O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173 |
Resumo: | Como sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno aodomínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos. As we know, one of the goals of school education is to make students mastertheir standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation. |
id |
UERJ-7_532e4ccb70506d631cd26035f6bd4d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27173 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUALLeituraProdução textualPoesiaPrazer estéticoReadingTextual productionPoetryAesthetic pleasureComo sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno aodomínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos. As we know, one of the goals of school education is to make students mastertheir standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2717310.12957/cadsem.2016.27173Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173/19669Martins, Aira Suzana Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-16T19:09:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27173Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2017-02-16T19:09:05Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
title |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
spellingShingle |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL Martins, Aira Suzana Ribeiro Leitura Produção textual Poesia Prazer estético Reading Textual production Poetry Aesthetic pleasure |
title_short |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_full |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_fullStr |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_full_unstemmed |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
title_sort |
O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL |
author |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
author_facet |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Aira Suzana Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Produção textual Poesia Prazer estético Reading Textual production Poetry Aesthetic pleasure |
topic |
Leitura Produção textual Poesia Prazer estético Reading Textual production Poetry Aesthetic pleasure |
description |
Como sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno aodomínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos. As we know, one of the goals of school education is to make students mastertheir standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173 10.12957/cadsem.2016.27173 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2016.27173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173/19669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 26 n. 26 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2016) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408867610624 |