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos. As we know, one of the goals of school education is to make students mastertheir standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation.
id UERJ-7_532e4ccb70506d631cd26035f6bd4d31
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27173
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUALLeituraProdução textualPoesiaPrazer estéticoReadingTextual productionPoetryAesthetic pleasureComo sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno aodomínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos. As we know, one of the goals of school education is to make students mastertheir standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2717310.12957/cadsem.2016.27173Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173/19669Martins, Aira Suzana Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-16T19:09:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27173Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2017-02-16T19:09:05Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
title O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
spellingShingle O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
Martins, Aira Suzana Ribeiro
Leitura
Produção textual
Poesia
Prazer estético
Reading
Textual production
Poetry
Aesthetic pleasure
title_short O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
title_full O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
title_fullStr O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
title_full_unstemmed O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
title_sort O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
author Martins, Aira Suzana Ribeiro
author_facet Martins, Aira Suzana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Aira Suzana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Produção textual
Poesia
Prazer estético
Reading
Textual production
Poetry
Aesthetic pleasure
topic Leitura
Produção textual
Poesia
Prazer estético
Reading
Textual production
Poetry
Aesthetic pleasure
description Como sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno aodomínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos. As we know, one of the goals of school education is to make students mastertheir standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173
10.12957/cadsem.2016.27173
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2016.27173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173/19669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408867610624